quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Cupira (PE): Agentes garantem aprovação do PMAQ na Câmara de Vereadores do Município

Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Cupira lotam a Câmara de Vereadores para garantir o  PMAQ

A busca pela garantia de direitos dos associados da base do SINDACSE-PE Agreste, rendeu mais uma vitória. A diretoria desta entidade sindical reconhece o apoio, recebido pelos agentes, que tornaram possível o resultado exitoso que será descrito nesta matéria.

Na última quinta-feira (16), na Câmara Municipal de Cupira, no Agreste pernambucano, foi votado e aprovado o Projeto do  Programa de Melhoria de Acesso e da Qualidade (PMAQ-AB), garantindo uma conquista à categoria no município e ampliando as conquistas realizadas pelo SINDACSE-PE Agreste. O PMAQ é um benefício custeado pelo Ministério da Saúde.


Natalício Faustino da Silva, Presidente do SINDACSE-PE Agreste.

"Agradecemos a Deus por mais essa conquista! Como todos sabem,  a ampliação dos recursos destinados aos trabalhadores não é coisa fácil, contudo, o apoio das categorias interessadas, com a compreensão do poder executivo e legislativo, que sabem que tais recursos mantém os servidores motivados, consequentemente produzindo com mais qualidade, fortalece a saúde pública do município. A cada dia estamos avançando, ampliando as conquistas dos agentes comunitários e de combate às endemias, logicamente, que esse mérito não é apenas nosso, mas de todos os envolvidos," comentou o presidente do SINDACSE-PE Agreste, Natalício Faustino da Silva.

Em Caruaru foi assim
No dia 26 de outubro, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias de Caruaru (PE) passaram por uma verdadeira prova de fogo, na tentativa de obter a aprovação do Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal de Incentivo Financeiro de Qualidade da Atenção à Saúde, do PMAQ-AB.

Assista aos vídeo que retrata a vitória dos ACS e ACE na Câmara de Vereadores de Caruaru e a vibração dessas categorias

O Projeto de Lei que garante a partilha mais justa do PMAQ-AB, foi aprovado com 16 votos favoráveis e 07 não. Conforme já noticiado no Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, houve muita polêmica em relação aos valores que os profissionais passariam a receber, uma vez que os Enfermeiros e Odontólogos deixaram de ter a prioridade no benefício, que passou a ter uma divisão mais justas, inclusive com a inclusão de profissionais que nunca receberam o PMAQ-AB no município caruaruense como é o caso do Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Farmácia, Porteiro e Serviços Gerais.

O resultado da aprovação fez com que os Agentes Comunitários e de Endemias comemorassem.
A aprovação do Projeto garante que a Prefeitura de Caruaru continue recebendo 50% do valor enviado pelo Ministério da Saúde e utilizando os outros 50%  com várias categorias da saúde.

Redes Integradas da Mobilização Nacional:
🔂 Mega Twitter da MNAS

O SINDACS-PE (Recife), tentou atrapalhar a luta dos ACS/ACE de Caruaru, contudo, a tentativa foi frustada pelos agentes, que não aceitaram que um sindicato estranho a luta na cidade viesse impor prejuízos. Os agentes de Caruaru admitem que o sindicato recifense só vai à cidade para levar prejuízos, atrapalhando as lutas. Possivelmente esse é um dos motivos pelos quais o sindicato recifense tem perdido associados em suas bases.

"Conversamos com eles hoje, ouviram tudo que tinham pra ouvir ficaram ridicularizados quando correram para dá entrevista e a categoria aos empurrões, tiraram eles aos gritos de não nos representam," comentou o agente André Luiz Souza.

Confira as imagens de Cupira:






 

Com informações e imagens recebidas da Diretoria de Comunicação do SINDACSE-PE Agreste
FonteJornal dos Agentes de Saúde do  Brasil, publicado em 23/11/2017, às 17h02


Matérias em destaque:





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


Agentes Comunitários de Saúde de Caruaru aprovam novo valor de PMAQ

Agentes Comunitários e de Combate às Endemias lotam a Câmara de Caruaru para garantir novo valor do PMAQ Ontem, quinta-feira (26), os ...