segunda-feira, 30 de setembro de 2019

⤵Luiz Carlos é o Agente de Saúde em Destaque da Semana (29/09 a 05 de outubro).

O ACE Luiz Carlos chegou forte na comunidade (Facebook) com 60 mil membros, interagiu, levantou pautas com grande potencial para os debates e segue forte.



Independente de qualquer outra coisa ou fatores, que venham interferir na rotina  dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, quer a nível local, restrito aos seus municípios, quer a nível nacional com a falta de liderança que realmente represente os interesses dessas categorias ao invés de aderir a agendas meramente institucionais (com pautas de interesses de diretores) ou de políticos, que apenas visam usar os agentes para estabelecer a dominação política, mesmo assim há os agentes que se destacam. Quer por motivar a categoria para que não desanime, quer para apontar uma direção na resolução de problemas. 

O ACE Luiz Carlos reside na capital pernambucana (Recife). Na Veneza Brasileira, como também é chamada a sua cidade, os Agentes de Combate às Endemias são denominados de Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (ASACES). 

Luiz é um dos milhares de agentes que defendem a Federalização dos ACS/ACE. Teve destaque nacional na motivação da categoria na defesa da Ideia Legislativa, que estava em votação no Portal Oficial do Senado Federal, necessitando atingir 20 mil assinaturas para puder passar à fase seguinte. Assim foi, a votação atingiu mais de 20.490 assinaturas, portanto, passando para fase seguinte. Atualmente encontra-se em tramitação no Senado como SUGESTÃO LEGISLATIVA Nº 33 DE 2019.  Acompanhe a tramitação e mobilizações em defesa dessa pauta, clique aqui!

A relatoria da pauta acima encontra-se na CDH - (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa), sob a incumbência da Senadora Mailza Gomes. 

Bastante atuante na comunidade, Luiz Carlos tem mantido o ritmo de suas interações, aberto tópicos de debate com interessante precisão, já que geralmente atende o contexto que envolve as duas categorias (ACS/ACE). Uma outra marca de nosso destacado agente é a harmonia com que participa dos debates. Mesmo em meio as polarizações partidárias, ele se mantém focado, além de não se deixar levar por incoerências da exigência do pensar uniforme (uma grande falha da sociedade atual, tentar impor que não ocorra ideias, pensamentos, ações etc, divergentes da predominante). 
A Comunidade (Grupo) Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (ACS/ACE) agradece pela nobreza de ter um colega de perfil com a atuação do porte de Luiz Carlos! Somos todos gratos!

Agora, essa homenagem segue, sendo compartilhada nas Redes Integradas da MNAS, acessível no Facebook  (Páginas e Grupos), Twitter, WhatsApp e Instagram.

 Leia os destaques das semanas anteriores, Clique aqui!

Envie denúncias, informações, vídeos e imagens para o Whatsapp do Jornal (81 9.8766-4082).

DÊ SUA OPINIÃO SOBRE O CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.
Para registrar sua opinião, use o seu perfil do Facebook, logo abaixo da matéria, na barra de manifestação.







Agente de saúde se veste como Capitão América para visitar crianças internadas na Santa Casa de Poços de Caldas (MG) — Foto: Camilla Resende/G1

“É muito bom ele vir aqui porque alegra mais um pouco a gente”, destaca paciente de 9 anos.
Nas telonas do cinema, os super-heróis ajudam a salvar a humanidade. Em Poços de Caldas (MG), o agente de saúde Francisco Alves da Silva Júnior se veste de Capitão América para ajudar a 'salvar' o dia das crianças que estão internadas na Santa Casa. Ele visita o hospital uma vez por semana e ajuda a melhorar o ambiente na ala pediátrica. “É muito bom ele vir aqui porque alegra mais um pouco a gente”, destaca o paciente João Pedro Pascoal Silva, de 9 anos.

Francisco, caracterizado dos pés à cabeça como o super-herói, faz sucesso desde que entra no hospital. Primeiro com os funcionários, que pedem fotos para mostrar a visita ilustre às crianças da família. Depois por entre os quartos, onde é querido desde os recém-nascidos até pelos pais dos pacientes. Leia a matéria completa! 






Garra, simplicidade e liderança, marcam o perfil do ACS Luis Antônio Baia

Enquanto os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias a nível nacional se deparam com uma grande crise nacional, possivelmente a pior dela, que remete a ausência de representatividade na defesa das pautas da categoria, silenciosamente um Agentes Comunitários se destaca, diante de 60 mil colegas de todos os recantos do Brasil. Envolto em sua simplicidade, sem a velha prática da alimentação de egos, sempre pronto para socorrer as demandas dos colegas, Luis Antônio Baia é o destaque da semana. 
Leia a matéria completa, Clique aqui!






Simplicidade e garra, marca o perfil da ACS Giane Simões 

Em meios a tantas dificuldades e embaraços, ainda assim, há aquelas pessoas que superam as adversidades momentâneas e ainda conseguem motivar aos demais colegas a "pegar uma carona agradável nessa onda." Essa é uma definição que pode ser classificada como lúdica para classificar a Agente Comunitária de Saúde Giane Simões

O próprio perfil profissional de Giane a classifica, apresentando a sua garra, confira:

Uma Agente Comunitário de Saúde de relevante atuação na Prefeitura de Belém (Pará), graduou-se em  serviço social (bacharelado) e se especializou em Gestão Hospitalar.

