terça-feira, 6 de março de 2018

✔️1° Seminário Estadual do SINDACS/PE debate a Portaria nº 83/2018

1° Seminário SINDACS em Recife

No dia 1° e 2º de março de 2018, ocorreu o 1° Seminário SINDACS (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias de Pernambuco) em Recife, este contou com a presença de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, que na capital recebem a denominação de ASACE - Agente de Saúde Ambiental e Controle de Endemias.

A proposta de debate do Seminário foi sobre a  Portaria Ministerial de n° 83/2018, que, segundo a visão de alguns sindicalistas, descaracteriza o trabalho dos agentes de saúde (ACS/ACE).

O seminário teve como palestrante as professoras Mariana Nogueira e Leda Barbosa. ambas da FioCruz, Graciliano Gama - Presidente do Sindacs/PE,  Luiz Cláudio, presidente da FENASCE e Carlos Veras - presidente da CUT-PE.

Os palestrantes fizeram inúmeras objeções a cerca do tema em pauta, segundo a linha de raciocínio apresentado, a Portaria 83/2018 descaracterização a função dos Agentes que agora, deverão fazer curso e em seguida exercer funções de Técnico de Enfermagem, além de se prejudicar, também o faz prejudica os pacientes atendidos pela categoria, já que há grande possibilidade dessa formação ser de má qualidade.

INFORME DO JORNAL

VÍDEO - Paulo Lopes, Presidente do SINDEMPROL, Presidente Prudente/SP, fala sobre a 
Portaria 83/2018


SINDACS-PE envia requerimento às prefeituras cobrando desconto de não associados, confira!

Um dos requerimentos, enviado à Prefeitura de Cupira, base sindical do SINDACSE-PE Agreste (Com Sede em Caruaru/PE)

A direção do SINDACSE-PE Agreste enviou a este periódico online, informações que somente enfraquece a luta da categoria, quer no Estado de Pernambuco, também a nível nacional. Como Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias filiados a uma entidade sindical pode ter descontado, em seus contracheques, valores incompatíveis com a realidade? 

Conforme informações repassadas pelo SINDACSE-PE Agreste , a imposição dos descontos não foram apresentadas apenas no municípios de Cupira (PE), vários outros municípios também receberam o requerimento, sobre a pena de conforme a Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT,  Art. 600 combinado com o Art. 7 º da Lei 6.986/82, contrariando as leis mais recentes, que proíbem esse tipo de prática.

Estabelecemos contato com Graciliano Gama, Presidente do Sindacs/PE, e até o fechamento dessa matéria não obtivemos respostas sobre o tema. Caso ele estabeleça contato com o editorial, iremos disponibilizar o posicionamento apresentado.

Confira as fotos do Seminário (Clique na foto para ampliar):





















Fonte: Jornal dos Agentes de Saúde do  Brasil, em  06/02/2018, às  20h06.   

🔂Síndrome de Burnout - um distúrbio psíquico de caráter depressivo...
🔂Saúde e Segurança no Trabalho: cuidados com a conjuntivite #FiqueAtento
🔂Câmara Notícia 21H: A aprovação do PL 6437/2016, que trata das atribuições dos ACS/ACE
🔂MNAS orienta Agentes de Saúde  contra Prefeituras que não pagam o Incentivo Adicional (14º
🔂 Decisão do STF sobre o uso de EPI e suas consequências





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


✔️Incentivo Adicional (14º): Preparamos o Requerimento, O Projeto de Lei e a Carta destinada ao Presidente do Legislativo

Aqui você terá acesso ao Modelo de Requerimento do Incentivo Adicional, tanto para os Agentes Comunitários, quanto para os Endemias. Alé...