domingo, 23 de junho de 2019

↪️O QUE FAZ UM AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE?

O agente comunitário de saúde desempenha um papel excepcional na Atenção Básica do Brasil


O QUE FAZ UM AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE?

O agente comunitário de saúde é responsável em entrar em contato com as famílias de sua cidade ou região, onde deverá levar uma ficha de cadastro com várias perguntas ligadas à sua residência e a cada morador desse domicílio. A ficha é um cadastro familiar com maior número de informações e detalhes possíveis, informando se há crianças que não estão na escola, jovens usuários de drogas ou morador com doenças graves, entre diversas situações.

Depois de preencher a ficha ou lançar os dados no sistema, o ACS (Agente Comunitário de Saúde) começa um acompanhamento dessas pessoas e das suas rotinas. Pelo menos uma vez por mês, o ACS vai até a residência da família para verificar a situação do local. Os profissionais fornecem assistência e informações sobre várias doenças e arboviroses (que são provocadas pelos intitulados arbovírus, os mais conhecidos são os vírus da dengue, febre Chikungunya, Zika vírus e febre amarela). Porém, várias vezes o trabalho do ACS se amplia para outras situações.

↪️ VÍDEO EM DESTAQUE 

👉VÍDEO - Dra. Elane Alves, ex-assessora da CONACS, reage as declarações de Ilda Angélica. A categoria também questiona o posicionamento da presidente da CONACS. Veja os comentários, Clique aqui!

Quando se vai em uma casa, para falar sobre essas doenças e como fazer a prevenção. Chegando lá, por exemplo, poderá encontrar uma mulher gestante que não fez o pré-natal, um filho que pode estar sendo violentada ou um morador que tem transtornos mentais. Nessa hora entra o trabalho intersetorial, de trabalhar juntamente com outros profissionais de outras áreas, como: CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), enfermeiros, médicos e conselheiros.

Além de visitar mensalmente, o ACS deverá marcar outra data no calendário, para realizar uma nova visita com um grupo composto, de pelo menos, um médico, um auxiliar ou técnico de enfermagem e um enfermeiro(a), sendo possível ampliar com médicos odontólogos.


COMO AGIR PERANTE DE UMA VIOLAÇÃO DE DIREITOS?

Quando o ACS encontrar uma violação de direitos, o trabalho intersetorial surge novamente. Ainda que seja em um município pequeno, com uns 10 mil habitantes, Irá Existir trabalho infantil, essa quantidade aumenta ainda mais se for uma zona rural.

Durante a atuação do ACS, poderá nunca encontrar crianças trabalhando. Pois, dentro das casas a situação fica escondida. O agente deve sempre conversar com os adultos e com as crianças sobre o trabalho infantil.

Agente Comunitário de Saúde

Outro Grave Problema Que se encontra com frequência é a exploração sexual de menores e adolescentes.

Independentemente do fato, quando for identificado, a violação dos direitos deverá ser anotada pelo ACS em um relatório e entregue ao conselho tutelar para que possa ser tomada as providências necessárias.

 Leia também

O QUE É PRECISO PARA SER UM AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE?

Conforme previsto no artigo 6º (incisos lll) da lei nº 11.350/2006, para atuar como ACS, o pretendente deve cumprir as seguintes exigências: morar na comunidade, ter terminado o curso livre de qualificação básico para a formação de ACS e ter o Ensino Médio completo.

O artigo 9º, da lei 11.350 determina a admissão através de uma seleção pública de provas ou títulos e provas, conforme a natureza e a dificuldade de seus atributos e exigências específicas para o desempenho das atividades.

Após a seleção através das provas, os ACS devem fazer um curso de formação que ensina as atribuições dos agentes comunitários, esse curso é obrigatório.

Se tem interesse em fazer um concurso de agente comunitários de saúde, veja esse simulado com gabarito pronto, clique aqui.

Para ser um agente comunitário de saúde de sucesso é necessário ter o perfil de uma pessoa caridosa, bondosa, que deseja ajudar o próximo, que escuta e entende seus problemas. O ACS começa a fazer parte da família. 


↪️ Agentes de Saúde desenvolvem Método Prático e Pedagógico para auxiliar na Medicação de Pacientes com Dificuldade de Leitura



Para os idosos que não conseguem ler, a equipe desenvolveu um método simples e prático para que os pacientes pudessem fazer uso dos medicamentos sem dificuldades.

Agentes de Saúde desenvolvem Método Prático e Pedagógico para auxiliar na Medicação de Pacientes com Dificuldade de Leitura

O excelente trabalho que o agentes de Saúde vem desenvolvendo em Salto da Divisa, têm melhorado muito a qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. Leia a matéria completa, Clique aqui!



↪️O Agente Comunitário de Saúde não é Agente de Doenças

Muitos confundem a função do Agente Comunitário de Saúde com agentes de doenças

O Agente Comunitário de Saúde não é Agente de Doenças
Por Pedro Honorato

Muitos confundem a função do Agente Comunitário de Saúde com agentes de doenças, mas na verdade, este profissional antes de tudo, desempenha um papel de mediador entre os saberes técnicos e populares, entre equipe de saúde e comunidade. Ao mesmo tempo em que faz parte da equipe de saúde, também faz parte da comunidade, ao mesmo tempo em que seu exercício é para comunidade, é também da comunidade, ao mesmo tempo em que se alimenta de saberes técnico-científicos, também está embebido da cultura local de saúde. Uma das potencialidades inerentes ao trabalho do ACS está na possibilidade de superação da dicotomia existente entre os saberes técnicos e os saberes da população, em direção à construção de discursos que promovam compreensões e vivências ampliadas do conceito de saúde. Dessa forma, ele se destaca como agenciador de ações e práticas emancipadoras em saúde. Continue lendo, Clique aqui!


↪️ +VÍDEO EM DESTAQUE 

👉VÍDEO - URGENTE: Desmascarada as mentiras sobre a Federalização. Veja direto no Youtube
Assista  a um dos 22 vídeos sobre a Federalizaçãoclique aqui!


👉VÍDEO - CONACS: Audiência marca principais pontos da nova articulação em Brasília.  Veja direto no Youtube

Fonte: especialsaude.com.br  / Jornal dos Agentes de Saúde do  Brasil.  Publicado em  23/06/2019, às  09h15





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário