segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Servidores da Saúde de Palhoça entram em greve na terça-feira

Paralisação ocorre depois da decisão de prefeitura de cortar gratificações

Depois de mais uma tarde de protestos em frente à prefeitura, os servidores públicos municipais da área da saúde de Palhoça decidiram entrar em greve. Postos de saúde, entre outros serviços, podem amanhecer fechados nesta terça-feira. O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais (Sitrampa) estima que agentes comunitários, profissionais da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) vão aderir à paralisação, mas o número de grevistas só será conhecido na manhã de terça, quando os profissionais devem comparecer à sede do sindicato.

A comissão de greve também vai se reunir para decidir se comparece ou não à reunião marcada com o prefeito na quarta-feira — diz Luciano Pereira, presidente do Sitrampa.

Na sexta-feira, o sindicato já havia feito um manifesto em frente à prefeitura contra a decisão de corte de 20% das gratificações que os efetivos recebem. Na área da saúde, o Sitrampa estima que 95% dos profissionais podem cruzar os braços. Mesmo assim, o prefeito Camilo Martins manteve a decisão.

Veja também:
MP recomenda que Prefeitura de Jucurutu envie a Câmara, Projeto de Lei do piso
Camocim/CE anuncia "Piso Nacional" e doação de motos aos Agentes Comunitários de Saúde

Plano de valorização dos agentes de saúde não passa de "oratória" do governo, defende MNAS

Sobral/CE: Vereador Fredim afirma que estão desviando dinheiro dos Agentes de Saúde 
Vídeo: Coordenador da MNAS fala ao Canal Saúde/Fiocruz sobre o descontentamento

O corte nas gratificações vai garantir economia de R$ 500 mil até dezembro. A medida faz parte de uma série de ações tomadas para driblar a queda na arrecadação, que pode chegar a 16% até o fim do ano.

Se entrarem em greve, alguns postos de saúde serão fechados prejudicando a população, porque a prefeitura não dispõe de alternativas emergenciais porque não tem recursos — lamentou o prefeito.

Fonte: HORA DE SANTA CATARINA - Stefani Ceolla stefani.ceolla@horasc.com.br






Deixe o seu comentário no espaço abaixo!



https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif