sexta-feira, 15 de setembro de 2017

CONASEMS: Prefeitos e secretários de saúde devem barrar ida dos Agentes de Saúde à Brasília

XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que teve por tema nesse ano: "Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS." Ocorrido nos dias 12 e 15 de julho/2017, em Brasília, elegeu Mauro Junqueira como presidente do CONASEMS

Recentemente a MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, por meio de alguns dos grupos estaduais que administra, considerando que a Mobilização administra pelo menos dois grupo em cada estado brasileiro, recebeu a notícia de que o Presidente do CONASEMS, Mauro Junqueira, havia feito insinuações para que os prefeitos não apoiassem os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, em relação a aprovação da PEC 22/2011, que garante o reajuste do Piso Nacional.

🔂 CNM e CONASEMS e a busca pela aprovação das alterações na PNAB, em desfavor dos Agentes de Saúde (ACS e ACE)


Mauro Junqueira presidente do CONASEMS e considerado um dos pais da Nova PNAB

Segundo o texto compartilhado, o presidente do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) teria feito tais insinuações  durante a posse da nova diretoria do COSEMS/BA, vejamos o material na íntegra.

A cerimônia de posse da COSEMS-BA, ocorrida na manhã do dia 11/09, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, para dois anos de gestão. 

A cerimônia de posse da COSEMS-BA contou com a presença do presidente do Conasems, Mauro Junqueira, do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, do presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Ricardo Mendonça, do deputado Federal, Antônio Brito e do deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia legislativa, Alex de Piatã.

Texto atribuído a Edimeia Gonçalves da Silva, Presidente do Sindracs / NE - Bahia

Olá colegas, com muito desprazer, venho relatar que o presidente reeleito do CONASEMS, Mauro Junqueira, Secretário de Saúde do Município de Carmo de Minas /MG, fez uma declaração polêmica sobre os ACS e ACE em sua posse, que foi testemunhada pela colega Edimeia Gonçalves, na qual indignada relatou e compartilhou nas redes sociais:

"Participando da posse da nova diretoria do CONASEMS e do seminário de licitação na gestão pública na ultima segunda-feira, 11/09, tive o desprazer de ouvir a fala do presidente do Conasems,
Mauro Junqueira, incita os prefeitos e secretários de saúde presentes ao evento a retirarem o apoio às viagens dos Agentes a Brasília, para que não tenhamos êxito na busca pela aprovação da PEC 22, que segundo ele "será o fim da atenção básica".

Ele foi ainda mais longe e proferiu a seguinte fala:

"(..) Os repasses do SUS estão congelados por 20 anos, se o reajuste passar vamos ter que remanejar verbas de onde não podemos, ai será o fim da atenção básica! Não precisamos desse modelo de atenção básica, onde o agente comunitário chega na casa e diz: Oi d. Joana, tudo bem? Como está a senhora? Assine aqui minha ficha", falou Junqueira.


Mauro Junqueira se posicionando contra a categoria!
Junqueira continua dizendo: "- Onde os agentes de combate às endemias chegam nas casas sobem nos tanques e colocam o remédio e embora, uma classe onde não há interação,  um não colabora com o trabalho do outro porque não é a sua função. O que precisa ser feito é um curso de técnico de enfermagem para que os agentes possam ser mais complexos e multiplicadores das ações:  aferindo pressão,  fazendo exame de glicemia e curativos e etc. Os meus agentes já chamei para uma conversa e já expus "ou o curso ou estão fora, no meu município mando eu!  Municípios de Minas Gerais já estão demitindo agentes..."

Contato com a direção do Sindracs / NE - Bahia
Tentamos conversar com Edimeia Gonçalves da Silva para obter a confirmação da autoria do texto, contudo, não obtivemos sucesso.

Contato com o CONASEMS
Entramos em contato com a assessoria do CONASEMS e estamos no aguardo da resposta.

Autorizada a reprodução dessa matéria desde que as fontes indicadas abaixo sejam citadas.

Fonte Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com informações de COSEMS/BA e atribuídas a Edimeia Gonçalves da SilvaPublicado em 15/09/17, às 12h02.  






https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


Agentes Comunitários de Saúde de Caruaru aprovam novo valor de PMAQ

Agentes Comunitários e de Combate às Endemias lotam a Câmara de Caruaru para garantir novo valor do PMAQ Ontem, quinta-feira (26), os ...