quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Livian Merlino é a nossa Agente em Destaque dessa semana

Essas pessoas lindas são agentes de transformação da Clínica da Família Erivaldo Fernandes Nóbrega 

Agente em Destaque da semana

Vamos conhecer um pouquinho da rotina de uma Agente Comunitária de Saúde da Clínica da Família Erivaldo Fernandes Nóbrega! Livian Merlino nos permitirá entender melhor a dinâmica de seus colegas, por meio de uma perspectiva que ela mesmo descreveu. Vamos lá?

Vamos à fala da ACS Livian Merlino (com uma mensagem maravilhosa, que ela publicou em ser perfil e nos marcou para termos acesso)

Meu bate-papo hoje é com você, usuário (a) da clínica da família ou simplesmente, você, que ainda não usou a clínica!

Hoje, debaixo de um sol escaldante, de 37°, em plena zona norte do Rio de Janeiro, estava eu, na correria, saindo da casa de um paciente acamado e à caminho para a casa de outro um paciente. Durante o percurso, parei pra tirar essas fotos e me veio a seguinte reflexão: Como os agentes de saúde são extremamente cobrados e o retorno é quase zero!

A gente caminha debaixo de sol, debaixo de chuva, procura saber se o paciente está bem, acolhemos aos necessitados, procuramos saber como andam aqueles que estão acamados e restritos ao lar, na sua maioria idosos nessas condições, nós atendemos moradores de rua, crianças, jovens, gestantes, hipertensos, diabéticos, tuberculosos, deficientes físicos, procuramos levar boas notícias com sorriso no rosto e o coração na mão. Pois, é assim que somos! Nós cumprimos mais de 15 horas semanais de escalas pesadíssimas dentro da clínica da família e, ainda, temos que dar conta de 745 pessoas. Sim, cada agente comunitário precisa cadastrar e acompanhar 745 pessoas! Cada agente precisa, no mínimo, realizar 144 visitas mensais às famílias. Somos 5.200 agentes no município do Rio de Janeiro, e atendemos, ao todo, cerca de 3 milhões e 874 mil cariocas. Já, no estado do Rio de Janeiro, somos 18.000 agentes e atendemos 13 milhões e 410 mil pessoas. Somos mais de 300.000 agentes no Brasil todo! É uma responsabilidade imensa.

E, com o gigantesco número de atribuições que temos, obviamente, sobra pouquíssimo tempo pra nos dedicarmos à quem mais necessita: os nossos pacientes! Então, prezado usuário das clínicas da família, quando você encontrar com um agente comunitário de saúde na rua, por favor, não pergunte se ele está passeando! Por acaso, alguém pergunta ao carteiro se ele está dando "umas voltinhas na rua"? Óbvio que não! Da mesma forma, a essência e a principal atribuição do agente é realizar as visitas domiciliares (trabalho externo) e não trabalho interno. Nosso salário vem atrasado quase todo mês, mas estamos sempre ali cumprindo nossos horários e nossas inúmeras tarefas que nos sobrecarregam dia após dia.

Portanto, meu amigo e usuário da clínica da família, só nos resta pedirmos o seu apoio! Precisamos da sua confiança e da sua sensibilidade. O agente comunitário de saúde é que promove a sua saúde e seu bem estar, que abre as portas pra que você tenha o melhor atendimento médico e que fortalece o vínculo com a clínica, trabalhando na prevenção das doenças, pra que, mais tarde, você não precise passar sufoco nos grandes hospitais caóticos da nossa cidade.

Não deixe de dar um abraço no seu agente, de elogiar no telefone da prefeitura do seu município (tel do Rio: 1746), quando o seu agente te atender. 

Sei que temos nossas falhas, mas nos ajude a sermos melhores sempre em nosso trabalho, segure em nossas mãos, pois juntos, nós somos a força!

Obrigada,  Livian. ❤️
#CariocACS 🌼

 Rio de Janeiro. 9 de outubro às 19:56.

Twitter: A nossa Agente em Destaque da semana está nas Mídias Sociais da MNAS

UMA PALAVRA 

Quanto profissional, a valorização do que se produz vai muito além do realizar rotinas requeridas, tendo como contra partida o salário ou benefícios. Valorizar-se é reconhecer a importância do que do que se produz. É ter a certeza de que a qualidade ou excelência do que está sendo feito tem uma essência inqualificável monetariamente ou por qualquer que seja a recompensa possível. É olhar-se como um agente de transformação, mesmo quando as adversidades pareçam produzir efeitos contrários ao que se espera. A excelência do reconhecimento é, simplesmente, como se olhar num espelho e constatar que foi feito o melhor. NÃO HÁ RECONHECIMENTO MAIS DIGNIFICANTE DO QUE ESTE! Parabéns, Livian Merlino! Você valoriza a SUA categoria!

Samuel Camêlo - Coordenador do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (ACS/ACE).

VOCÊ TAMBÉM DESEJA NOS DIZER ALGO?

Então, você deseja valorizar o seu trabalho, a sua categoria, exatamente como Livian fez? Siga o exemplo dela e nos envie um link, via página do coordenador, clique aqui!

Juntos Somos Mais Fortes!

🔂Nova PNAB: Veja os Esclarecimentos da CONACS sobre o Assunto e tire suas dúvidas!





https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


05/10: Dia de Manifestação Nacional dos Agentes de Saúde nos Municípios

No dia Nacional dos  Agentes Comunitários de Saúde a categoria se prepara para mais uma Grande Mobilização Nacional Valeu a pena...