⤵Confira os Cursos Gratuitos Disponíveis.

⤵Curso: UNA-SUS lança o curso online Manejo do Sarampo nos Serviços de Saúde, Clique aqui!

Doenças infectocontagiosas na atenção básica à saúde


Universidade Federal de Minas Gerais

Carga horária: 60 horas

Público alvo: Profissionais de saúde.
Vagas: 25.000  Matrículas: até 21/12/2019

Formato: Ensino a Distância
Nível: Educação Profissional e Tecnológica
Modalidade: Qualificação Profissional
  
O curso D é oferecido pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde e Universidade Aberta do SUS. Aborda os seguintes temas: Vigilância na atenção básica e o sistema de informação de agravos de notificação (SINAN); Vigilância de agravos selecionados; Abordagem clínica de agravos infectocontagiosos na atenção básica; AIDS e doenças sexualmente transmissíveis na atenção básica; Manejo clínico das hepatites virais na atenção básica; Doença febril hemorrágica. Este curso tem como objetivo proporcionar aos médicos com os outros profissionais de saúde que atuam na ABS uma visão das principais medidas de vigilância e controle de agravos infectocontagiosos prevalentes no Brasil, bem como orientar o seu manejo clínico.

Clique aqui para obter informações e fazer a inscrição!


Curso da Formação em Vigilância em Saúde

A Una-SUS/Ufma "Oficial" está com inscrições abertas para o novo curso da Formação em Vigilância em Saúde: Vigilância do óbito infantil, fetal, materno e por causas mal definidas
Saiba mais: Clique aqui!




Aproveite essa relevante oportunidade...

Capacitar profissionais de saúde para ajudar a desenvolver ações locais que cabem à Atenção Básica em todas as etapas da gestão de risco de desastres naturais. Esse é o curso Gestão Local de Desastres Naturais para a Atenção Básica, da UNA-SUS.

No curso, que é voltado a profissionais de saúde de níveis médio e superior, temas como aspectos básicos em desastres naturais; Atenção Básica e o processo de gestão do risco de desastres; atenção psicossocial e saúde mental em situação de desastres na atenção básica e a relação saúde-trabalho em situações de desastres.



  Inscrições: as inscrições podem ser feitas até dezembro de 2017, pelo link.

Carga horária: 60h

Público-alvo: pessoal de Saúde – Níveis Médio e Superior

Atualização a distância do TeleSSaúde UERJ

Profissionais da Saúde, inscreva-se nos cursos de atualização a distância do TeleSSaúde UERJ.
Quem é SAMUEL CAMÊLO???
Veja a lista dos cursos emhttp://goo.gl/9C4qbM
Inscreva-se!


Curso gratuito em Gestão Pública em Saúde - UNASUS/UFMA

Oportunidade de curso online e auto-instrucional na área da saúde, financiado pelo Ministério da Saúde:

Gestão Pública em Saúde -  Inscrições aqui!

Um processo eficiente de gestão em saúde pressupõe a capacidade de planejar estrategicamente. Dessa forma, a Universidade Federal do Maranhão, integrante da Rede UNA-SUS UNASUS/UFMA) oferecerá uma série com cinco cursos de extensão sobre o tema Gestão Pública em Saúde. O objetivo é subsidiar as ações de planejamento e gestão em saúde no âmbito do SUS com vistas à qualificação da atenção à saúde, a partir da qualificação de profissionais para intervirem nos diversos contextos de gestão do SUS.

Para tornar a aprendizagem mais dinâmica e intuitiva, o curso utiliza recursos multimídia em aplicativos, como vídeos, ilustrações e jogos. Pela plataforma, o aluno recebe feedback e comentários que reforçam respostas corretas, além de provocar a revisão e reflexão frente a erros cometidos pelo estudante, retomando os conteúdos não fixados.

05 Cursos:

1. O processo de Trabalho no SUS e a importância das ações de Planejamento em Saúde.
2. Planejamento, Gestão e Gerenciamento: uso de instrumentos de avaliação.
3. Licitação e Contratos Administrativos.
4. Responsabilidade Fiscal e Gestão Pública.
5. Monitoramento e Avaliação das Ações de Saúde.

Segue link  para os cursosClique aqui!


Leia também:
Cursos autoinstrucionais da UNA-SUS/UFMA 
UNIC oferece curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde

Plataforma Arouca
A Plataforma Arouca é um sistema de informação que concentra o histórico educacional e profissional daqueles que atuam na área da saúde, funcionando como um cadastro único do profissional no UNA-SUS. Desse modo, é possível permitir o acesso a todos os cursos do Sistema com o mesmo login e senha e a verificação automática de condicionalidades de matrícula em cursos orientados para profissões específicas. Por meio da Plataforma Arouca, o trabalhador pode visualizar os cursos voltados especificamente para sua profissão, além de ter acesso a sua certificação dos cursos realizados.

Todos os cursos oferecidos pela UNA-SUS estão disponíveis na Plataforma Arouca, que facilita a localização da oferta de cursos por região, tema, interesse, entre outros. Além disso, é uma ferramenta para que os alunos acompanhem seu desenvolvimento profissional e educacional, ao mesmo tempo em que permite que gestores planejem, monitorem e avaliem ações educacionais nos seus contextos de atuação.

Aqui no portal UNA-SUS, você terá acesso a diversas informações da Plataforma Arouca, ou poderá acessar diretamente o Sistema




Curso: UNA-SUS lança o curso online Manejo do Sarampo nos Serviços de Saúde

O curso foi desenvolvido pela Secretaria Executiva da UNA-SUS

Assim como a campanha de vacinação, o curso faz parte do pacote de estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde para qualificar a prevenção, o controle e o enfrentamento à doença.

Profissionais de saúde e demais interessados já podem se matricular no mais novo curso da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), Manejo do Sarampo nos Serviços de Saúde. Dividido em dois módulos, que totalizam 60h, o curso online é livre, totalmente gratuito e tem início imediato.
Leia a matéria completa!






Qualificação Profissional: Hemograma, Anemia e Linfadenopatia


Desenvolvido e ofertado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UNA-SUS/UFCSPA)

    Brasil - Publicado em 27 de novembro. 12h09. 


Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Carga horária: 30 horas

Público alvoProfissionais e estudantes da área da saúde

Formato: Ensino a Distância
Nível: Educação Profissional e Tecnológica
Modalidade: Qualificação Profissional
Leia a matéria completa! 







https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif