sexta-feira, 14 de junho de 2019

↪️Crise da CONACS provoca demissão da assessora jurídica, Elane Alves.

Depois de 10 anos como assessora jurídica da CONACS, Dra. Elane Alves afasta-se da instituição. 


Conflito de interesse entre a direção da CONACS e a FEDERAÇÃO GOIANA provoca demissão da Dra. Elane Alves 

A CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, uma entidade voltada às associações dos ACS, enfrenta uma nova crise. Há mais de uma década (dez anos) que a Confederação enfrenta uma crise de relacionamento, entre os seus diretores e a representação das federações. Há registro de momentos em que a Confederação recebeu apoio de apenas duas Federações, as demais se mantiveram distanciadas. As divergências são muito sérias e envolve diversas áreas, entre as instituições envolvidas.
Dessa vez, uma crise sem precedente entre a atual direção da CONACS e da Federação Goiana dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias - FEGACS/ACE, tomou proporções gigantescas, ocasionando o afastamento da Dra. Elane Alves, assessora jurídica da CONACS, desde abril de 2009.

👉VÍDEO - Ex-assessora da CONACS, reage as declarações de Ilda Angélica. Veja direto no Youtube

RECONHECIMENTO 
A CONACS tem um legado digno de reconhecimento, sobretudo sobre as lideranças de Tereza Ramos e Ruth Brilhante. Foram elas que conseguiram lançar as bases fundamentais na obtenção de leis relevantes para a categoria, que representaram. Ruth Brilhante, foi uma liderança tão expressiva, que as novas lideranças buscam em suas fotos o refugio para tentar imprimir a simpatia da categoria, a nível nacional.
Com a partida precoce de Ruth Brilhante a direção da Confederação tenta se encontrar, manter uma agenda que consiga imprimir a simpatia da categoria, contudo, tem encontrado muitas dificuldades sem o manejo com o diálogo, até mesmo com os parceiros históricos como é o caso da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde  (ACS/ACE), esta que a quase 20 tem fortalecido a luta da categoria, lançando mão das potentes ferramentas interativas em várias plataformas interativas.

UMA NOVA FEDERAÇÃO NO MESMO ESTADO
A direção da FEGACS/ACE, há muito tempo que não aprova a forma como a atual direção da CONACS vem sendo conduzida. Nessa demanda, aparece o caso de uma representação ilegítima dentro da Confederação, que estaria se articulando para fundar uma nova Federação dos ACS/ACE em Goiás, sendo que fora da legalidade. Segundo a própria Ilda Angélica, a criação dessa Federação lhe está sendo atribuída, ou seja, estão culpando a presidente da Conacs de armar a fundação da nova entidade.

Para esclarecer uma série de informações, a direção do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil entrou em contato com a presidente da CONACS, Ilda Angélica Correia, contudo, até o fechamento desta matéria e sua atualização, não obtivemos retorno. Assim que formos respondidos, iremos atualizar as informações sobre essa grande crise da Confederação,

PROPOSTA DA APOSENTADORIA 
Dentre as Emendas apresentadas pela CONACS, conforme pode ser conferido no vídeo abaixo, apenas uma possui alguma possibilidade de ser aprovada. O detalhe é que a proposta não contempla a toda a categoria, apenas aos ACS/ACE que trabalharam entre 1991 e 2006, que não tiveram o recolhimento previdenciário confirmado pela Previdência. Quem estiver fora desse perfil, não terá benefício algum. Analise o vídeo abaixo e notem que a proposta de Emenda de Jorge Solla não beneficia a todos os ACS/ACE do Brasil.

↪️ APOSENTADORIA ESPECIAL

👉VÍDEO - CONACS: Audiência marca principais pontos da nova articulação em Brasília.  Veja direto no Youtube

 Leia também

O grande problema: a situação se torna delicada, porque a atual direção da Confederação não informa à categoria sobre a realidade dos fatos. Algo que tem sido feito por meio das Mídias Sociais Integradas da MNAS. Apesar de atuar ao lado da Confederação, a coordenação da Mobilização tem discordado da falta de transparência da atual direção, além da criação de Fake News (Notícias Falsas), sobre a proposta de Federalização.

FEDERALIZAÇÃO
Esta, que é a única alternativa para acabar com o drama de 67% de toda a categoria de ACS/ACE, que sofre entre os 5.570 dos municípios, em decorrência da falta de garantia de direitos fundamentais, entre eles: falta de pagamento do Piso Nacional, pagamento de salário abaixo do salário mínimo, falta de estabilidade no cargo, falta de Adicional de Insalubridade, insalubridade baseada no salário mínimo, quando deveria ser no salário base, não pagamento do Incentivo Adicional (Extra de Final de Ano), falta Plano de Carros e Carreiras (enquadramento proposto pela Lei 11.350/2006), PMAQ, PQA-VS e gratificações.

↪️ A VERDADE SOBRE A FEDERALIZAÇÃO 


👉VÍDEO - URGENTE: Desmascarada as mentiras sobre a Federalização. Veja direto no Youtube
Assista  a um dos 22 vídeos sobre a Federalizaçãoclique aqui!

Falta de experiência
A ex-assessora jurídica da CONAC, Dra. Elane Alves, reconheceu a falta de habilidade das lideranças, ou seja, as lideranças envolvidas no conflito, não tiveram maturidade para resolver os pontos de discórdias.
A Dra. Elane comentou: "E no caso, com muito pesar e por absoluta falta de opção diante da inabilidade das nossas lideranças classistas em contornar com lisura conflitos internos..."

Confira a publicação da ex-assessora jurídica da CONACS


Publicação feita hoje pela Dra. Elane Alves em seu perfil do Facebook

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Por conflito de interesses no exercício da defesa entre os meus clientes a saber a Federação Goiana dos ACS/ACE entidade de classe que me acolheu desde 2005 com a generosidade da minha grande amiga Ruth Brilhante e seus meninos e a CONACS entidade de classe que represento como assessora Jurídica desde abril de 2009 e atualmente presidida pela sra. Ilda Angélica, eu não só posso como é meu dever ético profissional abdicar de um deles!

E no caso, com muito pesar e por absoluta falta de opção diante da inabilidade das nossas lideranças classistas em contornar com lisura conflitos internos, comunico o meu afastamento da CONACS, escolhendo ficar com a minha cliente mais antiga e fiel, a FEDERAÇÃO GOIANA DOS ACS E ACE.

Por oportuno, agradeço a todos pelo tempo que nos confiaram a condução da defesa de seus interesses classistas em Brasília e reafirmo minha grande admiração por essa categoria que aprendi a amar e a defender por meio do exemplo de liderança e pessoa que foi minha grande amiga e parceira Ruth Brilhante!


UMA REALIDADE DELICADA
Essa guerra entre a diretoria da CONACS e seus apoiadores coloca em risco a frágil situação de toda a categoria. Isto, sem a análise de que a principal lei que beneficia a todos os ACS/ACE do Brasil é de 2006, ou seja, possui 13 anos, contudo, até hoje pouca coisa mudou para os mais de 222 mil agentes, que integram os mais de 333 mil do país.
Infelizmente os interesses pessoais tem tomado o lugar dos interesses da coletividade, projetando um futuro muito delicado.

↪️ +VÍDEOS EM DESTAQUE

👉VÍDEO - Presidente da CONACS faz declarações duras sobre a Dra. Elane Alves. Veja direto no Youtube


👉VÍDEO - CONACS: Dra. Elane Alves fala sobre a sua saída da Confederação.  Veja direto no Youtube

FonteJornal dos Agentes de Saúde do  Brasil,   Publicado em  14/06/2019, às  16h52. Atualizado em 15/06/19, às 19h28





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário