quarta-feira, 23 de março de 2016

2ª Grande Mobilização Nacional da Saúde.

Buscar garantir os nossos direitos também é um direito!

Todos os profissionais do seguimento saúde estão convidados a participar da 2ª Grande Manifestação Nacional da Saúde em prol da garantia de seus direitos. Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às Endemias, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Técnico de Saúde Bucal, Enfermeiros e todos os demais profissionais do seguimento, inclusive aqueles que laboram no escritório e outros setores das instituições da saúde, estão previamente convidados a integrar essa luta unificada.

Estratégia
A ação unificada nacionalmente é direcionar as manifestações na fanpage oficial da presidente Dilma Rousseff e do Ministério da Saúde, durante o período de 01 a 07 de abril de 2016. Sabendo que este último dia é o Dia Internacional da Saúde. Sugerimos que sejam tiradas fotos com cartazes destacando as reivindicações de cada categoria.

Twitter oficial do Ministério da Saúde: twitter.com/minsaude 
Twitter oficial do Ministério presidente Dilma Rousseff: twitter.com/dilmabr

Twitter oficial da presidente Dilma Rousseff recebeu manifestações da 2ª Grande Mobilização Nacional da Saúde. Além de ações realizadas na página do Ministério da Saúde e da presidência.

As categorias também poderão realizar atos presenciais próximo às Câmara Municipais de Vereadores, Prefeituras, Assembleias Legislativas Estaduais etc. As lideranças da categoria têm plena liberdade de definir as ações complementares ao que propomos aqui.

Principais reivindicações do Agentes de Saúde (ACS/ACE) 
Reajuste do “Piso Nacional,” congelado a quase três anos, conforme Emenda 24 a MP 712/2016 de autoria do deputado Deputado Raimundo Gomes de Matos. Nessa Emenda o valor do “Piso” passa a ser de R$ 1.232,00 (um mil e duzentos e trinta e dois reais) mensais, para vigorar com efeitos retroativos a partir de 1º de março de 2016.

Aprovação do Projeto de Lei 1.628/15 de autoria do deputado André Moura. Projeto que trata da aposentadoria especial, atividades regulamentadas, Insalubridade, Bolsa Moradia, efetivação dos contratados em situação precária e 30 horas semanais, sem repercussão nos demais direitos.

A ACS Vera Maria de Oliveira, coordenadora da MNAS em Uberlândia/MG, está participando da 2ª Grande Mobilização Nacional da Saúde e manda o seu recado.

Principais reivindicações da Enfermagem
Os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Técnico de Saúde Bucal e enfermeiros lutam pela aprovação do Projeto de Lei 2295/2000, que estabelece a jornada de 30 horas semanais para profissionais de enfermagem. Além da luta por melhores condições de trabalho.

A 1ª Grande Manifestação Nacional da Saúde ocorreu em 2013 e contamos com uma participação gigantesca. Nessa ocasião, contabilizamos mais de 1 milhão e 480.000 acessos as nossas ferramentas interativas.

A verdadeira representatividade
A 2ª Grande Manifestação Nacional da Saúde é um ato em defesa dos direitos trabalhistas das categorias do seguimento SAÚDE, portanto, não tem finalidade partidária!

Compartilhe estas informações, se programe com os seus companheiros de trabalho, elabore o seu material e vamos fortalecer esta luta!

A MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (ACS/ACE) e a MONAEN - Mobilização Nacional da Enfermagem tem consciência de que esse evento é para as instituições que verdadeiramente defendem os interesses dos trabalhadores e não dos governos, quer municipal, estadual ou federal!

Desde já, agradecemos a todos!

Coordenação Nacional da MNAS e MONAENF

Algumas publicações usada nessa 2ª Mobilização Nacional:













Veja também:
Após críticas da MNAS, mais um município pagou o 14º Salário (Incentivo Adicional)
MNAS defende uma Greve Nacional para 2016, ainda no início do ano
Agentes de Itapajéalém do 14º, têm garantido um incentivo mensal de 50%...
Prefeitura de Guaraciaba do Norte garante o pagamento do 14º dos Agentes Comunitários
Dilma corta ilegalmente R$ 270 milhões do Incentivo Adicional dos Agentes Comunitários
Agentes de Caruaru (PE) conseguem garantir às 30 semanais na justiça
MNAS declara que o MS prejudicou o Brasil ao diminuir o número de ACE's
Portaria 2031/15: Garante 14º aos Agentes de Combate às Endemias
Secretaria de saúde defende Agentes Comunitários após ataques de pessoas ligadas ao PT
Goiânia: Justiça determina o retorno de agente de saúde exonerado ilegalmente pelo prefeito do PT
Prefeitura de Camocim/CE entrega motos para os Agentes Comunitários de Saúde
Proposta dá adicional de insalubridade a agentes. Minha Casa Minha Vida está na pauta
Camocim/CE anuncia "Piso Nacional" e doação de motos aos Agentes Comunitários de Saúde
Sobral/CE: Vereador Fredim afirma que estão desviando dinheiro dos Agentes de Saúde  
Vídeo: Coordenador da MNAS fala ao Canal Saúde/Fiocruz sobre o descontentamento






https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif