quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

↪️Agentes de Saúde reagem contra intransigência do Governador do Maranhão e cobra Reajuste do Piso e demais direitos

Agentes Comunitários de Saúde foram à Assembleia Legislativa do Ceará para cobrar o Reajuste do Piso e demais direitos pactuados com o Governador Flávio Dino (PCdoB). Foto: Assecom / Dep. Adriano


O deputado estadual Adriano Sarney (PV) cobrou responsabilidade do governo Flavio Dino (PCdoB) e defendeu reivindicações dos agentes comunitários de saúde do Maranhão, que pedem melhorias nas condições de trabalho e de remuneração, como adicional de 10% dos salários. “A categoria fez uma manifestação civilizada, eficiente e organizada, pedindo ajuda na sua luta para fazer com que o governo cumpra com as suas obrigações. Os agentes podem contar com o meu apoio nesta causa”, disse Adriano.

Segundo o deputado oposicionista, a principal reivindicação dos agentes de saúde é o cumprimento da Lei Estadual 10.583/2017, para implantação da Política Estadual de Cofinanciamento da Atenção Primária em Saúde do Estado do Maranhão (PECAPS). 

“Isto vem de um acordo nacional. É um programa nacional de agentes de saúde. E o governo comunista editou uma lei estadual que, na prática, se tornou uma pegadinha, porque é muito difícil de ser cumprida, pois trouxe uma série de requisitos que dificultam o acesso ao benefício”, explicou Adriano.

↪️ VÍDEOS EM DESTAQUE


👉VÍDEO - Na Assembleia do Maranhão Agentes de Saúde cobram Reajuste do Piso Nacional. Clique aqui para acessar direto no Youtube

O parlamentar destacou ainda que um dos pontos mais polêmicos da referida lei estadual diz respeito à exigência de haver um prontuário eletrônico em cada unidade básica de saúde. “Para que os agentes de saúde recebam os 10% adicionais, precisam fazer presente no prontuário eletrônico. Só que o Governo do Estado, talvez de forma proposital, não combinou com as prefeituras, que teriam que fazer o investimento em prontuários eletrônicos em todas as unidades básicas”, ressaltou.

Adriano informou ainda que acompanha a luta dos agentes comunitários de saúde há muito tempo, desde as reivindicações iniciadas na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). “Testemunhei muitas vezes, quando Sarney Filho era deputado federal, os agentes comunitários na galeria fazendo pressão, conseguindo muitas vitórias. A última foi recente, no final do ano passado, quando eles conseguiram um aumento do teto salarial, na Câmara”, destacou o deputado.

 Leia também

TagsPortarias Leis Reajuste  ACS ACE PMAQ PQA-VS Incentivo Plano de Cargos e Carreiras

↪️ +VÍDEOS EM DESTAQUE



👉VÍDEO - Presidente da CONACS abre o jogo e diz tudo sobre a realidade dos ACS/ACE do Brasil. Clique aqui para acessar direto no Youtube



  👉VÍDEOA verdade sobre o ABORTO que ninguém nunca te contou... #AmigosdoBem

↪️ Espalhe Sou +Saúde nas suas redes sociais. Siga-nos no FacebookTwitterInstagram e Youtube

Fontewww.al.ma.leg.br / Publicado no Jornal dos Agentes de Saúde do  Brasil em 14/02/2019, às 21h55. 





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário