quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Justiça determina reintegração de agentes comunitários e de endemias

A Justiça do Trabalho expediu mais uma liminar favorável aos agentes. Wellington Nanall (à esquerda) e os agentes de saúde e endemias da Serra. Foto: Reporudução pessoal

Num total de 50 agentes demitidos
Com a liminar serão oito servidores beneficiados, já que outros quatro foram reintegrados recentemente. Ação será julgada em dezembro

A Justiça do Trabalho expediu mais uma liminar favorável aos agentes comunitários de saúde e agentes de comunitários de combate às endemias demitidos pela Prefeitura da Serra.

Conforme decisão da juíza Fátima Gomes Ferreira, titular da 5° Vara da Justiça do Trabalho, a Prefeitura da Serra deve reintegrar aos seus quadros 04 agentes de saúde e de endemias da cidade. A magistrada justificou que a Prefeitura não comprovou a legalidade na dispensa, nos termos das leis federal e estadual. 

Redes Integradas da Mobilização Nacional:

A decisão beneficia os servidores Luciana Viana Costa, Farney Gama Banhos,Wesley Oliveira Pinto e Vagton Luiz Rangel. As ações foram movidas de forma individual. 

No dia 16 de agosto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura da Serra demitiu 50 agentes de endemias. A ação foi precedida por uma série de exames médicos aos quais os agentes foram submetidos, sem justificativa da Sesa.
Após as demissões, alguns profissionais procuraram o Sindicato Estadual dos Agentes de Saúde e Agentes de Combate a Endemias (Sindacse-ES), conforme o presidente, Welington Nanall. 

“Oferecemos assistência jurídica e foi interposta a ação de n.° 0001349-34.2017.5.17.0005. Os agentes foram representados pelo advogado Marco Aurélio R. Goubett. O SINDACSE está vigilante aos abusos cometidos pelo gestores municipais da Secretaria Municipal de Saúde”, disse Nanall.

Ele acrescentou que oito agentes já ganharam na Justiça o direito a voltar aos postos de trabalho.  “O julgamento final será na primeira quinzena de dezembro. De 50 já foram reintegrados quatro, agora mais quatro. Estamos entrando com ações individuais e, além da reintegração, estamos pedindo indenização para os agentes demitidos”, apontou o sindicalista. 

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra foi procurada, mas até o momento não se posicionou sobre o retorno dos agentes. 

Fonte portaltemponovo.com.br / Jornal dos Agentes de Saúde do  Brasil, publicado em 
19/10/2017, às 09h37.   

🔂Reajuste e Blindagem: Lideranças de SP, RJ e GO se articularam no fortalecimento da luta
🔂Vídeo: Carreira dos agentes de saúde foram destaques da semana
🔂‘A nova PNAB é uma volta ao passado’
🔂Nova PNAB: Veja os Esclarecimentos da CONACS sobre o Assunto e tire suas dúvidas!





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


Agentes Comunitários de Saúde de Caruaru aprovam novo valor de PMAQ

Agentes Comunitários e de Combate às Endemias lotam a Câmara de Caruaru para garantir novo valor do PMAQ Ontem, quinta-feira (26), os ...