segunda-feira, 5 de março de 2018

✔️Mais uma cidade pagou o 14º: Mobilização Nacional continua campanha em defesa do Incentivo Adicional

A categoria acreditou, lutou e obteve a tão sonhada vitória, que é o recebimento do Incentivo Adicional, repassado pelo Fundo Nacional de Saúde

Boa notícias: assim como tem ocorrido nas semanas anteriores, trazemos mais uma ótima notícia, dessa vez em relação ao município de Dom Macedo Costa (BA), que também passou a garantir o Incentivo Adicional (14º) aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias.

Desde o último final de mês, que a Prefeitura de Dom Macedo Costa passou a pagar o incentivo extra e o auxílio transporte para a categoria, na forma de abono salarial, portanto, atendendo as reivindicações dos agentes. O Projeto de Lei apresentado pelo prefeito Egnaldo Piton foi aprovado na Câmara de Vereadores, sancionado, tornando-se a Lei Municipal Nº 493.

Gestão e categoria no mesmo ritmo 

Conforme informações publicadas no portal da Prefeitura, o prefeito Egnaldo comentou: “Essa é uma luta da categoria que vem sendo reivindicada há muito tempo e agora o município de Dom Macedo Costa está reconhecendo esse direito. Hoje, dia 01, já vai estar na conta desses servidores o auxílio extra, além do auxílio transporte para os Agentes de Saúde, que vai ajudar na locomoção para o serviço.”

✔️Havendo o Repasse da União, cada Agente Comunitário e de Endemia tem direito ao extra

👉Veja nesse vídeo como CONSULTAR o REPASSE do FNS ao seu Município. Feito com o Novo Portal

Há vários anos que a MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (ACS e ACE) vem fazendo campanha, por meios das redes sociais que administra, em defesa desse direito dos agentes, conforme estabelecido em diversos dispositivos legais. Sabemos que há uma grande luta entre os interesses dos trabalhadores e as gestões municipalistas, principalmente. Estas, motivadas por instituições como o CONASEMS - Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, o CONASS - Conselho Nacional de Secretários de Saúde e a CNM - Confederação Nacional de Municípios, que insistem em se posicionar contra o que estabelece as leis instituidoras do Incentivo Adicional, que deve ser pago em dinheiro aos agentes de saúe.

A agente comunitária de Saúde do município de Dom Macedo Costa, Antônia Ferreira, comentou sobre a sua satisfação em ter o direito garantido: “Desde quando a legislação federal foi instituída a gente vem almejando conseguir esse benefício aqui no município. Essa é uma contribuição para nossa atuação profissional. Agora a gente se sente mais valorizado enquanto servidor” (fala publicada pela prefeitura).

A categoria acreditou, lutou e obteve a vitória. Mais um exemplo para os demais municípios que nunca receberam o Incentivo.


Veja o numero de ACE e ACS por Estado, clique aqui!

FonteJornal dos Agentes de Saúde do  Brasil, em  05/02/2018, às  13h57.   

🔂Síndrome de Burnout - um distúrbio psíquico de caráter depressivo...
🔂Saúde e Segurança no Trabalho: cuidados com a conjuntivite #FiqueAtento
🔂Câmara Notícia 21H: A aprovação do PL 6437/2016, que trata das atribuições dos ACS/ACE
🔂MNAS orienta Agentes de Saúde  contra Prefeituras que não pagam o Incentivo Adicional (14º
🔂 Decisão do STF sobre o uso de EPI e suas consequências





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


✔️Incentivo Adicional (14º): Preparamos o Requerimento, O Projeto de Lei e a Carta destinada ao Presidente do Legislativo

Aqui você terá acesso ao Modelo de Requerimento do Incentivo Adicional, tanto para os Agentes Comunitários, quanto para os Endemias. Alé...