terça-feira, 3 de julho de 2018

✔️Secretaria de Saúde inicia capacitação de Atenção Básica para Agentes de Saúde

Os ACS puderam conhecer melhor o mundo online, fazer cadastro de e-mail e se inteirar com as novas tecnologias. 

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou o primeiro módulo do curso Cuidadores e Atenção Domiciliar, realizado na Sala de Multimídia da SMS. De início, a ação foi direcionada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e a pretensão é expandir para outros setores da Saúde.

O curso é online e faz parte de um pacote de ações da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS). A iniciativa de apresentar a plataforma de aprendizagem aos servidores da Saúde foi da Coordenação de Educação Permanente, que tem por objetivo atualizar e capacitar o município para a realização de um atendimento mais humanizado e de maior qualidade.


No local, os ACS puderam conhecer melhor o mundo online, fazer cadastro de e-mail e se inteirar com as novas tecnologias. A coordenadora da Educação Permanente da SMS, Mônica Vasconcelos, afirmou que alguns agentes nunca haviam utilizados um computador.

“Identificamos que alguns ACS não sabiam nem mexer em computador, não tinha e-mail. Então, trouxemos essas pessoas para a Sala Multimídia, ensinamos como mexer no computador, acessar a plataforma, e interagir com o mundo tecnológico. Demos as devidas orientações. Após isso, eles [servidores] estudam e acessam de casa”, afirmou.

A grande orientadora da capacitação foi a enfermeira do município, Magda Lucena, que ensinou passo a passo como acessar e estudar de casa. A intenção da SMS é de que após o final dessa turma, a capacitação possa ser direcionada a outras áreas da Saúde.

DO CURSO

De acordo com a UNASUS, o objetivo do curso é capacitar profissionais de saúde no desenvolvimento de habilidades relacionadas aos aspectos do cuidado de pacientes acamados. Entre essas capacidades está a de observar as características familiares que auxiliam ou dificultam o cuidado domiciliar, bem como orientar a seleção do cuidador e identificar quando este está sobrecarregado.

Na grade, são apresentados os principais conceitos e estatutos relacionados ao cuidador e à pessoa cuidada, promovendo uma reflexão sobre a relação entre cuidador, pessoa cuidada e família. Além disso, discute também a relação entre o cuidador e a equipe de saúde.

SALA MULTIMÍDIA

A Sala de Treinamento Multimídia, inaugurada em abril deste ano, é um espaço destinado aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde. O local é climatizado, conta 12 computadores e serve como sede para treinamentos e capacitações dos funcionários públicos, adquirindo novas técnicas de gestão.

O ambiente recebeu o nome da servidora pública, falecida há poucos meses, Gilvânia Gomes Alcântara, que prestou serviços ao município por mais de vinte anos.


✔️Havendo o Repasse da União, cada Agente Comunitário e de Endemia tem direito ao extra

👉Veja nesse vídeo como CONSULTAR o REPASSE do FNS ao seu Município. Feito com o Novo Portal. Acesse o Requerimento Padrão que preparamos para você e seus colegas, CLIQUE AQUI!



✔️DESTAQUES DO JORNAL

                👉AO VIVO: Confira a Votação da MP que trata do Reajuste do Piso Nacional  




              👉VÍDEO: Agentes de Saúde lutam pela aprovação da MP do Reajuste do Piso





             👉VÍDEO: Presidente da CONACS, Ilda Angélica, fala sobre a votação da MP, que foi adiada para amanhã (20/06)




             👉VÍDEO: Brasilia: Deputado Pr. Eurico manifesta apoio aos Agentes de Saúde





                👉VÍDEO: Reajuste do Piso: Deputado Odorico fala sobre nova estratégia...





             👉VÍDEO: CONACS: Ilda e o dep. Gomes de Mato convoca os Agentes de Saúde

Fonte: www.cadaminuto.com.br/Jornal dos Agentes de Saúde do  Brasil, Publicado em  03/07/2018, às  12h00.   





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif