segunda-feira, 23 de maio de 2016

Entrevista com o Presidente do SINACS-RJ, o homem que comandou uma greve de 4 meses e transformou a realidade dos ACS's do RJ

Francisco Vilela: o baiano que contribuiu na transformação da situação da sociedade do Rio de Janeiro

A partir do final desse mês o Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil inicial essa serie de entrevistas com alguns dos principais líderes dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

Vilela comandou uma greve que durou quatro meses, numa instituição que possuía apenas três anos de existência. Os ACS's não imaginavam o que estava para acontecer... 

A entrevista de hoje é com Francisco Vilela, baiano de Santo Antônio de Jesus. Ele é presidente do SINACS-RJ - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Rio de Janeiro.

Você é ACS há quanto tempo? Quantos agentes há em sua cidade e estado? 

Francisco Vilela: Tenho 16 anos como agente comunitário de saúde! SÃO GONÇALO TEM 1.203 ACS’s, NO RIO DE JANEIRO SOMOS POR VOLTA DE 15.000.


 Ser agente de saúde é isso...

Como você se tornou um Agente Comunitário de Saúde? 

Francisco Vilela: É UMA PEQUENA GRANDE HISTÓRIA! NO ANO DE 2001, ESTAVA EU EM MINHA JANELA, CONVERSANDO COM DEUS. COMO ERA UM LOCAL ALTO, VIA VARIAS CASAS. E FALANDO COM DEUS, PEDI QUE EU PUDESSE AJUDAR AS PESSOAS, DAI, NO DIA SEGUINTE, CHEGUEI AO MEU TRABALHO  E UMA COLEGA ME INFORMOU SOBRE UM CONCURSO PÚBLICO PRA ACS, NÃO SABENDO O QUE ERA, CHEGUEI EM CASA, PROCUREI ME INFORMAR COMO ME INSCREVER. LEMBRO ME COMO SE FOSSE ONTEM, O VALOR DE 5.00 REAIS E MAIS DE 200 MIL PESSOAS INSCRITAS. APESAR DO FATO, DEUS JÁ TINHA GUARDADO A MINHA VAGA! AINDA NÃO CONHECIA BEM O MUNICÍPIO, POIS ERA NOVATO POR AQUI E AI TUDO COMEÇOU.


Todo mundo junto e misturado...

Quais foram as suas principais dificuldades iniciais? 

Francisco Vilela: DE FAZER COM QUE A COMUNIDADE VIESSE A CONHECER O PROGRAMA NO MUNICÍPIO.

Você pensou em desistir em algum momento? 

Francisco Vilela: ESSA FRASE NÃO COMBINA COMIGO!


Francisco Vilela comandou a categoria na manifestação do dia 18/05, pelo reajuste do Piso Salarial Nacional e contra as Portarias 958/959, de 2016.

A partir de que momento você passou a defender os direitos de sua categoria? 

Francisco Vilela: QUANDO ME SENTI PRESSIONADO, POR POLÍTICOS QUE FAZIAM DOS COLEGAS ACS's, CABOS ELEITORAIS, POR CONSEQUÊNCIA DE NÃO CONCORDAR COM ESSAS ATITUDES, FUI EXONERADO DUAS VEZES.

Como é a experiência de ser um sindicalista e quais as principais dificuldades? 

Francisco Vilela: POSITIVA. FAZER OS COMPANHEIROS ENTENDER QUE SOMENTE UNIDOS CHEGAREMOS AO NOSSO OBJETIVO.

Manifestação pelo Reajuste do Piso e contra as Portarias que acabam com os ACS's: Vilela, frente ao SINACS-RJ, comanda uma categoria forte, que não foge a luta...

Desejamos que você faça uma síntese das principais vitórias obtidas pelo SINACS-RJ, sob a sua liderança. 

Francisco Vilela: O SINACS/RJ COM APENAS 3 ANOS DE EXISTÊNCIA FEZ UMA GREVE DE 4 MESES, FEZ HISTÓRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. CONSEGUIMOS O PISO NACIONAL E COM ISTO O RECONHECIMENTO DAS INSTITUIÇÕES E LEVANDO ESTE GANHO (PISO) PARA OS MUNICÍPIOS ONDE O SINACS/RJ SE FAZ PRESENTE.

A direção do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil tomou conhecimento sobre a sua candidatura à vereança da Câmara Municipal de São Gonçalo (RJ), quais as suas pretensões? 

Francisco Vilela: REGULARIZAR OS ACS NO REGIME RJ1, CONFORME A LEI 12.994/14, FGTS, VALE TRANSPORTE, INSS, PADRONIZAÇÃO DA ESF E PROFISSIONALIZAÇÃO DOS ENFERMEIROS E TÉCNICOS (REGULARIZANDO ASSIM TODA ESF E NASF), FAZENDO DESTA FORMA, UMA VERDADEIRA EQUIPE. QUANDO SE FALA ESF, FALAMOS EM CULTURA, LAZER SANEAMENTO BÁSICO E EDUCAÇÃO. ESSA É A VERDADEIRA SAÚDE. MUDANDO MINHA COMUNIDADE ATRAVÉS DO ACS, POIS ELE É DA COMUNIDADE. EU VENHO PARA TRANSFORMAR AS PERIFERIAS DE SÃO GONÇALO, ONDE NÓS SOMOS LARGADOS, QUANDO DIGO “NÓS” É PORQUE OS ACS SÃO DA COMUNIDADE.

Um líder que é ouvido...

Como a categoria tem encarado essa proposta de representatividade na Câmara de São Gonçalo? 

Francisco Vilela: POSITIVAMENTE.

Qual a avaliação que você faz sobre o trabalho desenvolvido pela MNAS Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde do Brasil?

Francisco Vilela: IMPORTANTÍSSIMA, POIS VEM UNIFICANDO OS ACS'S E OS SINDICATOS DE CATEGORIA EM TODO BRASIL.

A coordenação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil agradece a gentileza desse líder de carisma tão singular, que é o Francisco Vilela, presidente do SINACS-RJ.

Atenção!
Se você deseja fazer uma indicação de nosso próxima entrevista, use a caixa de diálogo abaixo e deixe a sua recomendação!
Não deixe de registrar a sua opinião POSITIVA sobre o trabalho desse guerreiro, afinal, não é todo dia que nos deparamos com um líder disposto como ele, não é verdade?

Veja também:
Agentes de saúde pedem revogação de portaria que desobriga municípios de contratá-los
‘Retirar o ACS das Equipes de Saúde da Família é um retrocesso no modelo de Atenção Básica...
A MNAS presta esclarecimentos sobre a Portaria 958 e 959
Agentes comunitários e de combate às endemias  Reclamam de atraso em bonificação
Benefícios para agentes de saúde são aprovados em comissão 
Paralisação Nacional Fortalece a luta dos Agentes de Saúde. Propostas divulgadas no Diário da União não é Lei Regulamentada
Agentes de saúde de Santa Maria da Boa Vista – PE aderem à Paralisação Nacional 
Agentes de Saúde de Feira de Santana se preparam para paralisação nacional do dia 18 de maio
A Pressão que vem da notícia: Mais um município passa a garantir o Incentivo aos Agentes de Saúde
Em greve, agentes de saúde cobram mediação do MP para conseguir melhorias
MNAS se posiciona contra a proposta do Coren-MG de acabar com os Agentes Comunitários 
Teresina/PI: Hanseníase e tuberculose: 400 agentes de saúde contraíram doenças de pacientes






https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif