quinta-feira, 14 de março de 2019

↪️Dia Mundial do Rim: Ministério da Saúde alerta para diagnóstico precoce e prevenção

A maior taxa de pessoas em alguma modalidade de terapia renal substitutiva foi registrada no Sudeste, com 236 pessoas para cada grupo de 100 mil.


A Prefeitura do Natal está implantando este mês o piso salarial dos Agentes de Combate às Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde estabelecido pela Lei Federal 13.708/2018. Com

O Ministério da Saúde emitiu nesta quinta-feira (14), quando é lembrado o Dia Mundial do Rim, um alerta sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crônica. No Brasil, o envelhecimento populacional e as doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes, são considerados pela pasta importantes fatores de risco.

Dados do estudo Saúde Brasil 2018 mostram que pessoas entre 65 e 74 anos apresentaram, em 2017, a maior taxa de realização de terapia renal substitutiva em relação às demais faixas etárias – 785 para cada grupo de 100 mil pessoas. A maior predominância foi entre homens, com taxa de crescimento anual de 2,2% contra 2% entre o sexo feminino. A raça, cor predominante, é a branca (39,6%), seguida pela parda (36,1%), preta (11,4%), amarela (1,2%) e indígena (0,1%).

↪️ VÍDEOS EM DESTAQUE

👉VÍDEO - URGENTE:  Massacre em Suzano - Divulgado Nomes e Novas Informações - Coletiva de Imprensa. Veja direto no Youtube

A maior taxa de pessoas em alguma modalidade de terapia renal substitutiva foi registrada no Sudeste, com 236 pessoas para cada grupo de 100 mil. Em seguida, estão Centro-Oeste (229 para cada grupo de 100 mil) e Sul (208 para cada grupo de 100 mil). Os índices, segundo o levantamento, aumentaram em todas as regiões do país, sendo 3,9% no Norte, 3,3% no Nordeste, 3,2% no Centro-Oeste, 1,7% no Sudeste e 0,6% no Sul.

O estudo revela ainda que a hemodiálise foi a modalidade de terapia renal substitutiva mais frequente no país entre 2010 e 2017, com média de 93,2% contra 6,8% de diálise peritoneal, feita por meio de cateter, diariamente, na casa do paciente.


↪️Custeio de transporte: Câmara recebe projeto para auxílio financeiro para Agentes de Saúde (ACS e ACE) 

Líder do PTB apresentou anteprojeto ontem

Benefício tem previsão legal em lei federal e deve ser regulamentado em todo o Brasil, defende coordenador da Mobilização Nacional

O líder partidário no Legislativo, vereador Santo Geraldo Camacho (Saliba), apresentou, ontem (11), um anteprojeto de lei, sugerindo a criação de auxílio financeiro para custeio de transporte dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias. “Servirá para realizarem despesas de locomoção para o exercício de suas atividades”, justificou o parlamentar de Bagé (RS). Continue lendo, CLIQUE AQUI!

 Leia também

TagsPortarias Leis Reajuste  ACS ACE PMAQ PQA-VS Incentivo Plano de Cargos e Carreiras


↪️ +VÍDEOS EM DESTAQUE

👉VÍDEO - URGENTE: CONACS adverte sobre erros na Regulamentação do Reajuste.
 Veja direto no Youtube


👉VÍDEO - Modelo atualizado de Requerimento do Reajuste do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE. Clique aqui para acessar direto no Youtube

↪️ Espalhe Sou +Saúde nas suas redes sociais. Siga-nos no FacebookTwitterInstagram e Youtube

FonteBahia Noticias  / Publicado no Jornal dos Agentes de Saúde do  Brasil em 14/03/2019, às 16h18. 





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário