sexta-feira, 2 de março de 2018

✔️Presidente do CONASEMS parte para o ataque contra os agentes de saúde do Brasil

Categoria de Agentes de saúde é atacada em evento promovido pelo Conasems, em Aracaju (Sergipe). Foto: Cosems/SE

Agentes Comunitários de Saúde e Agentes  de Combate às Endemias de todo o Brasil, manifestaram indignados nas redes sociais, em face das palavras proferidas pelo presidente do CONASEMS - Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Mário Junqueira, em encontro realizado no auditório do Quality Hotel com a proposta de debater "O novo modelo de financiamento do Sistema Único de Saúde - SUS."

O sr. Junqueira fala sobre a inexistência de direito dos ACS's ao Incentivo Adicional (14º), Incentivo de Insalubridade, ausência da área de trabalho para participar de articulação em Brasília durante ano inteiro, comentou o presidente do Conasems.

Obviamente que os comentários dele foram perversos! Confira o vídeo abaixo!

Presidente do CONASEMS é filmado se articulando contra os Agentes de Saúde. 

A reação dos agentes é consequência dos absurdos proferidos pelo presidente do Conasems, publicado nas redes sociais, após filmagem por um dos participantes de um debate entre secretários municipais de saúde, ocorrida na última quinta-feira, 1º de março.

A postura de intolerância contra a figura dos agentes de saúde, também se reflete no argumento que envolve a vinculação da categoria ao Ministério da Saúde (MS), perspectiva que gera uma serie de outros problemas, entre os quais, ausência de direito ao reajuste salarial anual, considerando que o repasse da União está congelado desde junho de 2014.

Reação da coordenação da MNAS
Assim que tomou conhecimento sobre os comentários citados nessa matéria, o coordenador nacional da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, Samuel Camêlo, rapidamente reagiu, manifestando a sua indignação e estabelecendo contato com as lideranças de todos os estados do Brasil. "Não podemos aceitar que um gestor use uma entidade como o CONASEMS para desfazer da construção de toda uma categoria. Estamos falando de mais de 333 mil agentes, pessoas dedicadas que derramaram suor e lágrimas para mudar a realidade da Saúde Pública brasileira. Não tem como não ficar indignado com um absurdo inqualificável desse! Sem dúvida alguma, o sr. Mário Junqueira não sabe o que é a vida de um Agente Comunitário de Saúde ou de um Agente de Combate às  Endemias. Ele não está acima da lei para tentar descredenciar dos direitos conquistados por esses trabalhadores, o Incentivo Adicional e Insalubridade tem previsão legal. Não estamos falando de oportunismo jurídico, mas, norma legal, objetiva. Aconselhamos ao sr. Junqueira, antes de abrir a boca para que criticar os trabalhadores, seja humilde, pesquise antes. Somente assim evitará que a sociedade brasileira fique constrangida com a notória apresentação da falta de prepara de quem deveria ser comedido em suas palavras. Apesar dos absurdos que foram proferidos, destacados em vídeo, ainda há como reparar, seja humilde e peça desculpas, retire o que falou! Errar é humano e reparar o erro é digno, concluiu o coordenador da MNA.

Confira os comentários dos agentes de diversos estados do Brasil:


Deixe o seu comentário no final dessa matéria ou acesse o vídeo e registre no Youtube, clique aqui!

Comentários feitos no Grupo Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde ACS e ACE.
Clique aqui para acessar!

Fortalecimento dos gestores
A postura do CONASEMS em Aracaju aparentemente tem relação direta com a Portaria nº 2436/GM/MS, de 21 de setembro de 2017, que aprova a Nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Notadamente, essa portaria fragiliza a presença dos agentes de saúde no sistema, deixando a categoria nas mãos do gestor municipal.

Em setembro do ano passado, o MS realizou mudanças dos seis blocos de financiamento do SUS para apenas dois: custeio e investimento. Segundo o portal do Cosems/SE, a entidade resolveu fazer o evento em Aracaju com representantes do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) para orientar os secretários sergipanos no que pode ou não pode fazer, a partir da nova portaria nº 3.992/2017.

Fonte Jornal dos Agentes de Saúde do  Brasil com informações do Cosems/SEem  02/02/2018, às  1h06.   

🔂Síndrome de Burnout - um distúrbio psíquico de caráter depressivo...
🔂Saúde e Segurança no Trabalho: cuidados com a conjuntivite #FiqueAtento
🔂Câmara Notícia 21H: A aprovação do PL 6437/2016, que trata das atribuições dos ACS/ACE
🔂MNAS orienta Agentes de Saúde  contra Prefeituras que não pagam o Incentivo Adicional (14º
🔂 Decisão do STF sobre o uso de EPI e suas consequências





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


✔️Incentivo Adicional (14º): Preparamos o Requerimento, O Projeto de Lei e a Carta destinada ao Presidente do Legislativo

Aqui você terá acesso ao Modelo de Requerimento do Incentivo Adicional, tanto para os Agentes Comunitários, quanto para os Endemias. Alé...