sexta-feira, 2 de junho de 2017

Agentes de Saúde foram destaque no Programa Bom Dia Brasil da Rede Globo

Baixa procura por vacina contra gripe leva as Secretarias de Saúde agentes de saúde recorrer aos à população em vários locais pelo país

As Secretarias Municipais de Saúde dos mais diversos municípios brasileiros manifestam preocupação com o baixo índice de cobertura da vacinação contra a gripe a crianças e gestantes.  Por conta dessa baixa adesão o Ministério da Saúde prorrogou a campanha até o dia 9 de junho e as secretarias de Saúde estão recorrendo ao suporte dos Agentes de Saúde. Foi exatamente isso que o Programa Bom Dia Brasil, sob o título "Baixa procura por vacina contra gripe leva agentes de saúde até a população em vários locais pelo país." Numa belíssima matéria, que destaca a importância do trabalho profissional daqueles que estão na ponta, garantindo que a saúde pública realmente atinja as suas metas.

Conheça alguns mitos sobre a vacina da gripe

É preocupante vermos que muitos que têm a vacina gratuita à disposição não querem, exatamente em consequência de diversas questões, entre as quais o acesso a informações incorretas, no caso, os boatos. Enquanto outros que não fazem parte dos grupos de risco procuram as unidades querendo a vacina”, comentou Samuel Camêlo - Coordenador Nacional da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde.


Acredita-se que boatos sobre reações alérgicas podem estar contribuindo para que muitas pessoas do público alvo não tomem a vacina. 

Na opinião do coordenador da MNAS é muito importante que todos tenham o cuidado com o que está sendo compartilhado nas redes sociais. "Nas diversas redes que administramos, orientamos os membros para que não compartilhem informações sem prévia análise do conteúdo, inclusive com análise da fonte. Esse cuidado visa prevenir boatos perversos que apenas prejudicam a sociedade," concluiu o Samuel.

As pessoas devem conversar com os profissionais de saúde e não se deixar influenciar por boatos. É de conhecimento geral, que não existe nenhuma notificação de reação da vacina que coloque em risco a vida das pessoas.

É importante que a população entenda que as Secretarias de Saúde estão abastecidas com a vacina, que é produzida com vírus morto e que por isso mesmo não tem a capacidade de provocar males ao organismo humano, o que eles fazem é ativar o sistema defesa (imunológico) num período estimado de 15 dias.

Até agora, estima-se que a vacinação tenha atingido apenas 72,41% de crianças, 58,83% de gestantes e 70,73% das mulheres de até 40 dias após o parto.

A reprodução desta notícia é autorizada desde que contenha a autoria do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Health Agents were featured in the Bom Dia Brasil Program of Rede Globo
Fonte: Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil Publicado em 02/06/17, às 15h47.
Los agentes de salud se destacaron en el Programa Bom Dia Brasil de la Red Globo
Leia Também:
🔂 O que é assédio Moral e o que não é...
🔂Agente Comunitário e esposa foram encontrados mortos
🔂Extrema violência marcaram manifestações das Centrais Sindicais em Brasília
🔂Terceira parada do ano: Agentes de saúde param por cinco dias e só retornam após decisão
🔂Conass: tenta descaracterizar proposta que pode salvar os Agentes de Saúde (ACS/ACE)
🔂Vídeo: Bandidos se passam por agentes de saúde para aplicar golpe na população
🔂Reação contra a Tentativa de extinção dos Agentes Comunitários e de combate às endemias
🔂Agente de Saúde: Saiba como garantir o seu “Reajuste do Piso Nacional”
🔂CÂMARA: Projeto pode unificar atribuições de agentes comunitários, diz sindicalista
🔂O trabalho dos agentes de saúde gera uma economia mensal de quase 4 bi aos cofres públicos
Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


05/10: Dia de Manifestação Nacional dos Agentes de Saúde nos Municípios

No dia Nacional dos  Agentes Comunitários de Saúde a categoria se prepara para mais uma Grande Mobilização Nacional Valeu a pena...