quinta-feira, 5 de julho de 2018

✔️EXCLUSIVO: Deputados fizeram jogo político e deixam agentes de saúde na "geladeira" por mais uma semana

Lideranças partidárias programaram uma manobra para não votar o Reajuste do Piso Nacional dos Agentes Comunitários e de Endemias

Ontem (04), a CONACS - Confederação dos Agentes Comunitários de Saúde, juntamente com diversas lideranças da categoria "ergueram uma tenda" em Brasília e ficaram até os últimos instantes, aguardando a votação da Medida Provisória 827/2018, cujas propostas de emendas garantem o Reajuste do Piso Salarial Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de todo o Brasil. Foram horas de expectativas para os mais de 333.000 agentes de todo o país, contudo, uma manobra política covarde adiou o resultado esperado.

          👉Vídeo: PSOL impediu a votação do Reajuste do Piso Nacional dos Agentes de Saúde

Como foram as articulações das lideranças
Durante toda quarta-feira a presidente da CONACS, Ilda Angélica Correia, conjuntamente com diversas lideranças estiveram focados, buscando garantir o voto de cada liderança partidária. Eles visitaram os gabinetes, estabeleceram agendas, fizeram acordos, receberam apoio de forma coletiva e individual. Nos bastidos tudo ficou pronto para a grande vitória na Câmara dos Deputados. 


O que não se esperava aconteceu, as lideranças dos partidos haviam projetado mais um grande golpe contra os ACS e ACE, colocaram a votação da MP 827/2018 na geladeira. Já se sabe que o PSOL deixou nítida a intenção de criar obstáculos contra a votação.
O ato covarde, que foi acompanhado em rede nacional pela TV Câmara - com informes transmitidos pelas Redes Integradas da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde. 


👉Vídeo revela manobras da CNM contra o Reajuste do Piso Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de endemias

O Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, em publicações anteriores já alertava para as manobras dos prefeitos, por meio da CNM - Confederação Nacional de Municípios, que é totalmente contrária a qualquer reajuste do Piso Nacional para os ACS/ACE.


    👉VÍDEO: Direto de Brasília, Ilda Angélica faz convocação a todos os ACS e ACE do Brasil

A porta-voz da situação
Pessoalmente Ilda Angélica compartilhou um vídeo nos grupos do WhatsApp da MNAS, revelando a situação e demonstrando-se chocada com o ato covarde, arquitetado pelas lideranças dos partidos. 
Os parlamentares usam o microfone do Plenário da Câmara para manifestar apoio a toda categoria, inclusive, com palavras de elogios e reconhecimentos, contudo, muitas das manifestações não passavam de palavras vazias, sem ações práticas. Covardemente adiaram a votação da MP para a próxima semana.

Doze anos de manobras política contra o Piso Nacional
Desde de 2006, quando a proposta de um Piso Salarial Nacional (PL 7495/2006) foi apresentada, que as manobras do Governo Federal e o Congresso tem sabotado um salário justo para os ACS e ACE do Brasil. 
Em 2013 - o Plenário chegou a aprovar, por 268 votos, a urgência do projeto, mas a obstrução liderada pelo PT esvaziou a sessão no final. Na ocasião, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, propôs a votação do projeto no dia 5 de novembro 2013, mas os líderes não fecharam acordo.
Essa era a configuração para transformar a Portaria do Ministério da Saúde num Piso Nacional, após 8 anos de luta, sendo votado em menos de 2 meses, na Câmara e no Senado. Assim, nascia em 2014 o "Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE," congelado até hoje.

✔️DESTAQUES DO JORNAL



                👉AO VIVO: Confira a Votação da MP que trata do Reajuste do Piso Nacional  




              👉VÍDEO: Agentes de Saúde lutam pela aprovação da MP do Reajuste do Piso





✔️Repasse da União: cada Agente Comunitário e de Endemia tem direito a um salário extra

👉Veja nesse vídeo como CONSULTAR o REPASSE do FNS ao seu Município. Feito com o Novo Portal. Acesse o Requerimento Padrão que preparamos para você e seus colegas, CLIQUE AQUI!

Fonte Jornal dos Agentes de Saúde do  Brasil, Publicado em  05/07/2018, às  12h55.   





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif