quinta-feira, 5 de novembro de 2015

05 de novembro: Dia Nacional da Cultura


Considerado o 5º maior país do mundo em extensão territorial, o Brasil possui em sua história uma grande variedade de contribuições étnicas. Essa variedade nos tornou uma nação com uma extrema riqueza cultural.

Por esse motivo, o dia 5 de novembro foi escolhido para comemorarmos e, é claro, conhecermos um pouco mais da nossa cultura. A data também foi escolhida por um motivo muito especial, a comemoração do nascimento de Rui Barbosa (5 de novembro de 1849). Essa homenagem foi feita, uma vez que ele foi um dos nomes mais influentes na história do Brasil república, seja na questão política ou cultural.

Algumas curiosidades sobre a data:
A data foi criada em 15 de maio de 1970, pela lei nº 5579.
Existe uma condecoração chamada OMC (Ordem de Mérito Cultural) para premiar grupos artísticos, iniciativas ou instituições em reconhecimento por suas contribuições à cultura brasileira.
O OMC existe desde 1995, e já condecorou mais de 500 personalidades com a participação do Ministério da Cultura.

Leia Também:
Israel é o único país do Oriente Médio onde cristãos têm liberdade 
Vídeo: Equipe médica encontra mais de 100 larvas dentro do ouvido de um homem  
18 imagens que vão te deixar sem palavras
Os vírus, bactérias e até células de outros humanos que podem habitar nosso corpo


Agora algumas curiosidades sobre a cultura brasileira:
Na cultura brasileira encontramos predominantemente a contribuição dos seguintes povos: os indígenas, os africanos, os italianos, os portugueses e os alemães.
Outros povos, como os árabes, espanhóis, poloneses e japoneses também contribuíram para a cultura do Brasil, porém, de forma mais limitada.

A música, a culinária, a literatura, o folclore e o artesanato são as características principais da cultura brasileira.
Cada região do Brasil, mesmo pertencendo ao mesmo território, possui suas características culturais, mostrando assim, a interligação da cultura com os povos que participaram da colonização do nosso país.

Uma boa maneira de saber mais e conhecer cada detalhe da cultura brasileira é visitar os museus, que com suas particularidades, nos envolvem no contexto cultural e nos fazem ter mais orgulho de ser brasileiro.

No Guia dos Museus Brasileiros você pode encontrar diversos museus, em sua região e é claro ter vontade para conhecer todos os outros.

Autoria: Verônica Merejoli - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil






Deixe o seu comentário no espaço abaixo!



https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif