sábado, 22 de junho de 2019

↪️ Agentes de Saúde desenvolvem Método Prático e Pedagógico para auxiliar na Medicação de Pacientes com Dificuldade de Leitura

O excelente trabalho que o agentes de Saúde vem desenvolvendo em Salto da Divisa


Agentes de Saúde desenvolvem Método Prático e Pedagógico para auxiliar na Medicação de Pacientes com Dificuldade de Leitura

O excelente trabalho que o agentes de Saúde vem desenvolvendo em Salto da Divisa, têm melhorado muito a qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.

Com uma rotina quase que diária, os agentes realizam visitas casa a casa, tanto na zona urbana, bem como a zona rural, tornando assim, um serviço de extrema importância para a população, pois é por intermédio das visitas domiciliares que são feitos os mapas para identificar quais são as áreas de maior atuação, e que merecem maior atenção.

Para os idosos que não conseguem ler, a equipe desenvolveu um método simples e prático para que os pacientes pudessem fazer uso dos medicamentos sem dificuldades.

Em muitas dessas visitas, os agentes de saúde perceberam que alguns pacientes possuíam dificuldade na leitura, e consequentemente, confundiam os horários das medicações. Com o objetivo de facilitar a vida desse público, que na maioria são pessoas idosas e com pouca leitura; a equipe se reuniu e desenvolveu um método simples e prático para que os pacientes pudessem fazer uso dos medicamentos sem dificuldades.

↪️ A VERDADE SOBRE A FEDERALIZAÇÃO

👉VÍDEO - URGENTE: Desmascarada as mentiras sobre a Federalização. Veja direto no Youtube
Assista  a um dos 22 vídeos sobre a Federalizaçãoclique aqui!

Os agentes em questão, lotados na Unidade Básica de Saúde Nacor Barreira, que atende os Bairros Ipê e Cansanção, criaram os porta medicamentos, recipientes desenvolvidos a partir de vasilhames reutilizados (potes de vidro de milho verde/e ou outros). Facilitando assim, o cotidiano das pessoas que fazem uso de medicamentos diários e constantes.


Segundo a Agente de Saúde Cintia Quaresma de Souza Ribeiro, a aceitação por parte dos paciente foi imediata:

- Tivemos a ideia para facilitar a vida dessas pessoas que atendemos todos os dia e, que já criamos um vínculo quase que familiar. Muitas vezes percebíamos que alguns pacientes misturavam os horários das medicações e, isso era preocupante, pois sabíamos que dependendo da dosagem, algum poderiam ter alguma sequela; daí, surgiu a ideia de desenvolvermos recipientes para que eles mesmos se familiarizassem com os remédios e seus horários. Graças a Deus essa ideia vem dando excelentes resultados, afirmou Cintia.

 Leia também

A equipe de comunicação da prefeitura de Salto da Divisa acompanhou uma dessas visitas e constatou a felicidade e a facilidade que os pacientes fazem uso dos recipientes.

Maria Bezinha de Jesus, Dona Bezinha, moradora do Bairro Cansanção, nos recebeu em sua casa e relatou a facilidade que tem sido os portas comprimidos no seu dia a dia:

- Esses potinhos me ajudou muito... Eu venho do Posto de Saúde com os meu remédios e já sei onde devo guardar, e sei a hora de beber, sei também qual devo pegar. Isso foi uma maravilha pra mim –afirmou Dona Bezinha.

O método deixou o prefeito e a população entusiasmados

O prefeito Oximane Bomfim teve acesso ao método e ficou entusiasmado com a criatividade dos agentes e a eficiência dos recipientes.

São atitudes dessa natureza que no encoraja continuar trabalhando em prol da população; fiquei feliz e agradecido pela competência da equipe e pela efetividade do método. Aproveito para parabenizar todos os servidores da nossa Saúde, que tem desempenhado um excelente trabalho no cuidado da população de Salto da Divisa. Deixo aqui, os meus parabéns a todos os envolvidos nessa maravilhosa ideia”.




↪️O Agente Comunitário de Saúde não é Agente de Doenças

Muitos confundem a função do Agente Comunitário de Saúde com agentes de doenças

O Agente Comunitário de Saúde não é Agente de Doenças
Por Pedro Honorato

Muitos confundem a função do Agente Comunitário de Saúde com agentes de doenças, mas na verdade, este profissional antes de tudo, desempenha um papel de mediador entre os saberes técnicos e populares, entre equipe de saúde e comunidade. Ao mesmo tempo em que faz parte da equipe de saúde, também faz parte da comunidade, ao mesmo tempo em que seu exercício é para comunidade, é também da comunidade, ao mesmo tempo em que se alimenta de saberes técnico-científicos, também está embebido da cultura local de saúde. Uma das potencialidades inerentes ao trabalho do ACS está na possibilidade de superação da dicotomia existente entre os saberes técnicos e os saberes da população, em direção à construção de discursos que promovam compreensões e vivências ampliadas do conceito de saúde. Dessa forma, ele se destaca como agenciador de ações e práticas emancipadoras em saúde. Continue lendo, Clique aqui!

↪️ +VÍDEO EM DESTAQUE 

👉VÍDEO - Ex-assessora da CONACS, reage as declarações de Ilda Angélica. A categoria também questiona o posicionamento da presidente da CONACS. Veja direto no Youtube


👉VÍDEO - CONACS: Audiência marca principais pontos da nova articulação em Brasília.  Veja direto no Youtube

Fonte: Prefeitura de Salto da Divisa  / Jornal dos Agentes de Saúde do  Brasil.  Publicado em  22/06/2019, às  14h35





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário