O Agente Precisa saber

Aproveite este espaço de interatividade e deixe a sua dúvida no final desta página! Use o seu Facebook para comentar.


Inovação e pioneirismo são as marcas do Blog do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, sob administração da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde. Desde 2004 fazemos uma trajetória de singularidade e valoração do voluntariado, marca registrada da Mobilização. Somos titulares das primeiras Mídias Sociais no país, voltado exclusivamente aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Samuel Camêlo, idealizador e fundados da MNAS levou para o mundo virtual sua experiência como Educador Social em Saúde, construindo importantes canais de comunicação e fontes de notícias essenciais para promover mudanças na realidade dos agentes de saúde, tal como ocorreu com a luta da PEC 007/2006, EC 51, EC 63, Lei 11.350/2006 etc.

Foram as ferramentas administradas pela MNAS que firmaram a comunicação entre os Agentes de qualquer forma do país, possibilitando o fortalecimento da luta por melhores condições de trabalho.

Além de fortalecer a luta dessas categorias, a MNAS participou da fundação de diversos sindicatos, nos mais diversos recantos do Brasil. Realizou a 1ª Grande Mobilização Nacional da Saúde, em 2013, com envolvimento de mais de 1 milhão e 480 mil trabalhadores do seguimento saúde.

A MNAS não trabalha com captação de recursos dos Agentes de Saúde. Cada voluntário, em sua maioria, coordenadores municipais e regionais têm consciência da essência da luta da Mobilização Nacional.

Junte-se a nós, seja um coordenador da MNAS em sua cidade, clique aqui!

Canal interativo - Faça a sua pergunta, compartilhe suas dúvidas!

Canal interativo - Faça a sua pergunta, compartilhe suas dúvidas! Clique aqui!
Use o seu FACEBOOK para perguntar! Envie a sua pergunta por meio da ferramenta abaixo. Faça a conexão com o seu face e nos envie a sua dúvida!



14º: Incentivo Adicional ao Programa de Agentes Comunitários de Saúde. Saiba mais, clique aqui!



Pesquisa realizada pela MNAS: Prefeitura que PAGARAM o Incentivo Adicional (14º)

Com a finalidade de fortalecer a luta dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias pelo pagamento do Incentivo Adicional (14º), a MNAS – Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (ACS e ACE) realizou uma pesquisa sobre os municípios que já pagaram o referido adicional.  Saiba mais, clique aqui!

Leia algumas de nossas matérias sobre o pagamento do Incentivo Adicional:
14º salário: Prefeitura de Sousa é derrotada na justiça pelos Agentes e terá que pagar R$ 1 milhão
Pesquisa realizada pela MNAS: Prefeitura que PAGARAM o Incentivo Adicional (14º)
Após críticas da MNAS, mais um município pagou o 14º Salário (Incentivo Adicional)
MNAS defende uma Greve Nacional para 2016, ainda no início do ano
Agentes de Itapajéalém do 14º, têm garantido um incentivo mensal de 50%...
Prefeitura de Guaraciaba do Norte garante o pagamento do 14º dos Agentes Comunitários
Dilma corta ilegalmente R$ 270 milhões do Incentivo Adicional dos Agentes Comunitários
Portaria 2031/15: Garante 14º aos Agentes de Combate às Endemias
Vídeo: Coordenador da MNAS fala ao Canal Saúde/Fiocruz sobre o descontentamento dos Agentes



Prefeitura de Porto Velho (RO) paga o "Piso Salarial" dos Agentes de Saúde e garante o Incentivo (14º)


O Pagamento do "Piso Naconal dos ACS/ACE e do Incentivo Adicional tem previsão na Lei 12.994/14.

A MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde do Brasil e o Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil denuncia que há uma orientação do presidente Confederação Nacional dos Municípios (CNM), sr. Paulo Roberto  Ziulkoski para que o valor integral do repasse realizado pelo Governo Federal não seja garantido aos Agentes Comuni tários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Uma postura conflitante com o que estabelece a Lei Federal 12.994/14. Apesar de tal postura abusiva, que deve ser questionada na justiça pelas entidades que defendem os interesses das citadas categoria, muitos municípios já garantem o "Piso Nacional" e o Incentivo Adicional, batizado de 14º salário.