Leia a matéria completa, Clique aqui!






A agente destaque dessa semana é a ACE Cláudia Almeida, coordenadora da CPI da Saúde nos Municípios e Federalização dos Saúde do Brasil

Agente de Saúde em Destaque da Semana

Nessa semana, que se inicia hoje (11/08), a Agente de Saúde em Destaque da Semana é a Agente de Combate às Endemias de Macaé (RJ), Cláudia Almeida. Ela, que tornou-se um dos maiores nomes da representação dos ACS e ACE de todo o Brasil, justamente por ser uma trabalhadora como todos os 337 mil ACS/ACE do país. 
Leia a matéria completa, Clique aqui!







Essas pessoas lindas são agentes de transformação da Clínica da Família Erivaldo Fernandes Nóbrega 

Vamos conhecer um pouquinho da rotina de uma Agente Comunitária de Saúde da Clínica da Família Erivaldo Fernandes Nóbrega! Livian Merlino nos permitirá entender melhor a dinâmica de seus colegas, por meio de uma perspectiva que ela mesmo descreveu. Vamos lá?

Vamos à fala da ACS Livian Merlino (com uma mensagem maravilhosa, que ela publicou em ser perfil e nos marcou para termos acesso)
Meu bate-papo hoje é com você, usuário (a) da clínica da família ou simplesmente, você, que ainda não usou a clínica! Leia a matéria completa, Clique aqui!





A 8ª TST condenou um hospital de Nova Lima (MG) por entender que a empregada deveria receber a remuneração em dobro 

O trabalho em feriado deve ser remunerado em dobro, mesmo que haja grande período de descanso para compensação. Essa foi a decisão da Justiça em uma ação movida por uma técnica de enfermagem, contratada em 2009, que afirmou ter trabalhado em vários feriados nacionais sem ter recebido o devido pagamento em dobro.
A 8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou um hospital de Nova Lima (MG) por entender que, apesar de os turnos serem de 12 horas e o período de descanso de 16 horas, a empregada deveria receber a remuneração em dobro do trabalho prestado em feriados, conforme assegura a jurisprudência do TST. Leia a matéria completa, Clique aqui!






Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde - PQA-VS é um direito dos Agentes de Combate às Endemias

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) decidiu em audiência de conciliação no dia 17/07 determinar o arresto de R$ 38 milhões das contas bancárias de titularidade do município do Rio de Janeiro. A ação foi movida pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Município do Rio e mais oito sindicatos devido à demissão de 1.500 agentes comunitários que trabalhavam nos hospitais públicos da prefeitura geridos pelo Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas).
Os servidores reivindicam o pagamento dos salários e a apresentação dos Termos de Rescisão do Contrato de Trabalho do pagamento das rescisões contratuais de todos os substituídos, que incluam salários, aviso prévio, 13º salário e demais direitos trabalhistas. Leia a matéria completa, Clique aqui!






 Milhares de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias estão sendo demitidos pelo Brasil. Isto, de forma silenciosa.

Os Agentes de Saúde (ACS/ACE), as Demissões em Massa e a Caixa de Pandora

Atualmente os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) estão passando por onda de demissões em massa. Essa onda não é novidade, embora ocorra silenciosamente.  Mas, por que o silêncio das entidades que representam essas categorias? O que está acontecendo para que essas demissões sejam mantidas em silêncio?

A Caixa de Pandora
Caixa de Pandora é um artefato da mitologia grega, tirada do mito da criação de Pandora, que supostamente foi a primeira mulher criada por Zeus. A "caixa" era na verdade um grande jarro dado a Pandora, que continha todos os males do mundo. Pandora abre o Jarro, deixando escapar todos os males do mundo.
No caso dos ACS/ACE,  a Caixa de Pandora representa as demissões em massa e as negligências de várias entidades representativas, nas várias esferas. Leia a matéria completa, Clique aqui!





A relatoria da Federalização dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias ficou com a Senadora Mailza Gomes

Conforme informações disponibilizadas no Canal da Federalização a atual Sugestão Legislativa 33/2019 já conta com uma relatoria. Conforme informações do Portal do Senado Federal.
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (Secretaria de Apoio à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa), fez a distribuição e a  Senadora Mailza Gomes (Acre) foi designada para emitir relatório. Leia a matéria completa, Clique aqui!





O PL 1802/19 acaba com a polêmica sobre a o vínculo duplo e garante o direito dos Agentes Comunitários e de Combate às endemias

A polêmica sobre a Legalidade da possibilidade dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias Acumularem caros Públicos está preste a se encerrar.
Projeto de Lei 1802/19, que está tramitando na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
Na última quinta-feira (11), publicamos uma matéria descrevendo informações relevantes sobre a tramitação do Projeto.

Alguns detalhes sobre o PL 1802/2019
Já há entendimento de que as duas categorias possuem esse direito, inclusive, com parecer jurídico favorável à categoria. Leia a matéria completa, Clique aqui!


↪️ +VÍDEOS EM DESTAQUE


👉VÍDEO - Radionovela valoriza agentes de saúde e consolida importância do SUS. Veja direto no Youtube!

👉VÍDEO - Agente de saúde se veste de super-herói e ‘salva o dia’ de pacientes. Veja direto no Youtube!

FonteJornal dos Agentes de Saúde do  Brasil )publicado em 30/09/2019, às 13h00.  





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif




Nenhum comentário:

Postar um comentário