terça-feira, 16 de julho de 2019

↪️Projeto Aedes na Mira está com inscrições abertas com Curso a Distância (Para ACS e ACE)

O conceito norteador dessa capacitação parte do princípio de que para a operacionalização das ações de controle do Aedes...


Projeto Aedes na Mira está com inscrições abertas com Curso a Distância (Para ACS e ACE)

O projeto "Aedes na Mira" está com inscrições abertas para o curso a distância:

INTEGRAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE E ATENÇÃO BÁSICA COM FOCO NO ENFRENTAMENTO DAS ARBOVIROSES (nível Médio, Superior ou Gestores).

Integração entre a Vigilância em Saúde e a Atenção Básica à Saúde
As capacitações desenvolvidas pelo IPADS têm o objetivo de promover a integração entre Vigilância em Saúde e Atenção Básica à Saúde e serão implementadas de forma diferenciada para 03 públicos: gestores, profissionais de nível superior e profissionais de nível médio e elementar.

Todas essas capacitações serão ofertadas em formato EAD com tutoria. Os tutores, após serem selecionados pelo CONASEMS, serão formados pelo IPADS.

As capacitações terão abrangência nacional e a seleção dos participantes ficará sob responsabilidade dos COSEMS.

↪️ VÍDEO EM DESTAQUE


👉VÍDEO - Comissão da Federalização e CPI da Saúde recepciona Relatora da Federalização. Veja direto no Youtube

Todas as capacitações têm duração de 40 horas. Faça sua inscrição, Clique aqui!

Capacitação para Gestores

O objetivo da capacitação é fornecer ao gestor de saúde as ferramentas necessárias para a elaboração e gerenciamento de seu plano municipal de prevenção e controle de arboviroses, permitindo um melhor enfrentamento desse complexo problema e a redução do impacto dessas doenças sobre a saúde da população.

Espera-se que ao final da capacitação, o gestor possa identificar necessidades a serem trabalhadas; programar e gerenciar atividades; integrar equipes, setores e secretarias municipais visando a integralidade das ações; padronizar insumos e equipamentos necessários; entender mecanismos de financiamento e atribuições dos diferentes entes federativos e definir mecanismos de avaliação e monitoramento das ações.

O conceito norteador dessa capacitação parte do princípio de que para a operacionalização das ações de controle do Aedes, haja organização da rede de serviços de saúde, com ações de vigilância estrategicamente inseridas nos serviços de atenção básica, tendo a epidemiologia como norteadora das ações.
A capacitação será oferecida integralmente na modalidade EAD, utilizando a plataforma Moodle, com carga horária de 40h. Está previsto que ao final do curso, o aluno proponha ações de intervenção visando o controle do Aedes.

Capacitação para Profissionais de nível superior

O objetivo dessa capacitação em EAD é oferecer informações e apresentar um conjunto de ferramentas de enfrentamento às arboviroses buscando desenvolver competências para atividades de assistência, atividades de vigilância e controle de arboviroses.
O curso será oferecido integralmente na modalidade EAD, utilizando a plataforma Moodle, com carga horária de 40h. Está previsto que ao final do curso, o aluno proponha ações de intervenção visando o controle do Aedes.

Capacitação para profissionais de nível médio e elementar

O objetivo definido é capacitar os profissionais de nível médio e elementar para ações de assistência, vigilância epidemiológica, controle do vetor, educação em saúde e mobilização social, no âmbito de sua responsabilidade profissional e técnica.

O curso será oferecido integralmente na modalidade EAD, utilizando a plataforma Moodle, com carga horária de 40h. Está previsto que ao final do curso, o aluno proponha ações de intervenção visando o controle do Aedes.

Para fazer a sua inscrição clique aqui!    Para saber mais, Clique aqui!




↪️Senado define a Relatora da Projeto de Federalização dos Agentes de Saúde (ACS/ACE)

A relatoria da Federalização dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias ficou com a Senadora Mailza Gomes

Conforme informações disponibilizadas no Canal da Federalização a atual Sugestão Legislativa 33/2019 já conta com uma relatoria. Conforme informações do Portal do Senado Federal.
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (Secretaria de Apoio à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa), fez a distribuição e a  Senadora Mailza Gomes (Acre) foi designada para emitir relatório. Leia a matéria completa, Clique aqui!




↪️Duplo Vínculo: A Polêmica da Legalidade da possibilidade dos Agentes de Saúde Acumularem caros Públicos 


O PL 1802/19 acaba com a polêmica sobre a o vínculo duplo e garante o direito dos Agentes Comunitários e de Combate às endemias

A polêmica sobre a Legalidade da possibilidade dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias Acumularem caros Públicos está preste a se encerrar.
Projeto de Lei 1802/19, que está tramitando na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
Na última quinta-feira (11), publicamos uma matéria descrevendo informações relevantes sobre a tramitação do Projeto.

Alguns detalhes sobre o PL 1802/2019
Já há entendimento de que as duas categorias possuem esse direito, inclusive, com parecer jurídico favorável à categoria. Leia a matéria completa, Clique aqui!




O Deputado Dr. Leonardo, havia publicado no mês passado, informações que revelam que já não havia possibilidade da categoria obter os destaques para o qual foi realizada a última agenda em Brasília.

Foi divulgado, no dia 06 de junho, que na tentativa de garantir a inclusão das Emendas à Reforma da Previdência (PEC 6/2019), a CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e a Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Câmara dos Deputados, havia definido  estratégias de ação em Brasília, contudo, havia uma impossibilidade.
Leia a matéria completa, Clique aqui!


↪️ +VÍDEO EM DESTAQUE

👉VÍDEO - Federalização: Sindicatos esclarecem ao ACS/ACE a importância da proposta Veja no Youtube, Clique aqui!  


👉VÍDEO - URGENTE: Desmascarada as mentiras sobre a Federalização. Veja direto no Youtube
Assista  a um dos 22 vídeos sobre a Federalização, clique aqui!

FonteAgência Câmara Jornal dos Agentes de Saúde do  Brasil, Publicado em 15/07/2019, às  15h04





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário