terça-feira, 25 de junho de 2019

↪️Agente de saúde morre após marido empurrá-la de cima de uma laje em Recife

Agente de saúde morre após marido empurrar ela de cima de uma laje em Recife. Na foto: Fábio Lourenço e a companheira Márcia Araújo


Agente de saúde morre após marido  empurrá-la de cima de uma laje em Recife 

Antes de morrer ela chegou a dizer que tinha sido o esposo que a tinha empurrado.

O pedreiro Fábio Lourenço da Silva, de 35 anos, foi preso em flagrante no início da manhã desta segunda-feira (24) suspeito de feminícidio. Ele, segundo a Polícia Civil de Pernambuco, teria matado a companheira, a agente de saúde Márcia Araújo Severino da Silva, de 44 anos. O crime ocorreu por volta das 4h na avenida Aníbal Benévolo, no bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife, onde o casal morava.

Informações preliminares do Instituto de Criminalística (IC), que foi acionado para a ocorrência, apontam que a principal linha de investigação do caso é a de que o marido, após uma discussão, teria empurrado a companheira da laje do apartamento do casal, a uma altura de aproximadamente 20 metros.

↪️ VÍDEO EM DESTAQUE  

👉VÍDEO -  CONACS: Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias do Brasil se preparam para entrar numa nova era.  Veja o vídeo direto no Youtube!

Após o empurrão, Márcia caiu na pista e bateu a cabeça no meio-fio. Ela chegou a ser socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Antes de morrer, afirma a Polícia Civil, Márcia confirmou que o marido seria o autor do empurrão.


O pedreiro fugiu do local do crime e foi preso por volta das 6h. Ele foi levado para prestar depoimento do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Policiais o encontraram dentro da casa da mãe, no Alto do Pascoal, na Zona Norte da capital. As investigações da morte de Márcia ficarão a cargo da Polícia Civil de Pernambuco. Fábio será apresentado em audiência de custódia.

Segundo relato de familiares de Márcia, ela estava com Fábio há cerca de um ano e era constantemente agredida por ele. “Ela sempre falava com as amigas sobre as agressões. Apanhava quase todo dia”, relatou um parente da vítima.

↪️Agente de saúde tem casa arrombada e furtada no município de Cajazeiras

Mais um caso de violência envolvendo uma Agente Comunitários de Saúde

Agente de saúde tem casa arrombada e furtada no município de Cajazeiras

Esta matéria também retrata o elevado potencial que envolve a rotina dos Agentes Comunitários de Saúde em suas comunidades.

Na última terça-feira (18), por volta das 21 horas, a Polícia Militar de Cajazeiras, foi informada de um roubo em uma residência, localizada no Sítio Araras, onde segundo informações da proprietária, a agente comunitária de saúde, Geralda Alves de Brito, desconhecidos arrombaram sua casa e subtraíram alguns objetos, além de uma bolsa contendo R$ 1.600,00. Continue lendo, Clique aqui!



↪️ Agentes de Saúde desenvolvem Método Prático e Pedagógico para auxiliar na Medicação de Pacientes com Dificuldade de Leitura


Para os idosos que não conseguem ler, a equipe desenvolveu um método simples e prático para que os pacientes pudessem fazer uso dos medicamentos sem dificuldades.

O excelente trabalho que o agentes de Saúde vem desenvolvendo em Salto da Divisa, têm melhorado muito a qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. Leia a matéria completa, Clique aqui!


↪️O Agente Comunitário de Saúde não é Agente de Doenças

Muitos confundem a função do Agente Comunitário de Saúde com agentes de doenças

Muitos confundem a função do Agente Comunitário de Saúde com agentes de doenças, mas na verdade, este profissional antes de tudo, desempenha um papel de mediador entre os saberes técnicos e populares, entre equipe de saúde e comunidade. Ao mesmo tempo em que faz parte da equipe de saúde, também faz parte da comunidade, ao mesmo tempo em que seu exercício é para comunidade, é também da comunidade, ao mesmo tempo em que se alimenta de saberes técnico-científicos, também está embebido da cultura local de saúde. Uma das potencialidades inerentes ao trabalho do ACS está na possibilidade de superação da dicotomia existente entre os saberes técnicos e os saberes da população, em direção à construção de discursos que promovam compreensões e vivências ampliadas do conceito de saúde. Dessa forma, ele se destaca como agenciador de ações e práticas emancipadoras em saúde. Continue lendo, Clique aqui!


↪️ +VÍDEO EM DESTAQUE


👉VÍDEO -  Incentivos e Piso Salarial para os agentes de endemias e comunitários de saúde.  Veja o vídeo direto no Youtube!

👉VÍDEO - PMAQ - Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Veja direto no Youtube!

👉VÍDEO - Webpalestra - e-SUS AB : Ficha de Visita Domiciliar e Territorial.  Veja o vídeo direto no Youtube!

FonteDo Portal FolhaPE / Jornal dos Agentes de Saúde do  Brasil.  Publicado em  25/06/2019, às  09h10





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário