sábado, 16 de abril de 2016

WhatsApp: como evitar o download automático de vídeos e fotos

Participe de quantos grupos desejar sem se preocupar com o espaço disponível em seu celular

#DicaDaMNASA MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (ACS/ACE) resolveu disponibilizar estas orientações em consequência das constantes queixas dos participantes dos grupos administrados por ela. O membros dos referidos grupos queixam-se por não ter espaço suficiente em seus celulares, devido aos vídeos, fotos e áudios enviados ao grupo. O que eles não sabem é que isso pode ser resolvido mudando a configuração de seu WhatsApp. É só seguir as dicas e prontos, você pode participar de quantos grupos desejar!

O WhatsApp, por padrão, baixa automaticamente vídeos, fotos e demais imagens recebidas. Ou seja, qualquer mídia do tipo enviada por um de seus contatos é baixada para seu aparelho automaticamente.  Por *Marcos A.T. Silva

Isto pode até parecer uma vantagem, a princípio e em determinados casos. Mas existem alguns problemas envolvidos: seu smartphone pode acabar ficando sobrecarregado, lotado de conteúdo que você muitas vezes nem deseja. Conteúdo este que acaba ocupando espaço na memória interna (ou no cartão de memória), e que também pode resultar em problemas caso você esteja utilizando o 3G ou o 4G.
Você também pode acabar tendo dores de cabeça com seu plano de dados, afinal, todo este conteúdo pode ser baixado quando você está longe de uma rede wi-fi.

Siga exatamente como na imagem

Existe uma maneira de evitar tudo isto, porém. Você pode configurar o seu WhatsApp para não baixar nada automaticamente ou, pelo menos, para que ele realize o download apenas mediante determinadas condições (quando o celular estiver conectado à sua rede wi-fi, por exemplo).
Já ensinamos você a enviar imagens e vídeos através do WhatsApp. Agora, veja como configurar o aplicativo de forma tal a evitar o download automático de conteúdo. Ou seja, para que os downloads sejam realizados apenas quando você solicitar, após o recebimento das mensagens:

Configurando o WhatsApp para não realizar downloads automáticos no Android

1) Abra o WhatsApp, toque no botão de menu (no canto superior direito, com os 3 pontos na vertical) e em seguida toque na opção “Configurações”;

2) Na próxima tela, toque no item “Opções de conversa”. A seguir, na tela seguinte, toque em “Download automático de mídia”:

3) No próximo passo você irá determinar o que será baixado automaticamente ou não pelo WhatsApp (imagem, áudio e vídeo), e em quais condições (“Quando utilizar rede de dados”, “Quando conectado ao Wi-Fi” e “Em roaming”):


4) Toque em cada uma das opções (veja imagem acima) e nas janelas seguintes marque ou desmarque os itens:
 5) Observe que você pode configurar (marcando as devidas opções) para que o aplicativo baixe automaticamente imagens, áudio e vídeo quando estiver conectado a uma rede wi-fi e para que ele não baixe automaticamente (desmarcando as devidas opções) quando estiver utilizando rede de dados. E assim por diante.

Para não baixar nada automaticamente, desmarque todas as opções, em todas as janelas. Após realizar os ajustes, não se esqueça de clicar em “OK”;

Configurando o WhatsApp para não realizar downloads automáticos no iPhone (iOS)

1) Abra o WhatsApp, acesse o menu “Ajustes” e vá em “Ajustes de Conversa” ==> “Download automático de Mídia”;

2) Você tem então 3 opções: “Nunca”, “Wi-Fi” e “Wi-Fi e Celular”. A opção “Nunca” impede qualquer download automático de imagem ou vídeo. Já a opção “Wi-Fi” faz com que os downloads sejam realizados apenas enquanto o smartphone estiver conectado a uma rede wi-fi.
E, finalmente, “Wi-Fi e Celular” baixa vídeos e imagens sempre que você estiver conectado à internet, seja via wi-fi ou através de 3G ou 4G.

Obviamente, para não baixar nada automaticamente, use a opção “Nunca”.

Finalizando
Realizando os ajustes acima em seu celular você pode controlar o que recebe automaticamente ou não, evita gastos desnecessários com “estouros” de franquias de dados.  Além disso, você não corre o risco de ver a memória de seu aparelho lotada de coisas das quais não precisa.

*Marcos A.T. Silva é empresário na área de TI. É apaixonado por games desde que ganhou seu primeiro Atari 2600.

Leia sobre o WhatsApp:
WhatsApp: como evitar o download automático de vídeos e fotos
10 truques para usar melhor o seu WhatsApp..
FORTALECIMENTO DA LUTA: Estados brasileiros ganham grupos do Whatsapp
Frente Parlamentar em Defesa dos ACS's e ACE' participa de Whatsapp da MNAS
Facebook: Contrato de convivência da Rede MNAS






https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif