sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Novas diretrizes da atenção básica no SUS entram em vigor; estrutura de equipes e gestão de recursos irão mudar

VÍDEO: Agentes comunitários de saúde podem assumir papel de agentes de endemias na nova configuração da atenção básica do SUS (Gabriela Castilho/G1)

O governo federal aprovou regras que flexibilizam a organização da atenção básica, a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde. Publicadas no Diário Oficial nesta sexta-feira (22) , as medidas incluem mudanças na administração dos recursos na esfera municipal e na maneira como as equipes de agentes de saúde irão atuar.
Por Monique Oliveira
Nova PNAB foi divulgada no DOU

Veja o que o Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald dos Santos, fala sobre a revisão da PNAB

As mudanças no Plano Nacional de Atenção Básica (PNAB) estabelecem que os municípios tenham autonomia para o direcionamento dos recursos federais que recebem. Isso significa que parte da verba destinadas a programas como o Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) possam ser destinadas a outras iniciativas.

Já em relação à mudança na forma de trabalho dos agentes, as novas diretrizes preveem, entre outras medidas, que aqueles encarregados de combater endemias – que cuidam dos cuidados com a disseminação do Aedes aegypti, por exemplo – vão poder também cuidar de doenças crônicas e assumir atribuições das equipes de atenção básica, como a medição da glicemia.

Agentes de endemias realizam mutirão contra a dengue no bairro Taquari, em Rio Branco. Nova regra do PNAB planeja que agente tambem cuide de outras doenças (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)

Críticas às mudanças.
“Essa mistura que eles estão fazendo com agentes de endemias e agentes de atenção básica é suspeita porque o que deveria ser promovido, na verdade, é aumento do número de equipes”, diz Laura Macruz Feuerwerker, professora-associada da Faculdade de Saúde Pública de São Paulo.

Veja outras críticas e informações sobre os impactos da Nova PNAB, no vídeo acima!

Direitos autorais: Permitida a reprodução, desde que seja citada as fontes.   

Fonte Portal G1 / Publicado no Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil. 22/09/2017 08h23.   






https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


Agentes Comunitários de Saúde de Caruaru aprovam novo valor de PMAQ

Agentes Comunitários e de Combate às Endemias lotam a Câmara de Caruaru para garantir novo valor do PMAQ Ontem, quinta-feira (26), os ...