segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Cardápio para auxiliar na prevenção do Câncer

Aposte no licopeno para ajudar na prevenção do câncer de próstata (além do tomate, as frutas vermelhas estão entre as suas fontes)
1º dia
Café da manhã:

- 300 ml de suco de melancia batido com folhas de hortelã, água de coco, 1 colher (chá) de farinha de chia, 2 fatias de pão integral com grãos tostado com 1 fio de azeite de oliva e orégano.

Lanche da manhã: 1 pera, 1 colher (sopa) de semente de girassol.

Almoço: 1 prato de salada feita com alface verde e roxa, agrião, ½ pepino, 1 tomate, 4 colheres (sopa) de arroz integral, 1 concha média de feijão, 1 filé de peito de frango assado (150 g) temperado com curry, brócolis e rodelas de cebola.

Lanche da tarde: ½ xícara (chá) de abacate com gotinhas de limão e 1 colher (chá) de aveia em flocos.

Jantar: 1 prato (sobremesa) de salada de folhas e pepino temperada com azeite de oliva extravirgem e vinagre de maçã, 1 filé de peixe grelhado (120 g) com raspas de limão, gengibre ralado e polvilhado com amêndoas laminadas, 3 colheres (sopa) de purê de mandioquinha, 4 colheres (sopa) de couve-flor.

2º dia
Café da manhã: 1 copo de suco de goiaba natural batido com 1 colher (chá) de farelo de aveia, 2 fatias de pão integral com ricota, 1 fio de azeite e 1 pitada de açafrão-da-terra.

Lanche da manhã: 1 banana com 1 colher (sobremesa) de farinha de chia.

Almoço: 1 prato (grande) de salada com alface, agrião e cenoura, temperada com 1 pitada de sal, azeite e limão, 4 colheres (sopa) de arroz integral com brócolis, 1 concha de feijão, 1 filé de frango assado (150 g).

Lanche da tarde: 200 ml de suco de tomate, 2 castanhas-do-pará.

Jantar: 1 prato (sobremesa) de folhas verdes, pepino e rabanete ralado , Omelete com 2 ovos, cebola, tomate e espinafre.

3º dia
Café da manhã: 1 xícara de chá verde, 3 torradas integrais com queijo branco e orégano, ½ papaia com farelo de aveia.

Lanche da manhã: 3 amêndoas, 1 maçã

Almoço: 1 prato (grande) de salada com almeirão, couve-flor, beterraba, temperada com 1 pitada de sal, azeite e limão, 4 colheres (sopa) de mandioca cozida, 1 filé de peixe (120 g) temperado com limão e grelhado com cebola e vagem.

Lanche da tarde: 100 ml de iogurte natural desnatado batido com 1 xícara de frutas vermelhas (morango, amora, framboesa, cereja) e polvilhado com 1 colher (sobremesa) de granola sem açúcar.

Jantar: 1 prato (grande) de salada com alface, pepino e cenoura, temperada com 1 pitada de sal e azeite filé de frango (150 g) grelhado coberto com molho de tomate e 1 fatia fina de queijo branco, assado no forno), 3 colheres (sopa) de arroz integral.

Redes Integradas da Mobilização Nacional:

4º dia
Café da manhã: 200 ml de suco de uva integral 1 fatia de pão integral com grãos com 1 colher (chá) de geleia de morangos sem açúcar e sem adoçante, 1 maçã.

Lanche da manhã: 3 fatias de abacaxi polvilhadas com casca de limão ralada.

Almoço: 1 prato de salada com alface roxa, escarola e tomate, temperada com 1 pitada de sal, azeite e vinagre de maçã, 4 colheres (sopa) de arroz integral com cenoura ralada, 1 concha de feijão, 1 filé de carne bovina magra (150 g , patinho) grelhado com cebola.

Lanche da tarde: mix de castanhas feito com 1 colher (sopa) de semente de girassol, 2 amêndoas, 2 castanhas-do-pará e 3 damascos secos.

Jantar: 1 prato (grande) de salada com acelga e alface roxa, temperada com 1 pitada de sal e azeite, 3 colheres (sopa) de purê de couve-flor, 1 posta de salmão (120 g) grelhado no limão e ervas com rodelas de mandioquinha.

5º dia
Café da manhã: 1 copo de suco verde, 2 fatias de pão integral com 1 ovo mexido temperado com açafrão-da-terra em pó.

Lanche da manhã: 1 pera e 2 nozes.

Almoço: 1 prato (grande) de salada com acelga, chuchu e cenoura, temperado com 1 pitada de sal, vinagre de maçã e azeite, 4 colheres (sopa) de arroz integral, 1 concha de feijão 3 colheres (sopa) de frango em cubos refogado com tomate, cebola, alho e manjericão.

Lanche da tarde: Mix de frutas desidratadas feitas com 3 damascos, 1 banana, 1 colher (sopa) de goji berry, 1 colher (sopa) de uvas passas brancas, 1 xícara de chá verde.

Jantar: 1 prato (grande) de salada de folhas verdes temperadas com 1 pitada de sal, azeite e limão 1 escumadeira de macarrão integral com molho a bolonhesa.

6º dia
Café da manhã: 1 xícara de chá verde, 4 torradas integrais com cottage 1 taça média de melancia e melão picadinhos polvilhados com 1 colher (sobremesa) de granola sem açúcar.

Lanche da manhã: 1 iogurte desnatado com 1 colher (chá) de farinha de chia.

Almoço: 1 prato (grande) de salada com rúcula, cenoura, ervilha e beterraba, temperada com 1 pitada de sal e azeite e sumo de limão 3 colheres (sopa) de arroz integral com lentilha, 1 filé de peixe (120 g) assado com vinagrete.

Lanche da tarde: mix de castanhas feito com 3 nozes, 3 castanhas-de-caju e 1 colher de semente de abóbora, 1 maçã.

Jantar: 1 prato de salada com  rúcula e tomate, temperada com 1 pitada de sal, azeite e vinagre de maçã, 3 colheres (sopa) de arroz com legumes, 2 ovos mexidos com tomate e queijo branco em cubos.

7º dia
Café da manhã: 1 copo de suco de melancia batido no liquidificador com morango, hortelã, água de coco e 1 colher (chá) de farinha de chia, 1 tapioca feita com 3 colheres (sopa) de goma hidratada e 1 colher (chá) de farelo de aveia, recheada com 1 colher (sobremesa) de ricota temperada com azeite e açafrão-da-terra em pó.

Lanche da manhã: 200 ml de suco de tomate

Almoço: 1 prato (sobremesa) de alface americana, espinafre, 2 colheres (sopa) de rabanete ralado, 2 buquês pequenos de brócolis, 1 colher (sopa) de ervilha, 3 colheres (sopa) de purê de mandioquinha com gergelim; 1 filé de frango (150 g) temperado com 1 colher (chá) de vinho branco, raspas de limão grelhado e 1 pitada de curry.

Lanche da tarde: 200 ml de suco de uva integral, 3 castanhas-do-pará

Jantar: 1 prato (sobremesa) de folhas verdes temperadas com azeite de oliva e vinagre de maçã, 1 filé de peixe (120 g) assado com cebola, pimentão, alho, 1 colher (chá) de shoyu e uma pitada de açafrão, 3 colheres (sopa) de couve refogada com cebola, alho e limão.

*Por Ivonete Lucirio | Foto Shutterstock | Adaptação Kelly Miyazzato.

Fontewww.cacador.net / Publicano no Jornal dos Agentes de Saúde do  Brasil, em  04/11/2017, às 12h24.  

Matérias em destaque:
🔂Agentes Comunitários de Caruaru aprovam novo valor de PMAQ
🔂Em sessão solene, deputados defendem regras para salários dos agentes comunitários de saúde 
🔂HOJE: II Encontro de ACS e ACE do Estado do Rio Grande do Sul 
🔂Vídeo: Carreira dos agentes de saúde foram destaques da semana
🔂Nova PNAB: Veja os Esclarecimentos da CONACS sobre o Assunto e tire suas dúvidas!





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


Agentes Comunitários de Saúde de Caruaru aprovam novo valor de PMAQ

Agentes Comunitários e de Combate às Endemias lotam a Câmara de Caruaru para garantir novo valor do PMAQ Ontem, quinta-feira (26), os ...