quinta-feira, 14 de abril de 2016

CONACS realiza o seu VI Congresso Nacional e elegeu sua nova presidente

Fortaleza é sede do VI Congresso Nacional da CONACS

A CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, entre os dias 11, 12, 13 e 14 de abril, realizou o seu VI Congresso Nacional, conforme divulgações realizadas pelo Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

O CONGRESSO teve como tema “Categoria Unida para a Conquista da Sindicalização e do Plano de Carreira dos ACS/ACE.” O evento ocorreu no HOTEL MAREIRO, Fortaleza – CE.

A CONACS, em face de suas normas estatutárias, também realizou algumas deliberações exclusivas ao Congresso, além das eleições para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Ética e Disciplina bem como homologação do Conselho Administrativo da entidade.

O VI CONGRESSO NACIONAL DA CONACS contou, além das categorias de ACS/ACE, também teve a presença das Federações e Sindicatos filiados à Confederação, estes tiveram direito a votar e serem votados, considerando o número total de 45 delegados, por entidade filiada, resguardando-se aos Sindicatos Regionais ou Municipais filiados a proporção de 1 delegado para cada 5 inscritos.

A nova presidente da CONACS: Ilda Angelica Correia, agente do Ceará

Nova Presidente da CONACS – Foi eleita para conduzir a Confederação pelos próximos três anos, Ilda Angelica Correia, agente do Ceará.


Senador Tasso Jereissati

Tasso Jereissati, ex-­governador que implantou o projeto dos agentes de saúde no País, hoje senador, foi um dos convidados do congresso. Ele recebebeu uma homenagem da categoria.

Também esteve presente no evento: além do ex-governador Tasso Jereissati, o deputado federal Raimundo Gomes de Matos, representação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde e outras autoridades.


Deputado federal Raimundo Gomes de Matos

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos, um dos grandes nomes entre os apoiadores da luta dos agentes comunitários e de combate às endemias, também foi homenageado no evento. O deputado Raimundo é autor da lei que garante o Piso Salarial dos Agentes de Saúde (projeto sem as mudanças que provocaram perdas terríveis à categoria de agentes).


Francisco Herovaldo, Presidente do Sinacse Araripe

O presidente do Sinacse Araripe, Francisco Herovaldo (Exu/PE), foi um dos representantes de Pernambuco a integrar o grupo de congressistas. Em comunicação com o coordenador da Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS, Samuel Camêlo, ele descreveu o sentimento de fazer parte desse momento histórico para os Agentes Comunitários e de Combate às Endemias. Um momento de transformações não apenas quanto a Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Ética e Disciplina da CONACS, sobretudo pelas necessidades de transformação que o momento requer.


 Ilda Angelica Correia recebe o carinho dos colegas de luta

"Temos a certeza de que a presidente cearense, Ilda Angelica Correia, irá fortalecer a Confederação e, consequentemente, as lutas dos Agentes de Saúdo de todo o país. Parabéns presidente e que Deus te abençoe e te use para fazer justiça a esses trabalhadores, que merecem avanços significativos em suas rotinas laborativas," comentou Samuel Camêlo.

A MNAS parabeniza a CONACS pela realização de seu VI Congresso Nacional. Reconhece a importância do fortalecimento da representatividade da categoria de ACS/ACE. Destaca a importância de evitar a confusão entre a verdadeira representatividade do que vem a ser delegação representativa, singular à defesa de interesses partidários, longe da defesa dos direitos dos trabalhadores/as.  A Confederação tem desenvolvido um trabalho legítimo e significativo, apesar das limitações que as circunstâncias lhe impôs. Ela lutou para manter a constância, sem obscurecer os ideais defendidos pela sua Diretoria Executiva.


 Pernambucanos se fizeram presentes no VI CONGRESSO NACIONAL DA "CONACS " e fizeram homenagem ao companheiro Domes Filho, falecido no final do ano passado.

 Reconhecimento ao trabalho de Ruth Brilhante

Pernambucano é assim: chega e já faz a festa!



Galeria de imagens do VI Congresso Nacional da CONACS:


















Créditos destas imagens:  Francisco Herovaldo

Veja também:
Teresina/PI: Hanseníase e tuberculose: 400 agentes de saúde contraíram doenças de pacientes
Efetivação, reajuste salarial e pagamento de retroativo: Agentes de Parintins comemoram conquistas
Em defesa de Dilma: FENASCE levará Agentes Comunitários e de Combate às Endemias à Brasília
2ª Grande Mobilização Nacional da Saúde
Portaria 535/16: redefine a quantidade de ACE'S e define prazo para prefeituras cadastrarem...
Agentes de saúde de Pacatuba resistem na luta pela volta do incentivo financeiro
Salgueiro deve substituir agentes de saúde contratados temporariamente por aprovados em concurso
Iguatu/CE: Agentes de saúde garantem o Incentivo Adicional (14º) após paralisação
Após críticas da MNAS, mais um município pagou o 14º Salário (Incentivo Adicional)
Agentes de Itapajéalém do 14º, têm garantido um incentivo mensal de 50%...
Prefeitura de Guaraciaba do Norte garante o pagamento do 14º dos Agentes Comunitários
MNAS declara que o MS prejudicou o Brasil ao diminuir o número de ACE's
Portaria 2031/15: Garante 14º aos Agentes de Combate às Endemias
Proposta dá adicional de insalubridade a agentes. Minha Casa Minha Vida está na pauta
Camocim/CE anuncia "Piso Nacional" e doação de motos aos Agentes Comunitários de Saúde






https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif