quarta-feira, 30 de agosto de 2017

É Falsa a noticia de Projeto do senador Dalírio Beber anular os Pisos Salarias dos Agentes de Saúde e do Magistério

Senador Hélio José (DFrelator de proposta do PLS 409/2016


O editorial deste Jornal recebeu uma serie de solicitações de esclarecimento sobre a veracidade da notícia publicada nas redes sociais, sob o título “Projeto que anula os Pisos Salariais dos Agentes de Saúde do Magistério teve parecer favorável no Senado.” A notícia, de conotação alarmante chegou a provocar indignação e desconforto nos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), contudo, ela não passa de especulação de cunho sensacionalista, que pode ter conotação político-partidária ou uma imatura pretensão de chamar a atenção das categorias, que tal tipo de matéria prejudica, no caso, os ACS, ACE e profissionais do magistério.

🔂VÍDEO: Dinheiro Público é Desperdiçado pelo Ministério da Saúde. Ministro tentou se justificar.
🔂VÍDEO: CNM e CONASEMS se mobilizam pela aprovação das alterações na PNAB

Não merece nenhuma credibilidade um veículo que contribui com esse tipo de abuso!

A notícia que envolve o relator senador Hélio José (DF),  permite reajustes abaixo da inflação de pisos salariais nacionais. Ele já havia decidido em retirar o voto favorável à matéria que havia emitido. O senador disse que foi procurado por representantes de centrais sindicais, dos professores e dos profissionais de saúde, alertando que o seu voto poderia provocar perdas salariais. Ele decidiu realizar uma audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos para ouvir os trabalhadores sobre o PLS 409/2016, de autoria do senador Dalírio Beber (SC). Confira a reportagem de Marcella Cunha, da Rádio Senado.


Senador Dalírio Beber (SC) 

Abaixo transcrevemos o texto do PLS 409/2016 na íntegra. Não há referência alguma em "anular" piso algum. Portanto, a notícia é falsa!

Qual o entendimento sobre esse tipo de notícia especulativa?

Conforme a análise de nosso editorial, a origem dessa notícia é o que podemos classificar como Fake News (Mídia Falsa). São elas que superlotam o universo virtual com spams (lixo eletrônicos), notícias que não constroem, apenas dificultam a vida da sociedade.

É lamentável que os ACS, ACE e profissionais do magistério sejam alvo desse tipo de irresponsabilidade. Algo de extremo mau gosto!
É fato que a proposta permite reajustes abaixo da inflação, contudo, não há informação alguma sobre anulação de piso algum.

Como evitar as notícias falsas?
É fundamental avaliar a fonte. Se é uma notícia de impacto, ou seja, de grande relevância, inevitavelmente estará nos principais portais de notícias. 

Vamos às informações verdadeiras sobre o tema (direto da fonte, sem a interferência da Fake News):

PROJETO DE LEI DO SENADO nº 409, de 2016

Autoria: Senador Dalirio Beber
Assunto: Administrativo - Servidores públicos.

Ementa e explicação da ementa
Ementa: Estabelece mecanismos para atualizar os pisos salariais nacionais de servidores nos casos que especifica.

Explicação da Ementa:
Possibilita que a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios atualizem os pisos salariais nacionais de servidores pela taxa de crescimento nominal da soma das receitas tributárias próprias com as transferências recebidas, caso esta seja inferior à variação do IPCA.

Relator atual: Otto Alencar 
Último local: 24/05/2017 - Comissão de Assuntos Econômicos (Secretaria de Apoio à Comissão de Assuntos Econômicos)
Último estado:  24/05/2017 - PRONTA PARA A PAUTA NA COMISSÃO






https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


Campanha Nacional pela Aprovação do PLC 56/17

Bem-vindo ao Canal Especial pela Aprovação do  PLC 56/2017  antigo  PL 6437/16 Acompanhe as novidades sobre o PLC 56/17 20/09/ 20...