Responda o questionário e descubra seu nível de estresse ocupacional

 
Estresse ocupacional é a tensão excessiva que o trabalhador sofre em função do trabalho que exerce. Pode ser ligado às características do trabalho em si, à sobrecarga de tarefas, ao ambiente físico do local de trabalho, ao modo como o chefe lidera a equipe ou mesmo pelas dificuldades interpessoais com colegas.

Responda o questionário abaixo, formulado pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS), e confira se você tem indicadores de stress ocupacional e qual a gravidade do que sente. Tenha em mente que o questionário abaixo não oferece um diagnóstico de sua condição, que só pode ser feito por um psicólogo. Trata-se somente de alertas para você se cuidar melhor. Clique aqui!


Saiba agora quantos e quem são os Agentes de saúde (ACS e ACE) de sua cidade


Acompanhe o passo a passo, sem complicação, clique aqui!

Segue as dicas de como consultar a quantidade de saúde (ACS e ACE) de seu município:

Essa informação é de grande relevância para  acompanhar os repasses enviados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS), além da obtenção de informação sobre os valores de cada repasse por trabalhador.




Tutorial básico para o envio de dados do E-sus


Sobre o e-SUS Atenção Básica
O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.



Para Onde Foi o Repasse do Governo Federal que deveria garantir o tal "Piso Nacional" dos Agentes de Saúde (ACS/ACE)?

 Verdade seja dita: não falta dinheiro nos cofres públicos. É o que informa a imprensa, quando fala sobre corrupção no setor público...
O Governo Federal ainda não fez o repasse imposto pela lei 12.994/14. Alguns municípios estão arcando com suas responsabilidades com recursos próprios (como tem que ser!) e, em face de tudo isso, há rumores de que o Fundo nacional de Saúde não tem recursos. Claro que isto não é verdade!
O que está acontecendo é que o Governo Federal gastou muito, "está fazendo alguns ajustes" e os Agentes de Saúde estão sentindo na pele o tratamento nada prioritário que o seguimento saúde tem recebido nesses últimos anos.  Continue lendo!


Saiba também:




Saiu a relação dos municípios que receberão os recursos destinados ao PMAQ

CONFIRA Se seu município esta relacionado nesta lista do PMAQ AQUI
PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica). É o programa de valorização dos servidores da Saúde com o objetivo de estimular e valorizar o profissional de saúde que atue em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família. É um valor repassado de acordo com a avaliação semestral de cada equipe, e têm determinadas metas que as equipes tem que realizar  Continue lendo!


O incentico adicional (14º salário) tem previsão em Lei. Ele é garantido aos ACS's e ACE's

Agora é lei!
O incentico adicional (14º salário) tem previsão na Lei 12.994/14. Ele é garantido tanto aos Agentes Comunitários quanto aos Agentes de Combate às Endemias. Continue lendo!




 
O que fazer para garantir que o gestor municipal repasse o incentivo adicional (14º) s ACS?  Saiba mais, clique aqui!



Contrato de trabalho - Por Lincoln Nolasco. Saiba mais, clique aqui!



 Consequências jurídico-sociais do assédio moral no ambiente do trabalho. Saiba mais, clique aqui!



O dano moral originário do atraso/inadimplemento do salário. Saiba mais, clique aqui!


Faz um #Selfie e nos envia!
http://2.bp.blogspot.com/-jy01kzPsT3M/VLUxkO_EijI/AAAAAAAALV0/kakmqB9tiSE/s1600/2aa.jpg
Nos envie um #selfie de sua equipe (fotografia auto-retrato) que nós divulgamos no Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil. Esta é uma forma dizer: "Que 2015 seja um ano de grandes conquistas!"
 
Acesse e envie por meio da fanpage (página do Jornal): www.facebook.com/jornalagentesdesaude

Curta e #Compartilhe! Juntos, Somos Mais Fortes!  
Veja mais!






https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif