terça-feira, 1 de março de 2016

Nota de falecimento da Agente Comunitária Dacilene Simões da Silva (Recife, PE)

Após uma vida de dedicação ao serviço comunitário, Dacilene parte para o encontro com o Eterno Deus, vitima da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

>>>> Deixe a sua mensagem em solidariedade à família de Dacilene! Use o seu Facebook, no final da página.

Noticiamos o Falecimento da Agente Comunitária de Saúde Dacilene Simões da Silva. Uma guerreira, cujo trabalho era reconhecido não apenas em sua cidade natal, o Recife, mas no estado de Pernambuco, e além das fronteiras deste.

Dacilene foi diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) a alguns meses e, após passar mais de um mês internada, lutando pela vida, faleceu hoje (01/03/16).

A doença ELA é provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal. Esses neurônios são células nervosas especializadas que, ao perderem a capacidade de transmitir os impulsos nervosos, dão origem à doença.
Não se conhece a causa específica para a Esclerose Lateral Amiotrófica. Na verdade, os médicos pouco têm o que fazer para lidar com o paciente, quado atinge determinado estágio da doença.


Após o diagnóstico da Esclerose Lateral Amiotrófica, Dacilene escreveu o livro "A descoberta com Ela." Uma bibliografia narrando a sua luta como pessoa, mulher, mãe, filha, amiga e guerreira do serviço comunitário. Nele ela descreve como a sua vida mudou com a descoberta dessa enfermidade. Apesar dos efeitos da Esclerose em seu corpo, Daci tentou manter a sua rotina, porém, a enfermidade rara avançou rapidamente e, em alguns meses, ela havia perdido o movimento de seu corpo.

Preparamos um mosaico para homenagear essa pessoa, tão maravilhosa. Ela que tanto colaborou com o trabalho social.











https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif