quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Em sessão solene, deputados defendem regras para salários dos agentes comunitários de saúde

Agentes comunitários de saúde ocuparam o Plenário e as galerias da Câmara

Parlamentares defenderam nesta quarta-feira (4), durante homenagem ao Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 22/11, que fixa regras para a remuneração desses profissionais.

Segundo a proposta, a futura regulamentação deverá prever a assistência financeira da União aos estados e municípios para o pagamento do piso salarial, com dotação orçamentária própria e exclusiva, sem possibilidade de limite de despesa.

“Tenho certeza que seremos vencedores, pela presença de diversos deputados nesta sessão solene”, disse o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), relator da PEC em comissão especial e autor do requerimento para a homenagem na Câmara.

Redes Integradas da Mobilização Nacional:

Os agentes entram nos lares e propõem diálogos com a população. Sem os agentes comunitários na plenitude, não há atenção básica plena dentro do Brasil”, afirmou o deputado Mandetta (DEM-MS), que presidiu a comissão especial.

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que os deputados estão atentos a esses profissionais. “Estamos fixando o piso salarial e diretrizes para a carreira. Isso afasta as muitas incertezas que existem. A segurança jurídica é muito benéfica”, afirmou.

A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ilda Angélica Corrêa, lembrou que mais de 300 mil pessoas atuam no controle e erradicação de doenças no País. “Pedimos aos deputados que, ainda neste ano, reajustem o piso salarial”, disse.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:
PEC-22/2011

Reportagem - Alex Akira
Edição - Ralph Machado

Agência Câmara Notícias


Fontewww.cacador.net / Publicano no Jornal dos Agentes de Saúde do  Brasil, em  04/11/2017, às 12h24.  

Matérias em destaque:

🔂Agentes Comunitários de Caruaru aprovam novo valor de PMAQ
🔂Vídeo: Carreira dos agentes de saúde foram destaques da semana
🔂Nova PNAB: Veja os Esclarecimentos da CONACS sobre o Assunto e tire suas dúvidas!





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


Agentes Comunitários de Saúde de Caruaru aprovam novo valor de PMAQ

Agentes Comunitários e de Combate às Endemias lotam a Câmara de Caruaru para garantir novo valor do PMAQ Ontem, quinta-feira (26), os ...