sábado, 9 de junho de 2018

✔️CONACS em Brasília: Semana marcada pela luta pelo Reajuste do Piso Nacional

Em Brasília, a CONACS manteve diversas agendas por conta dos vetos da Lei Ruth Brilhante, além disso, também manteve o diálogo sobre a Medida Provisória 827 com a intensão de garantir o Reajuste do Piso Nacional. 

BRASÍLIA - Desde a última quarta-feira, 06 de junho, que lideranças da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde mantém agendas com lideranças políticas e diretores, no Distrito Federal.  A CONACS mantem-se focou nas questões relacionadas aos vetos da Lei Ruth Brilhante.

"Continuamos ainda na busca junto ao governo pela Medida Provisória 827/2018 com a intensão do reajuste do piso salarial," comentou Ilda Angélica, Presidente da Confederação.

Agenda com o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi

Ainda na quarta-feira, houve uma uma reunião com o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi. A finalidade do evento foi realizar uma sondagem sobre a MP 827/2018 e, também, sobre  a possibilidade de garantir o Reajuste do valor do Piso Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

O deputado Raimundo Gomes de Matos tem tornado possível a comunicação entre os representantes dos ACS/ACE e as instituições governistas e parlamentares

Como tem sido recorrente, o deputado Raimundo Gomes de Matos, que é autor da  Lei Ruth Brilhante e presidente da comissão mista da MP 827/2018,  intermediou a comunicação entre os representantes dos ACS/ACE e o Ministro da Saúde.

PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA - O ministro Gilberto Occhi, de forma objetiva, afirmou que não é contra a MP 827/2018, apenas entende que o Reajuste do Piso deve ser contemplado pelo orçamento da União. Essa previsão orçamentária deveria ser contemplada na LDO - Lei de Diretrizes Orçamentária, que foi votada na quarta-feira (6). Infelizmente não houve publicação alguma que garantisse o êxito esperando, quanto a tal Previsão Orçamentária.

Agenda com o deputado André Moura, líder do Governo na Câmara dos Deputados

Ainda sobre as articulações em Brasília, "Temos que nos preocupar nesse instante é com nossa unidade e com as metas que precisamos alcançar. É momento de somarmos nossas forças e buscarmos soluções e estratégias para chegarmos aos nossos objetivos. Contamos com o apoio de cada agente de saúde e agende de combate de endemias de todos os estados do nosso país, comentou Ilda Angélica.

INFORMAÇÕES DA CÂMARA SOBRE A LDO - Lei de Diretrizes Orçamentária - O relatório preliminar deverá ser votado na próxima terça (12), na Comissão Mista de Orçamento. Após a aprovação do texto, se inicia o prazo de apresentação de emendas à LDO, que vai dos dias 13 a 20. Pelo novo cronograma de tramitação do projeto, a votação do relatório final, construído pelo relator com base nas emendas, ocorrerá no dia 4 de julho na comissão.

A partir daí, o texto poderá ser apreciado a qualquer momento no plenário do Congresso Nacional (sessão conjunta da Câmara e do Senado), última etapa da tramitação. A sessão do Congresso é marcada pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira, segundo publicou a Agência Câmara.

✔️DESTAQUES DO JORNAL

✔️Vencer o câncer é mais fácil quando se está cercado de amor


👉VÍDEO: Sem sombra de dúvida nenhuma, vencer o câncer é muito mais fácil quando o amor ♥️ está presente! #Compartilhe 


✔️CONACS no DF em defesa do Reajuste do Piso dos Agentes de Saúde (ACS/ACE)


👉VÍDEO: Ilda Angélica, Presidente da CONACS, fala diretamente de Brasília sobre a situação que envolve as Emendas da Medida Provisória 827/2018, que poderá resultar na correção do valor do Piso Nacional dos ACS e ACE.

   

✔️Piso Nacional: Foi instalada a Comissão que tratará da atualização do Piso

👉VÍDEO: Poderá vir de Brasília o tão esperando reajuste do Piso Nacional, depois de quatro anos de congelamento pelo Governo Federal

Fonte  Jornal dos Agentes de Saúde do  Brasil com fotos da CONACS, Publicado em  09/06/2018, às  22h19.  Atualizada às 23h22.  





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


Matérias indicadas como mais relevantes