terça-feira, 9 de agosto de 2016

Santa Casa promove capacitação sobre aleitamento materno e doação de leite humano

Capacitação sobre aleitamento humano foi realizada no auditório da Santa Casa de Sobral/MS

Como parte da programação da Semana Sobralense do Aleitamento Materno, que aconteceu no período de 1 a 5 deste mês, foram realizadas capacitações nos turnos manhã e tarde da última sexta-feira (5), no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), envolvendo a temática Aleitamento Materno e Doação de Leite Humano.

Facilitadores da capacitação e agentes comunitários da saúde (ACS)

A atualização contemplou as agentes comunitárias de saúde (ACS) do município e as colaboradoras internas da Maternidade Sant'Ana da Santa Casa. Na ocasião, estiveram presentes Júlia Santos (enfermeira coordenadora do Trevo de Quatro Folhas); Mikaelly Arruda e Emanuelle Lopes (enfermeiras coordenadoras do bloco obstétrico); Renides Brasil (enfermeira coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal 2); Lorena Madeiro e Consolação Rocha (que fazem parte da terapia ocupacional da SCMS); os residentes multiprofissionais em Neonatologia/Santa Casa-INTA, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem da Maternidade Sant’Ana/SCMS.


Momento da Capacitação realizado no auditório da Santa Casa à tarde

Os momentos contemplaram atividades teóricas e práticas e foram ministrados pela nutricionista da Santa Casa, Kelle Tomais, Jéssica Silva e Ianne Marinho (nutricionistas residentes em neonatologia), Samara Andrade (nutricionista coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Regional Norte) e Atilla Albuquerque (enfermeira do bloco obstétrico da SCMS). O momento foi realizado através de uma dinâmica de abertura no auditório, onde cada participante foi convidada a dizer seu nome, função e uma qualidade pessoal, objetivando uma maior aproximação com os facilitadores.

A nutricionista Jéssica da Silva durante momento prático da capacitação

Durante as explanações teóricas foram abordados assuntos pertinentes à: importância do aleitamento materno, características nutricionais e funções do leite humano (LH), nutrição trófica, técnicas de amamentação, posicionamento adequado, ordenha de leite materno, locais de doação, critérios para realização do cadastro de doadora de LH, bem como técnicas de higiene necessárias para o desmame, conservação, transporte e pasteurização do leite humano ordenhado.

Leia matérias completas:
Curso gratuito em Gestão Pública em Saúde - UNASUS/UFMA
Efetivação de todos os Agentes de Saúde do Brasil
Agentes de saúde (ACS/ACE) lançam candidatura e buscam fortalecer a luta da categoria
São Paulo: Coordenador da MNAS participa da Oficina Nacional de Elaboração de Diretrizes...
Expectativa de que novo adicional poderá dobrar o salário dos Agentes de Saúde 
Agentes Comunitários e de Endemias expressam o desejo da garantia do Incentivo Adicional
SAÚDE PÚBLICA: Agentes de saúde poderão ter prioridade no Minha Casa Minha Vida
MNAS reforça campanha pela Efetivação dos 200 mil agentes no Portal com mais de 43.693.033 membros ao redor do mundo
Senado analisa projeto que dá benefícios trabalhistas e sociais a agentes comunitários de saúde
Justiça determina que Prefeitura de Monte Negro pague o Piso Nacional aos agentes de saúde
Ajuda de custo de R$ 300: Nova lei institui ajuda de custo para agentes de saúde



Momento prático da capacitação sobre a doação de leite humano

Também foram apresentadas imagens das ações realizadas na Santa Casa pelos residentes multiprofissionais em Neonatologia, como a criação e entrega do diploma de doadora para as nutrizes que fazem doação de leite materno ao posto de coleta. Também foi apresentado o projeto que trata da entrega do certificado de amamentação aos bebês que se encontram em aleitamento materno exclusivo, além da implementação do método mãe canguru.


O evento contou com momento teórico que abordou o aleitamento materno

A parte prática foi realizada através de uma oficina, dividida em estações, onde os participantes formaram grupos e puderam visualizar demonstrações referentes aos tipos de frascos que devem ser utilizados para doação de leite humano, identificação correta destes, tempo de conservação do leite humano ordenhado, montagem da caixa térmica e transporte do leite humano ao posto de coleta



Facilitadoras da capacitação da Santa Casa e Hospital Regional Norte

Também foi apresentado um depoimento, por meio de vídeo, de uma nutriz doadora de leite materno ao posto de coleta da SCMS sobre os desafios e conquistas enfrentadas nos processos de ordenha e amamentação. Na ocasião, os participantes da capacitação demonstraram interesse ao tema, fizeram perguntas e se comprometeram a auxiliar no processo de busca-ativa por mais doadoras de leite humano. O objetivo do momento é o de aumentar as doações externas e, consequentemente, salvar a vida de muitos recém-nascidos que se encontram internados e que não podem receber o leite da própria mãe.


Agentes comunitárias da saúde de Sobral durante capacitação

Texto: Ana Jéssica da Silva (nutricionista residente em neonatologia da SCMS/INTA).
Registro do Momento












 





Fonte: Encontro Com Saúde