VÍDEO: Agentes comunitários de saúde podem assumir papel de agentes de endemias na nova configuração da atenção básica do SUS (Gabriela Castilho/G1)
O governo federal aprovou regras que flexibilizam a organização da atenção básica, a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde. Publicadas no Diário Oficial nesta sexta-feira (22) , as medidas incluem mudanças na administração dos recursos na esfera municipal e na maneira como as equipes de agentes de saúde irão atuar.
Por Monique Oliveira
Por Monique Oliveira
Nova PNAB foi divulgada no DOU
Redes Integradas da Mobilização Nacional:
🔂Conheça o Canal do Jornal no YouTube
🔂 Mega Twitter da MNAS
🔂 Coletânea de Leis, Portarias, Decretos do Jornal
🔂Campanha Nacional pelo PLC 56/17
🔂Conheça o Canal do Jornal no YouTube
🔂 Mega Twitter da MNAS
🔂 Coletânea de Leis, Portarias, Decretos do Jornal
🔂Campanha Nacional pelo PLC 56/17
Veja o que o Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald dos Santos, fala sobre a revisão da PNAB
As mudanças no Plano Nacional de Atenção Básica (PNAB) estabelecem que os municípios tenham autonomia para o direcionamento dos recursos federais que recebem. Isso significa que parte da verba destinadas a programas como o Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) possam ser destinadas a outras iniciativas.
Já em relação à mudança na forma de trabalho dos agentes, as novas diretrizes preveem, entre outras medidas, que aqueles encarregados de combater endemias – que cuidam dos cuidados com a disseminação do Aedes aegypti, por exemplo – vão poder também cuidar de doenças crônicas e assumir atribuições das equipes de atenção básica, como a medição da glicemia.
Agentes de endemias realizam mutirão contra a dengue no bairro Taquari, em Rio Branco. Nova regra do PNAB planeja que agente tambem cuide de outras doenças (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)
Críticas às mudanças.
“Essa mistura que eles estão fazendo com agentes de endemias e agentes de atenção básica é suspeita porque o que deveria ser promovido, na verdade, é aumento do número de equipes”, diz Laura Macruz Feuerwerker, professora-associada da Faculdade de Saúde Pública de São Paulo.
Veja outras críticas e informações sobre os impactos da Nova PNAB, no vídeo acima!
Direitos autorais: Permitida a reprodução, desde que seja citada as fontes.
Fonte: Portal G1 / Publicado no Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil. 22/09/2017 08h23.
Matérias em destaque:
🔂Câmara aprova incentivo a Agentes de Saúde e Endemia após reunião com Frente Parlamentar🔂‘A nova PNAB é uma volta ao passado’
🔂Ministério da Saúde: PORTARIA No - 2.148, DE 28 DE AGOSTO DE 2017
