segunda-feira, 9 de maio de 2016

Agentes de saúde de Santa Maria da Boa Vista – PE aderem à Paralisação Nacional em defesa do reajuste do Piso e demais direitos

Agentes de saúde de Santa Maria da Boa Vista fortalece a luta de Pernambuco e Nacional pelo Reajuste do Piso, Incentivo Adicional, Insalubridade etc.

Com apoio da secretaria de saúde, categoria reivindicará correção salarial de 21% em protesto coordenado pela Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde do Brasil - MNASConfederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde  - CONACS,  marcado para o próximo dia 18 de maio.

Os Agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias do município pernambucano de Santa Maria da Boa Vista já se posicionaram que vão aderir a essa mobilização nacional em defesa da correção do Piso Nacional da categoria.

Estamos mobilizando os agentes de todos os municípios para que participem da paralisação. Uma parte vai para Brasília para protestar em frente ao Ministério da Saúde”, afirma Jacinto Nascimento, presidente da Associação dos Agentes de Saúde.

O ato nacional proposto pela MNAS em dezembro/2015, teve a sua data estabelecida durante o VI Congresso da CONACS, realizado em Fortaleza entre os dias 11 e 14 de abril.

O Deputado Raimundo Gomes de Matos é o Autor da emenda a MP que garante o reajuste do Piso Nacional dos Agentes de Saúde. Saiba mais sobre a MP do Reajuste do Piso, Clique aqui!

Segundo o coordenador nacional da MNAS, Samuel Camêlo, formalmente o piso salarial dos agentes de saúde está congelado há cerca de dois anos, contudo, se for levado em conta que ele se originou de uma portaria que já existia, exatamente no mesmo valor e que deveria ter recebido um reajuste de 40%. podemos considerar que decorreram mais de três anos sem reajuste. Além de tal fato, está em andamento uma proposta de Emenda (Emenda 24 a MP 712/2016) que prevê um reajuste entorno de 21% para o Piso de R$ 1.014.  Infelizmente não existe nenhuma perspectiva de aprovação.  Se aprovada essa proposta, o piso passaria para R$ 1.232, concluiu.

Enquanto o salário de referência dos Agentes estão congelados, a infração continua subindo, assim como todos os preços de alimentos e tudo o mais. Além de injusto, o que estão fazendo com os agentes comunitários e de combate às endemias, é desumano.

Veja também:
Agentes de Saúde de Feira de Santana se preparam para paralisação nacional do dia 18 de maio
A Pressão que vem da notícia: Mais um município passa a garantir o Incentivo aos Agentes de Saúde
Em greve, agentes de saúde cobram mediação do MP para conseguir melhorias
MNAS se posiciona contra a proposta do Coren-MG de acabar com os Agentes Comunitários 
APOSENTADORIA ESPECIAL PARA OS AGENTES DE SAÚDE
Sancionada lei que altera piso salarial dos agentes de saúde
Teresina/PI: Hanseníase e tuberculose: 400 agentes de saúde contraíram doenças de pacientes
Efetivação, reajuste salarial e pagamento de retroativo: Agentes de Parintins comemoram conquistas
Iguatu/CE: Agentes de saúde garantem o Incentivo Adicional (14º) após paralisação
Após críticas da MNAS, mais um município pagou o 14º Salário (Incentivo Adicional)
Agentes de Itapajéalém do 14º, têm garantido um incentivo mensal de 50%...
Prefeitura de Guaraciaba do Norte garante o pagamento do 14º dos Agentes Comunitários
Proposta dá adicional de insalubridade a agentes. Minha Casa Minha Vida está na pauta
Camocim/CE anuncia "Piso Nacional" e doação de motos aos Agentes Comunitários de Saúde






https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif