sexta-feira, 20 de julho de 2018

✔️MATÉRIA TENDENCIOSA DA GLOBO: Grupo da Mobilização Nacional (com mais de 32 mil membro) fez pressão e a emissora passou a destacar o trabalho dos Agentes de Saúde.

 Foto: MP do Reajuste dos Agentes foi classificada como "Pauta Bomba." Nos destaques, imagens de algumas das matérias sobre a categoria.

"Depois que os Agentes de Saúde (ACS/ACE) do Grupo da Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde reagiram contra a matéria tendenciosa da Rede Globo (matéria que atribuía a essas categorias a elevação dos gastos públicos, em virtude do Reajuste do Piso Nacional), a emissora passou a reproduzir reportagem que destacam o trabalho da categoria."

Os mais de 62.380 membros da Comunidade do Facebook "Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (ACS e ACE)" no último dia 13, reagiram à matéria tendenciosa vinculada pelo Jornal Nacional da Rede Globo e reproduzida pelos jornalistas  Fernanda Calgaro, Laís Lis e Guilherme Mazui, no Portal G1.

Confira a matéria do Jornal Nacional

    👉VÍDEO: Matéria bomba do Jornal Nacional responsabilizava agentes de saúde por gastos excessivos do Governo Federal. 

Logo após a matéria ir ao ar no Jornal Nacional (12) e ser publicada pelo G1, a MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde reagiu, por  meio de suas Mídias Integradas. 
A MNAS é uma instituição que usa os recursos interativos das Redes Sociais para garantir o fortalecimento da luta dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. É ela que potencializa as mobilizações coordenadas por instituições que representam esses agentes, nos municípios, nos estados e a nível nacional. 

Após tomarem conhecimento dos fatos, os membros da Comunidade "Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (ACS e ACE)" reagiram por meio do link repassado pela MNAS e pelas redes sociais. Todos os estados brasileiros foram envolvidos na "revolta online." O tema passou a ficar no topo dos debates nas mídias voltadas aos ACS/ACE, no Facebook e WhatsApp. Houve um reflexo tímido no Twitter, uma vez que os agentes não usam o microblog como o faz com as mídias citadas.

Reajuste do Piso Nacional, congelado a mais de 4 anos, entrou nas chamadas "Pautas-bomba"

Informações tendenciosas da Rede Globo
Previsão de reajuste para servidores na LDO 2019 (R$ 4,4 bilhões) - A Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019, aprovada pelo Congresso, derrubou a proibição a reajuste para servidores. Segundo o Ministério do Planejamento, 253 mil servidores civis ativos e inativos têm previsão de reajustes escalonados até 2019, o que representam aumento de R$ 4,4 bilhões no ano nas despesas com servidores.
Aumento para agentes de saúde (não informado) - A Câmara e o Senado aprovaram medida provisória que aumenta o piso salarial de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate a endemias. Não há estimativa de impacto fiscal.


Mudança de Postura da Rede Globo
Com a reação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias a Rede Globo passou a reservar um espaço para matérias que valorizam o trabalho dos agentes. Além da TV e Portal do G1, houve reflexos também nas redes sociais administradas pela emissora. 

Agentes de Saúde em evidência nas mídias da Globo



Confira algumas das matérias publicadas na TV


        👉VÍDEO: Jornal Nacional: Agentes de Saúde tem segurança reforçada para vacinação


     👉VÍDEO: Agentes da saúde que tentam combater o sarampo são ameaçados por traficantes


               👉VÍDEO: Agentes de Saúde no JN: a matéria fala sobre a atuação da categoria



✔️DESTAQUES DO JORNAL

               👉VÍDEO HISTÓRICO: Categoria festeja vitória da votação da MP do Reajuste



👉VÍDEO COMPLETO: Votação do Reajuste dos Agentes de Saúde no Senado, depois de mais de 4 anos de congelamento feito pelo Governo Federal, em 2014.




               👉VÍDEO - CONACS: Assessora jurídica esclarece as novidades da MP 827/2018.



       👉VÍDEO: CONACS: Presidente fala sobre o drama que a categoria viveu em Brasília



   👉VÍDEO: Principais momentos da APROVAÇÃO do Reajuste do Piso dos Agentes de Saúde



               👉VÍDEO: SENADO: Agentes de saúde têm Reajuste do Piso Salarial aprovado

Fonte Jornal dos Agentes de Saúde do  Brasil, Publicado em  20/07/2018, às  15h44.   





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif