sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Ação da Frente Parlamentar resulta na criação de Conselho aos Agentes de Saúde

A Frente busca medidas efetivas que atendam de fato as necessidades dos Agentes de Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias

Os trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Agentes de Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias estão gerando resultados. Graças as atividades realizadas junto aos profissionais, será criado o Conselho Regional Técnico em Agentes Comunitários de Saúde (Cortacs-MT).  A solenidade está marcada para esta sexta-feira (02), às 16h, no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa. O coordenador-geral da Frente, deputado Dr. Leonardo (PSD) se diz contente em saber que esta ação vai legitimar a categoria.

"É importante para fortalecer a classe, pois os nossos agentes vêm procurando aperfeiçoar o seu perfil profissional cada vez mais, para melhor atender a saúde pública. A criação do conselho dará a eles a autoestima, pois zelará pelos princípios da ética e da disciplina da classe. Com o conselho eles serão mais valorizados, lutarão mais unidos pela causa e também é uma forma deles adquirirem a sua identidade", destacou.

FRENTE PARLAMENTAR

Segundo Dr. Leonardo, a Frente busca medidas efetivas que atendam de fato as necessidades da categoria – que hoje sofre com o baixo salário e as más condições de trabalho. A Frente pretende estimular a discussão e o aprimoramento da legislação para assegurar de forma isonômica um piso salarial em âmbito estadual, debater as diretrizes do plano de carreira da categoria e buscar o reconhecimento da atividade como sendo exercida sob condições especiais, que prejudicam a saúde e a integridade física, assegurando a esses profissionais o direito ao adicional de insalubridade.

Leia matérias completas:
Agentes de Saúde e outros servidores públicos de Jaboatão realizaram manifestação
Se você pudesse dá uma NOTA ao seu PREFEITO, qual daria?
Servidores e agentes de saúde se unem em ato pelo reajuste salarial
Agentes de Saúde poderá comprar moto isento de imposto
Efetivação de todos os Agentes de Saúde do Brasil
Curso gratuito em Gestão Pública em Saúde - UNASUS/UFMA
Agentes de saúde (ACS/ACE) lançam candidatura e buscam fortalecer a luta da categoria
Expectativa de que novo adicional poderá dobrar o salário dos Agentes de Saúde 
Agentes Comunitários e de Endemias expressam o desejo da garantia do Incentivo Adicional
MNAS reforça campanha pela Efetivação dos 200 mil agentes no Portal com mais de 43.693.033 membros ao redor do mundo
Justiça determina que Prefeitura de Monte Negro pague o Piso Nacional aos agentes de saúde
Ajuda de custo de R$ 300: Nova lei institui ajuda de custo para agentes de saúde

O deputado que é medico por profissão, trabalhou durante seis anos no Programa de Saúde da Família (PSF), e destacou a importância desses profissionais junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). "É uma categoria de extrema relevância na saúde pública, mas, infelizmente, não são valorizados como deveriam. São eles que fazem a saúde com assistência, são eles que cuidam dos pacientes na ponta. Quando atuei no PSF, 88% dos problemas se resolviam somente com a atuação desses profissionais que vão às casas, fazem o assistencialismo e prestam o trabalho corpo a corpo", ressaltou.

Fonte: Jornal Oeste e Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif