sexta-feira, 8 de junho de 2018

✔️Câmara aprova gratificação de 40% para agentes de saúde

A aprovação da gratificação de 40% produziu grande animosidade entre os agentes comunitários de saúde
O Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil apresenta mais uma matéria que comprova que, quando os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias se organizam, focam e lutam por suas pautas o resultado lhe é favorável.

Foi exatamente o que ocorreu em Juazeiro do Norte (CE), ontem (7 de junho), quando a Câmara Municipal, em meio a uma galeria lotada de agentes, votou em sessão, o Projeto que garante os 40% de gratificação aos agentes de saúde do município. Um detalhe a mais, nessa questão é que esses agentes comunitários são servidores estaduais e a gratificação é apenas um repasse de recursos, mas que precisa estar regulamentada em Lei municipal. A Câmara Municipal e prefeitura não nos informaram qual a origem desse recurso, contudo, a realidade é que ele está garantido.

✔️DESTAQUES DO JORNAL
✔️Vereadores priorizam capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde



   👉VÍDEO: Na manhã desta terça-feira (05/06), aconteceu na câmara de vereadores de Buritis (Rondônia) uma palestra sobre Epilepsia destinada aos Agentes Comunitários de Saúde.

O Presidente da Câmara, vereador Glêdson Bezerra, indicou que a própria casa legislativa apresentasse um Projeto de Lei suprimindo o artigo que vetava a gratificação do pagamento automático, e uma vez o recurso liberado pelo Governo do Estado, esse repasse seria feito de imediato aos trabalhadores, levando em conta que não há oneração imposto ao município.

O resultado não poderia ser mais favorável: o novo Projeto foi encaminhado pelo município e aprovado por unanimidade.

Segundo às informações a que tivemos acesso, o vereador Capitão Vieira, foi responsável pela apresentação da demanda dos agentes comunitários, no mês passado, alertando que a categoria poderia perder 20% no salário, não recebendo a gratificação completa no mês de junho, caso o Executivo não enviasse a correção da matéria em tempo hábil. 

✔️OUTROS DESTAQUES DO JORNAL

✔️CONACS no DF em defesa do Reajuste do Piso dos Agentes de Saúde (ACS/ACE)


👉VÍDEO: Ilda Angélica, Presidente da CONACS, fala diretamente de Brasília sobre a situação que envolve as Emendas da Medida Provisória 827/2018, que poderá resultar na correção do valor do Piso Nacional dos ACS e ACE.




✔️Acordo entre CONACS e Governo garante aprovação da Lei Ruth Brilhante 

👉VÍDEO: Por meio de Medida Provisória, o Governo Federal garantiu uma série de benefícios aos ACS's e ACE's. Os vetos que muitos julgavam impossíveis de serem derrubados, já tornou-se fato.





✔️Havendo o Repasse da União, cada Agente Comunitário e de Endemia tem direito ao extra


👉Veja nesse vídeo de como CONSULTAR o REPASSE do FNS ao seu Município. Feito com o Novo Portal


Fonte  Jornal dos Agentes de Saúde do  Brasil com informações da Câmara Juazeiro do Norte, publicado em  08/06/2018, às  17h24.   





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif