Por Cris Simon, de EXAME.com
Conheça o Twitter da Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde twitter.com/AgentesdeSaude
São Paulo - Os consumidores que usam o Twitter para reclamar obtêm uma resposta até 8,4 mil vezes mais rápida do que se procurassem ajuda pelo Procon. Pelo Facebook, a eficiência pode ser até 1,4 mil vezes maior.
Os números saíram hoje no site do Estadão, e foram baseados em uma pesquisa divulgada pela Folha.com, segundo a qual as reclamações que chegam às empresas pelo chamado SAC 2.0 (redes sociais), dão muito mais resultado porque atingem diretamente a imagem das marcas. A eficiência é, inclusive, maior do que a do Procon.
Por esses canais, os protestos dos consumidores acabam se espalhando entre amigos e conhecidos, tornando-se uma bola de neve e chegando a cada vez mais gente.
Outra saída, bem mais visível aos consumidores - e perigosa à imagem das empresas quando elas não agem corretamente - é o site Reclame Aqui. O serviço atua como um canal online direto de comunicação entre consumidor insatisfeito e marca.
No ano passado, o site registrou uma média de 4 milhões de visitas por mês, número quatro vezes maior do que o alcançado em 2009 e também superior à contagem de atendimentos realizados pelo Procon - Procuradoria de Defesa do Consumidor - neste ano, fechada em 630 mil.
De acordo com Maurício Vargas, diretor geral do Reclame Aqui, quando o consumidor reclama por telefone ou vai em uma loja física para isso, ele é bastante complacente. "Mas quando esse mesmo consumidor entra em uma rede social ou qualquer outra rede na web, ele usa muita força no que diz e apela mais, colocando detalhes da má experiência que teve. Então esse impacto é muito grande para as marcas", diz.
Veja o tempo médio de resposta em cada canal:
Resposta entre 5 minutos e 2 horas
Resolução do problema em até 24 horas
Resposta entre 30 minutos e 6 horas
Resolução em até 24 horas
Chat
Resposta em até 5 dias úteis
Resolução em mais de 5 dias úteis
0800
Resposta em até 5 dias úteis
Resolução em mais de 5 dias úteis
Procon
Resposta em até 1 mês
Sem prazo para resolução
Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
Site da Mobilização dos ACS e ACE: www.agentesdesaude.xpg.com.br
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Fonte na web: exame.abril.com.br
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Fonte na web: exame.abril.com.br
Olá, ajude-nos a divulgar a campanha #limitetabaco! Limite tabaco é uma campanha da ACT, em parceria com a Fundação do Câncer, que tem como objetivo impor limites a indústria de tabaco, proibindo a propaganda de cigarro nos pontos de venda - evitando o contato de crianças e adolescentes com o cigarro cada vez mais cedo - e o uso de aditivos (aromas e sabores) ao cigarro, tornando o mais agradavel e criando novos atrativos.
ResponderExcluirSe você também concorda que precisamos dar um limite ao tabaco, ajude na divulgação da campanha com um post em seu blog e assine o nosso abaixo-assinado e junte-se a nós nessa campanha: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N13630
Mais infs: http://www.facebook.com/home.php#!LIMITETABAC0 / http://www.facebook.com/home.php#!/limitetabaco
Samyra Torquilho, concordo com você plenamente! Pode contar com o nosso apoio! http://twitter.com/samuelcamelo
ResponderExcluirhttp://twitter.com/agentesdesaude