sábado, 10 de dezembro de 2016

Em sua cidade o Agente de Saúde recebe PMAQ?

Se você é Agente de Saúde e participa do PMAQ, então informe que a sua cidade recebe

Pesquisa voltada aos Agentes de Saúde que recebe o PMAQ - Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Se a SUA CIDADE participa, então, use a CAIXA DE DIÁLOGO abaixo para informar a cidade e estado!

Esta pesquisa facilitará o acesso dos municípios que ainda não são contemplados pelo benefício. Os resultados desta pesquisa estará disponível nesta página, além de ser amplamente divulgado nas Redes Sociais integrada a MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde.

https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif




PMAQ É um programa que tem como principal objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde. Leia mais sobre o assunto, clique aqui!


Adesão e contratualização

PMAQ, Portaria Nº 1.645, de 2 de outubro de 2015, Dispõe sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

Quantas equipes de atenção básica por município poderão aderir no PMAQ?

Para a adesão em 2011 (correspondendo ao período 2011-2012), por município, foi definido que o teto de Equipes de Atenção Básica (EAB) será de 50% do número de equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Cada município poderá aderir o equivalente a 50% de suas Equipes de Saúde da Família (SF). Exemplo: Um município com 24 equipes de SF e 5 EAB que se organizam em outras modalidades, poderá aderir o equivalente a 50% de suas equipes de SF, podendo incluir neste número EAB com outras modalidades. Nesse caso, o limite de adesão desse município será de 12 de suas 29 equipes. Quando 50% resultar em um número com fração, este será arredondado para cima. Quando houver adesão de EAB de outras modalidades (dentro das condições previstas "parametrização" no  programa), o cálculo do teto por município será feito considerando a equivalência dessas com as equipes de saúde da família (conforme previsto no programa). Nos casos em que a cobertura da ESF é igual a zero, o município poderá aderir inicialmente com 1 (uma) EAB. Os municípios com apenas 1 (uma) equipe de saúde da família poderão fazer a adesão dessa equipe.

Posso cadastrar todas as equipes de ESF e de UBS Tradicionais?

Sim, é possível cadastrar todas as equipes. No Sistema de Gestão de Programas do DAB (SGDAB) o gestor municipal após todas as EAB estiverem cadastradas (Adesão das EAB), fará a homologação com ordenamento/ranqueamento das EAB do seu município, ou seja, irá numerar as equipes por ordem de prioridade para adesão. Continue lendo!


Fonte: Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.agentesdesaude.com.br

Agentes Comunitários de Saúde de Caruaru aprovam novo valor de PMAQ

Agentes Comunitários e de Combate às Endemias lotam a Câmara de Caruaru para garantir novo valor do PMAQ Ontem, quinta-feira (26), os ...