segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Giane Carvalho é a nossa Agente em Destaque dessa semana

 é a nossa Agente em Destaque dessa semana. "Um agente de Saúde, antes de qualquer outra coisa, é um agente de transformação..." Samuel Camêlo

Agente em Destaque da semana

No agente em destaque dessa semana, iremos homenagear uma pessoa muito especial  da Comunidade Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (ACS e ACE). Assim como Livian Merlino, homenageada em outubro do ano passado,  a homenageada de hoje também é uma Agente Comunitária de Saúde, no caso, Giane Carvalho. 

Vamos conhecer um pouquinho dessa ACS?
Giane Carvalho trabalha na maravilhosa capital do Pará,  Belém. Formada em Serviço Social, apaixonada pelo que faz, descreveu a situação em que a categoria passa da seguinte forma:

"Essa foi a profissão que me identifiquei, não espere nada desse governo! Se queres vencer na vida, faça por você mesmo, nunca desista dos seus sonhos. Um dia você sera exemplo para que outras pessoas consigam também. Ser profissional depende do seu esforço, depende de cada um de nós. Não adianta reclamar sem lutar.
Tenho visto ACS e ACE "partir dessa pra melhor..." Pessoas que se esforçaram para melhorar de vida. Faça a sua parte, que no final serás feliz! Não desista dos seus sonhos! Graças a Deus eu consegui e não parei por aqui. Já estou no caminho da pós-graduação.
Se o governo tivesse desejo de nos capacitar e valorizar, ninguém procurava outra profissão, se os trabalhadores não estão satisfeitos como irão desenvolver seu trabalho com qualidade? Ou com vontade, eficiência etc. Eu faço a minha parte para não me arrepender depois!
Agradeço a Deus por tudo," disse Giane.

UMA PALAVRA 
Temos pleno conhecimento que o contexto atual, tanto para o agente comunitário, quanto para o agente de combate às endemias é bastante delicado. Além da ausência de pautas aprovadas nos últimos anos, nos deparamos com a unificação das duas categorias, além do estabelecimento do novo perfil. Este, pelo que se nota, irá requerer a formação técnica em enfermagem. São desafios, obstáculos e necessidade de estabelecimento de novos paradigmas. Mas, a realidade pode ser bem diferente do que o governo passado traçou, ou até mesmo o atual, considerando que os projetos que estão em andamento não são recentes (Portarias 958/959, BNAB etc). 
Apesar desse panorama delicada, a garra, o querer contribuir com uma nova realidade, sem dúvida alguma, tem feito toda a diferença e, ao final, sem dúvida alguma, seremos vencedores. Só não podemos desanimar ou nos entregar a sentimentos negativos. Juntos Somos Mais Fortes!


O perfil do ACS
Em síntese, se tem como definição do Agente Comunitário de Saúde, que ele é um profissional que compõe a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde. Suas atividades transcendem o campo da saúde na medida em que requerem atenção a múltiplos aspectos das condições de vida da população. O ACS deve mobilizar e articular conhecimentos, habilidades, atitudes e valores requeridos pelas situações de trabalho, realizando ações de apoio em orientação, acompanhamento e educação popular em saúde a partir de uma concepção de saúde como promoção da qualidade de vida e desenvolvimento da autonomia diante da própria saúde, interagindo em equipe de trabalho e com os indivíduos, grupos sociais e populações.

Fonte Jornal dos Agentes de Saúde do  Brasil, publicado em  05/02/2018, às  20h14.   

🔂Síndrome de Burnout - um distúrbio psíquico de caráter depressivo...
🔂Saúde e Segurança no Trabalho: cuidados com a conjuntivite #FiqueAtento
🔂Câmara Notícia 21H: A aprovação do PL 6437/2016, que trata das atribuições dos ACS/ACE
🔂MNAS orienta Agentes de Saúde  contra Prefeituras que não pagam o Incentivo Adicional (14º
🔂 Decisão do STF sobre o uso de EPI e suas consequências





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif