quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Veículo da prefeitura ocupado por agentes de saúde, fica no meio de tiroteio.

Um dos tiros que atingiu o veículo, alvejou o tanque de combustível do carro, o que impossibilitou o deslocamento do automóvel. Na foto, a Prefeitura Municipal de Salvador/BA

Pela segunda vem em dois dias, o editorial deste jornal registra mais um caso de violência envolvendo agentes de saúde. Dessa vez, uma equipe de agentes de endemias da prefeitura de Salvador, que trabalha no combate aos casos de leptospirose, ficou no meio do fogo cruzado, durante uma ação no bairro do Alto do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O fato ocorreu ontem,  quarta-feira (11). O veículo que transporta os agentes foi atingido por dois disparos de arma de fogo de grosso calibre, conforme pode ser verificado no vídeo abaixo. 

Avalie o vídeo!

Na avaliação do coordenador da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, Samuel Camêlo, a situação é de extrema preocupação, considerando que tantos os agentes de combate às endemias, quanto os agentes comunitários, trabalham sem o mínimo de segurança e há predominância de desrespeito à garantias mínimas de direitos trabalhistas, inclusive com reconhecimento com a periculosidade laboral. "Não podemos agir como se tudo estivesse bem, que amanhã será um novo dia, uma nova realidade. Não é bem assim! Estamos diante de sucessivos atos de negligência que atinge esses trabalhadores nas três espera de governo, ou seja, no município, no estado e União! Recentemente o Ministério da Saúde editou uma Nova Política Nacional de Atenção Básica - PNAB, que praticamente acaba com a existência dos os agentes de saúde (ACS/ACE) do SUS. Não podemos assistir esse desmonte da saúde pública de nosso país e ficar de braços cruzados, sem nos mobilizarmos contra tal absurdo," declarou Samuel.


Um dos tiros que atingiu o veículo, alvejou o tanque de combustível, o que impossibilitou o deslocamento, portanto, mantendo os agentes no local do tiroteio. "Foi um grande susto, ficamos apavorados, mas, graças a Deus, nenhum dos colegas foi ferido", relatou um dos agentes de endemias. Logo após os fatos que descrevemos, aliviados por terem sobrevivido ao episódio, os servidores produziram esse vídeos, descrevendo a dimensão do risco a que foram submetidos e por pouco não foram atingidos, conforme revela as marcas dos tiros cravadas no veículo.

Fonte Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, publicado em 12/10/2017, às 19h25.   

🔂Vídeo: Carreira dos agentes de saúde foram destaques da semana
🔂‘A nova PNAB é uma volta ao passado’
🔂Nova PNAB: Veja os Esclarecimentos da CONACS sobre o Assunto e tire suas dúvidas!





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


05/10: Dia de Manifestação Nacional dos Agentes de Saúde nos Municípios

No dia Nacional dos  Agentes Comunitários de Saúde a categoria se prepara para mais uma Grande Mobilização Nacional Valeu a pena...