quinta-feira, 22 de novembro de 2018

➡️Dia D do Novembro Azul e Negro tem ações na Getúlio Vargas e nas UBS

O Dia D do Novembro Azul e Negro vai mobilizar todas as UBS, com vídeos educativos, rodas de conversa, Dia da Beleza, massagem e palestras sobre saúde do homem e da população negra

As pessoas que passarem pela praça Getúlio Vargas (Centro) nesta sexta-feira (23), das 10 às 15 horas, poderão ser abordadas por profissionais de Saúde e técnicos do Centro de Referência  de Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod). A atividade integra a programação do Dia D do Movimenta Saúde no Novembro Azul e Negro, mês dedicado à saúde da população masculina e negra, com intensificação das ações em todas as Unidades Básicas de Saúde nesta data.

Os tabagistas serão convidados para realizar testes para avaliar o grau de dependência à nicotina (Fagerstrom) e também para medir a concentração de monóxido de carbono (CO) no ar expirado pelo fumante, ou seja, a porcentagem de CO no sangue (Monoximetria). Além disso, eles poderão passar por avaliação com o cirurgião dentista, para a detecção de lesões sugestivas de câncer bucal, uma vez que o tabagismo potencializa esta doença.

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), a incidência de tabagismo na população brasileira acima de 18 anos é maior entre homens. Segundo Pesquisa Nacional de Saúde realizada em 2013, o percentual de fumantes do sexo masculino era de 18,9% contra 11% das mulheres da mesma idade. Atualmente, 100% da rede de Atenção Básica está capacitada para ofertar o tratamento intensivo para as pessoas que desejam abandonar o cigarro.

👉VÍDEO - Luiz Henrique Mandetta será o novo Ministro da Saúde do futuro Governo. Confira no Canal!  

Por isso, os tabagistas serão orientados a procurar a UBS mais próxima de sua residência para se inscrever nos grupos de tratamento. Além da abordagem aos fumantes, os profissionais de Saúde também darão início no local à Campanha Fique Sabendo pelo Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis – Aids, com a oferta de testes rápidos para a detecção do HIV e sífilis.

A Campanha Fique Sabendo se estende até 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids. O objetivo é incentivar o diagnóstico precoce, uma vez que segundo a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, 10% dos paulistas portadores do vírus HIV não sabem que têm a doença. Por isso, é importante o diagnóstico precoce para iniciar o tratamento e não transmitir a doença.

Dia D nas UBS:

O Dia D do Novembro Azul e Negro vai mobilizar todas as UBS, com vídeos educativos, rodas de conversa, Dia da Beleza, massagem e palestras sobre saúde do homem e da população negra, como a que será realizada na UBS Ponte Grande sobre Anemia Falciforme, às 8 horas. Nesta unidade ainda acontece uma oficina de artesanato  “Bonecas  Africanas”, na parte da manhã. Também promoverá uma oficina de bonecas Abayomi (africanas) a UBS Jacy.

A UBS São Rafael reservará o período da manhã para fazer atendimento médico exclusivo para homens e a UBS Cavadas fará abordagem na rua. Também terão agenda específica para atender a população masculina as UBS Tranquilidade, Palmira, Jovaia, Belvedere, Ponte Alta, Santos Dumont, Allan Kardec, Aracília, Dinamarca, Continental e Rosa de França.

Leia também

A UBS Cidade Martins iniciará as atividades do dia às 8h30 com uma caminhada até a Praça Juscelino Kubitschek, onde haverá aula de alongamento e depois, ao retornar à unidade, os participantes serão recepcionados com um café da manhã, palestra sobre alimentação saudável e obesidade, além de roda de conversa sobre câncer de próstata e tabagismo, atividades que serão encerradas com jogos de tabuleiro e sorteio de brindes.

Outras unidades que organizarão caminhadas são a UBS Fortaleza, a UBS Jardim Cumbica 2, onde os participantes sairão com bexigas azuis e pretas, bem como as UBS Inocoop, Marinopolis, Presidente Dutra e Allan Kardec, cuja atividade irá promover a igualdade racial com música e perucas. A UBS NovaBonsucesso terá durante o dia todo um plantão de dúvidas, para que os pacientes possam esclarecer as questões que desejar em uma sala com médico e enfermeira.  Para participar das ações do Novembro Azul e Negro, basta procurar uma unidade de saúde. 

➡️Fonte: www.g7news.com.br / Publicado no Sou +Saúde em 22/11/2018, às 08h042.





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif