sábado, 31 de março de 2018

✔️Unidade de Saúde faz homenagem à Agente de Saúde Assassinada

A nossa homenagem ao trabalho desenvolvido por Josyandra de Moura Mesquita

Agente de Saúde é homenageada com nome em Unidade de Saúde da Família no Colubandê

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Atenção Básica, inaugurou na manhã da última quinta-feira (29) a Unidade de Saúde da Família (USF) Josyandra de Moura Mesquita, que tem 10 mil moradores cadastrados no bairro Colubandê. Durante a cerimônia, o prefeito José Luiz Nanci afirmou que a atual gestão está preocupada em ampliar o atendimento aos gonçalenses. "O suporte à população não pode ficar de lado. Estamos sempre em busca de soluções para garantir uma melhor qualidade nos atendimentos", explica o prefeito José Luiz Nanci. A nova unidade atuará com três equipes de saúde da família, composta por médicos generalistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde comunitários. A USF tem disponível para a população sala de curativos, sala de vacina, coleta de sangue, sala de procedimentos, consultórios médicos e uma sala de fisioterapia. "No percurso de construção do SUS ocorreram grandes avanços e desafios na rede de saúde. Essa unidade é mais uma na implantação de práticas de humanização nas ações de atenção", explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha. 

A equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) atuará na unidade com atendimentos em fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. Um educador físico também realizará atividades físicas às segundas, quartas e quintas-feiras. "A atenção primária é fundamental no campo da prevenção, sendo o primeiro cuidado com a saúde da pessoa, visando a garantia de sua integralidade, permitindo melhores condições de vida. Esta unidade leva também o nome de uma funcionária que se doou na Atenção Básica de nossa cidade", conta a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues. A equipe multiprofissional, ainda atuará no local com Grupos Terapêuticos e convida à população para participar dos grupos de Aprendizagem, Memória, Melhor Idade, Saúde da Criança, Ginástica, Alongamento, Massagem Desportiva, Vida Saudável, Hidroginástica, Natação Infantil e Reabilitação. 

Homenagem 
A unidade leva o nome da agente comunitária de saúde Josyandra de Moura Mesquita, nascida em 23 de janeiro de 1982, ela deu início ao trabalho de agente comunitária no município de São Gonçalo em 21 de agosto de 2001, aos seus 19 anos de idade. Foi voluntária na ONG de mulheres soropositivas de São Gonçalo, onde mobilizava mutirões de doações de medicamentos, roupas, e outros mantimentos. Foi vítima da violência urbana que assola nosso Estado, falecendo na noite de 21 de maio de 2016, aos seus 34 anos; deixando saudades para familiares, amigos e comunitários.
Os últimos anos de sua trajetória profissional foram exercidos na Equipe de Estratégia de Saúde
da Família n°50, que hoje compõe a Unidade Básica de Saúde que leva seu nome.

✔️Notícias em Destaque no Canal do Jornal



Agentes Comunitários emocionam público em luta por incentivo financeiro

✔️Outras notícias do Canal de seu Jornal

O líder do Governo no Congresso Nacional, deputado André Moura, telefonou à Ilda Angélica (CONACS) avisando de que ela seria recebida pelo presidente Michel Temer

Autor: Marcelle Corrêa
Vídeo: SINACS-RJ

FonteSemsa - São Gonçalo   / Publicado no Jornal dos Agentes de Saúde do  Brasil, em  31/03/2018, às  16h40.   

🔂Saúde e Segurança no Trabalho: cuidados com a conjuntivite #FiqueAtento
🔂Câmara Notícia 21H: A aprovação do PL 6437/2016, que trata das atribuições dos ACS/ACE
🔂MNAS orienta Agentes de Saúde  contra Prefeituras que não pagam o Incentivo Adicional (14º
🔂 Decisão do STF sobre o uso de EPI e suas consequências





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif