sábado, 29 de outubro de 2016

Candidata se recusou a assinar termo de compromisso com agentes de saúde em Caruaru (PE)

Raquel Lyra recebe apoio de pequeno grupo no município de Caruaru

Embora o Jornal Folha de Pernambuco, um dos maiores jornais em circulação em Pernambuco tenha noticiado o apoio de um grupo (aproximadamente 50 agentes) de agentes comunitários de saúde (ACS) e  agentes de combate às endemias (ACE)  à candidata Raquel Lyra (PSDB), tendo esta apresentado parte de suas propostas para a saúde do município, contudo, a candidata se recusou a assinar o Termo de Compromisso com a categoria. Estima-se que Caruaru tenha mais de 900 agentes, entre ACS e ACE, no caso, Raquel recebe o apoio de menos de 10% dessas categorias.

Diferentemente do caso citado, o candidato Tony Gel (PMDB), que assinou um Termo de Compromisso com a categoria, representada pelo seu sindicato, o SINDACSE Agreste, se responsabilizando em viabilizar as pautas defendidas pelos agentes. Além disto, Tony se comprometeu em analisar cada demanda apresentada pelo presidente sindical Natalício Faustino.

Os ACS e os ACE estiveram reunidos, no dia 11 desse mês, no Teatro João Lyra Filho, para declarar apoio à candidata a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra. Apesar do momento oportuno, a candidata apenas se posicionou verbalmente, tendo se recusado a assinar qualquer documento que pudesse estabelecer qualquer compromisso com os agentes.

"Os agentes comunitários de saúde e de endemias são peças fundamentais para a qualidade do serviço de saúde no nosso município. Me comprometo com vocês que teremos na prefeitura uma mesa permanente de negociação visando a valorização do servidor e a humanização do serviço. Para isso, conto com a contribuição de vocês para passar nossa mensagem para as pessoas", comentou Lyra. (Publicado no Blog da Folha em 11/10/16)

Apesar das palavras de reconhecimento sobre a importância sobre o trabalho dos ACS e ACE, Raquel não apresentou nenhum posicionamento sobre as pautas defendidas pela categoria.

Tony Gel e Raquel Lira empatados em Caruaru - Pesquisa do instituto paraibano 6 Sigma, contratada por um pool de emissoras de Caruaru, divulgada, há pouco, aponta um empate na disputa pelo segundo turno pela Prefeitura do Município entre Tony Gel e Raquel Lyra.

Se as eleições fossem hoje, Tony teria 39,9% e Raquel 39,6%. Brancos e nulos seriam 7% e indecisos 11,2%. O registro da pesquisa é o de número 02777/2016 conforme o Portal do NE10.


Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif