terça-feira, 24 de maio de 2016

Agentes de Saúde classificados no concurso público da PMM recebem certificado de curso

Agentes Comunitários de Saúde classificados no concurso público da Prefeitura de Mangaratiba recebem certificado de curso de capacitação

A Secretaria de Saúde realizou na terça-feira (24) a entrega dos certificados do curso de capacitação para 27 Agentes Comunitários de Saúde classificados no concurso público. A cerimônia foi no Centro Cultural Cary Cavalcanti, no centro de Mangaratiba, e contou com a presença do secretário da pasta, Mair Bichara. O curso foi mais uma etapa do concurso da Saúde e teve como objetivo qualificar os profissionais com a visão do que é a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e as práticas diárias do Agente de Saúde. As aulas foram ministradas pelos coordenadores dos Programas de Atenção Básica da Secretaria de Saúde.

Mair Bichara acredita que o curso foi uma preparação para o dia a dia do agente: “A ideia é capacitar os nossos profissionais para que possam melhor atender as nossas famílias. Antigamente existia a prática de “cabide de empregos”, onde os profissionais eram contratados por um período, e, em seguida, eram contratados outros. Com isso, não era possível realizar o aprimoramento e dar continuidade ao serviço do funcionário”.

Veja também:
Ministério da Saúde convoca os Agentes de Saúde para debater as Portarias 958/959/2016
Agentes de saúde pedem revogação de portaria que desobriga municípios de contratá-los
‘Retirar o ACS das Equipes de Saúde da Família é um retrocesso no modelo de Atenção Básica...
A MNAS presta esclarecimentos sobre a Portaria 958 e 959
Agentes comunitários e de combate às endemias  Reclamam de atraso em bonificação
Benefícios para agentes de saúde são aprovados em comissão 
Paralisação Nacional Fortalece a luta dos Agentes de Saúde. Propostas divulgadas no Diário da União não é Lei Regulamentada
Agentes de saúde de Santa Maria da Boa Vista – PE aderem à Paralisação Nacional 
Agentes de Saúde de Feira de Santana se preparam para paralisação nacional do dia 18 de maio
A Pressão que vem da notícia: Mais um município passa a garantir o Incentivo aos Agentes de Saúde
Em greve, agentes de saúde cobram mediação do MP para conseguir melhorias
MNAS se posiciona contra a proposta do Coren-MG de acabar com os Agentes Comunitários 
Teresina/PI: Hanseníase e tuberculose: 400 agentes de saúde contraíram doenças de pacientes

Participaram também da cerimônia a coordenadora da Estratégia da Saúde, Ana Paula da Silva, Rodrigo Brandão, diretor de gabinete da Secretaria de Saúde, Lindalva Guerra, gerente de Educação Permanente em Saúde e Antonio Carlos Muller, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

OPORTUNIDADE DE SE CAPACITAR
Viviane Villela, moradora da Praia do Saco, passou em 5º lugar no concurso da Saúde e participou ativamente das aulas do curso preparatório. A nova Agente de Saúde do município, além de comemorar a sua colocação, ficou muito feliz com a oportunidade de se capacitar.
“Estou muito satisfeita com o aprendizado que obtive durante o curso. Foi muito esclarecedor, pudemos absorver o conhecimento e desmistificar diversas questões. Além de poder desfrutar do entendimento desses profissionais maravilhosos”, disse a futura funcionária da prefeitura.

TEXTO: TALITA GIRÃO
FOTO: J. ALVES BAHIA






https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif