O Agente Precisa saber


Aproveite este espaço de interatividade e deixe a sua dúvida no final desta página! Use o seu Facebook para comentar.

Inovação e pioneirismo são as marcas do Blog do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, sob administração da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde. Desde 2004 fazemos uma trajetória de singularidade e valoração do voluntariado, marca registrada da Mobilização. Somos titulares das primeiras Mídias Sociais no país, voltado exclusivamente aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Samuel Camêlo, idealizador e fundados da MNAS levou para o mundo virtual sua experiência como Educador Social em Saúde, construindo importantes canais de comunicação e fontes de notícias essenciais para promover mudanças na realidade dos agentes de saúde, tal como ocorreu com a luta da PEC 007/2006, EC 51, EC 63, Lei 11.350/2006 etc.
Quem é SAMUEL CAMÊLO???
Foram as ferramentas administradas pela MNAS que firmaram a comunicação entre os Agentes de qualquer forma do país, possibilitando o fortalecimento da luta por melhores condições de trabalho.

Além de fortalecer a luta dessas categorias, a MNAS participou da fundação de diversos sindicatos, nos mais diversos recantos do Brasil. Realizou a 1ª Grande Mobilização Nacional da Saúde, em 2013, com envolvimento de mais de 1 milhão e 480 mil trabalhadores do seguimento saúde.

A MNAS não trabalha com captação de recursos dos Agentes de Saúde. Cada voluntário, em sua maioria, coordenadores municipais e regionais têm consciência da essência da luta da Mobilização Nacional.

Junte-se a nós, seja um coordenador da MNAS em sua cidade, clique aqui!



Canal interativo - Faça a sua pergunta, compartilhe suas dúvidas!

Canal interativo - Faça a sua pergunta, compartilhe suas dúvidas! Clique aqui!
Use o seu FACEBOOK para perguntar! Envie a sua pergunta por meio da ferramenta abaixo. Faça a conexão com o seu face e nos envie a sua dúvida!





É muito importante que todos saibam que a Aposentadoria Especial não ocorre automaticamente

Esta matéria tem a finalidade de dá continuidade as orientações publicadas no último dia 16/12, pertinentes a Aposentadoria Especial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias. Continue lendo, Clique aqui! 






Aposentadoria especial exige 15, 20 ou 25 anos de contribuição. Trabalhador deve apresentar documentos que comprovem riscos.

No Brasil, independentemente do estado em que atue o profissional Agente Comunitário de Saúde e o Agente de Combate às Endemias, o direito ao Adicional de Insalubridade tem sido garantido. Apesar de tal fato, registra-se que há inúmeros municípios que não assegura o referido direito, mesmo com a vasta legislação garantindo esse benefício. Continue lendo, Clique aqui!






Saiba mais sobre o novo site do Fundo Nacional de Saúde (FNS)...

🔂A Previsão é que o repasse do Incentivo Adicional (14º) ocorra até o dia 20/12/16. Tal informação tem sido repassada pelo Fundo Nacional de Saúde.

Em face das solicitações encaminhadas à MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, via Grupos Estaduais, no WhatsApp, passamos a fazer esta republicação do vídeo acima, além de acrescentar algumas informações sobre o Incentivo Adicional, denominado popularmente de 14º. Detalhe: não usem essa denominação em nenhum procedimento administrativo ou judicial, ele é equivocado, ou seja, o direito existe, o repasse realmente é feito, contudo, essa denominação é equivocada. Continue lendo, Clique aqui!




14º: Incentivo Adicional ao Programa de Agentes Comunitários de Saúde. Saiba mais, clique aqui!






Agentes Comunitários de Peixoto de Azevedo (MT) usaram requerimento publicado no Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil para garantir o Incentivo Adicional

É fundamental entendermos que o termo "14º salário" não existe! Não usem essa expressão para reivindicar o Incentivo Adicional, caso contrário terão complicações.

É com grande satisfação que noticiamos que a MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde continua acreditando que há como garantir os direitos da categoria em suas bases. Não podemos descentralizar as articulações nos municípios, esperando que os direitos que foram garantidos constitucionalmente sejam cumpridos, sem que ocorram o diálogo com a gestão municipal, quer diretamente com o Secretário de Saúde ou até mesmo o Prefeito. Continue lendo, Clique aqui!



Pinato: o projeto atende a justo pleito desses profissionais, uma vez que eles desenvolvem suas atribuições muitas vezes sob sol escaldante, chuva e frio

Proposta em análise na Câmara dos Deputados reduz a jornada de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias das atuais 40 horas semanais para 30 horas semanais. A redução está prevista em projeto de lei (5312/16) do deputado Fausto Pinato (PP-SP). Saiba mais, Clique aqui! 









Com a finalidade de fortalecer a luta dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias pelo pagamento do Incentivo Adicional (14º), a MNAS – Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (ACS e ACE) realizou uma pesquisa sobre os municípios que já pagaram o referido adicional.  Saiba mais, clique aqui!


Leia algumas de nossas matérias sobre o pagamento do Incentivo Adicional:
14º salário: Prefeitura de Sousa é derrotada na justiça pelos Agentes e terá que pagar R$ 1 milhão
Pesquisa realizada pela MNAS: Prefeitura que PAGARAM o Incentivo Adicional (14º)
Após críticas da MNAS, mais um município pagou o 14º Salário (Incentivo Adicional)
MNAS defende uma Greve Nacional para 2016, ainda no início do ano
Agentes de Itapajéalém do 14º, têm garantido um incentivo mensal de 50%...
Prefeitura de Guaraciaba do Norte garante o pagamento do 14º dos Agentes Comunitários
Dilma corta ilegalmente R$ 270 milhões do Incentivo Adicional dos Agentes Comunitários
Portaria 2031/15: Garante 14º aos Agentes de Combate às Endemias
Vídeo: Coordenador da MNAS fala ao Canal Saúde/Fiocruz sobre o descontentamento dos Agentes




Prefeitura de Porto Velho (RO) paga o "Piso Salarial" dos Agentes de Saúde e garante o Incentivo (14º)


O Pagamento do "Piso Naconal dos ACS/ACE e do Incentivo Adicional tem previsão na Lei 12.994/14.

A MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde do Brasil e o Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil denuncia que há uma orientação do presidente Confederação Nacional dos Municípios (CNM), sr. Paulo Roberto  Ziulkoski para que o valor integral do repasse realizado pelo Governo Federal não seja garantido aos Agentes Comuni tários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Uma postura conflitante com o que estabelece a Lei Federal 12.994/14. Apesar de tal postura abusiva, que deve ser questionada na justiça pelas entidades que defendem os interesses das citadas categoria, muitos municípios já garantem o "Piso Nacional" e o Incentivo Adicional, batizado de 14º salário.





    Conheça  os prefeito classificados como nota 10, acesse aqui!

Use a caixa de diálogo a baixo e deixe a sua nota!

Acesse a relação dos prefeitos indicados pela ACS/ACE com a nota máxima. Se o seu prefeito também deveria estar nessa lista, basta nos informar e indicar os requisitos que o habilita. Clique aqui e veja a relação dos Prefeitos Nota 10! 




Responda o questionário e descubra seu nível de estresse ocupacional

 
Estresse ocupacional é a tensão excessiva que o trabalhador sofre em função do trabalho que exerce. Pode ser ligado às características do trabalho em si, à sobrecarga de tarefas, ao ambiente físico do local de trabalho, ao modo como o chefe lidera a equipe ou mesmo pelas dificuldades interpessoais com colegas.

Responda o questionário abaixo, formulado pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS), e confira se você tem indicadores de stress ocupacional e qual a gravidade do que sente. Tenha em mente que o questionário abaixo não oferece um diagnóstico de sua condição, que só pode ser feito por um psicólogo. Trata-se somente de alertas para você se cuidar melhor. Clique aqui!



Saiba agora quantos e quem são os Agentes de saúde (ACS e ACE) de sua cidade


Acompanhe o passo a passo, sem complicação, clique aqui!

Segue as dicas de como consultar a quantidade de saúde (ACS e ACE) de seu município:

Essa informação é de grande relevância para  acompanhar os repasses enviados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS), além da obtenção de informação sobre os valores de cada repasse por trabalhador.




Tutorial básico para o envio de dados do E-sus


Sobre o e-SUS Atenção Básica
O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.



Para Onde Foi o Repasse do Governo Federal que deveria garantir o tal "Piso Nacional" dos Agentes de Saúde (ACS/ACE)?

 Verdade seja dita: não falta dinheiro nos cofres públicos. É o que informa a imprensa, quando fala sobre corrupção no setor público...
O Governo Federal ainda não fez o repasse imposto pela lei 12.994/14. Alguns municípios estão arcando com suas responsabilidades com recursos próprios (como tem que ser!) e, em face de tudo isso, há rumores de que o Fundo nacional de Saúde não tem recursos. Claro que isto não é verdade!
O que está acontecendo é que o Governo Federal gastou muito, "está fazendo alguns ajustes" e os Agentes de Saúde estão sentindo na pele o tratamento nada prioritário que o seguimento saúde tem recebido nesses últimos anos.  Continue lendo!


Saiba também:




Saiu a relação dos municípios que receberão os recursos destinados ao PMAQ

CONFIRA Se seu município esta relacionado nesta lista do PMAQ AQUI
PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica). É o programa de valorização dos servidores da Saúde com o objetivo de estimular e valorizar o profissional de saúde que atue em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família. É um valor repassado de acordo com a avaliação semestral de cada equipe, e têm determinadas metas que as equipes tem que realizar  Continue lendo!


O incentico adicional (14º salário) tem previsão em Lei. Ele é garantido aos ACS's e ACE's

Agora é lei!
O incentico adicional (14º salário) tem previsão na Lei 12.994/14. Ele é garantido tanto aos Agentes Comunitários quanto aos Agentes de Combate às Endemias. Continue lendo!




 
O que fazer para garantir que o gestor municipal repasse o incentivo adicional (14º) s ACS?  Saiba mais, clique aqui!



Contrato de trabalho - Por Lincoln Nolasco. Saiba mais, clique aqui!



 Consequências jurídico-sociais do assédio moral no ambiente do trabalho. Saiba mais, clique aqui!



O dano moral originário do atraso/inadimplemento do salário. Saiba mais, clique aqui!


Faz um #Selfie e nos envia!
http://2.bp.blogspot.com/-jy01kzPsT3M/VLUxkO_EijI/AAAAAAAALV0/kakmqB9tiSE/s1600/2aa.jpg
Nos envie um #selfie de sua equipe (fotografia auto-retrato) que nós divulgamos no Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil. Esta é uma forma dizer: "Que 2015 seja um ano de grandes conquistas!"
 
Acesse e envie por meio da fanpage (página do Jornal): www.facebook.com/jornalagentesdesaude

Curta e #Compartilhe! Juntos, Somos Mais Fortes!  
Veja mais!






https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


Brasil: R$ 3.820,00 é o valor do Prejuízo que os ACS's tiveram com o Piso Congelado

Perdas são ainda maiores se aplicada aos Agentes de Combate ás Endemias O SINACS/RJ - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Es...