quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Agentes de Saúde de Cuité/PB sem previsão para receber o salários de setembro

 Prefeita Euda Fabiana (PMDB) quebrou a própria palavra e não pagou salário dos trabalhadores

O coordenador da Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS em Dona Inês/PB,  Fernando Lúcio de Oliveira, informou à coordenação nacional da instituição que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da cidade de Cuité/PB, ainda não receberam o pagamento do mês de setembro. É isso mesmo, mesmo após a quinzena de outubro, a categoria não recebeu o salários de setembro. Além da falta de equipamentos de trabalho, tais como: bolsa, bonés e coletes.

Segundo informações fornecidas pelo coordenador Fernando Lúcio o secretário de Saúde, Gentil Filho, em reunião, na tarde da última quarta-feira (14/10), exigiu melhor desempenho dos trabalhadores, contudo, não informou a data  do pagamento dos salários atrasados.

Fernando informa que os Agentes Comunitários estão desesperados, sem saber o que fazer para arcar com as suas responsabilidade e sustentar as suas famílias.

Veja também:
Camocim/CE anuncia "Piso Nacional" e doação de motos aos Agentes Comunitários de Saúde

Plano de valorização dos agentes de saúde não passa de "oratória" do governo, defende MNAS

Sobral/CE: Vereador Fredim afirma que estão desviando dinheiro dos Agentes de Saúde 
Arapiraca/AL: Prefeita Célia assina projeto garantindo direitos a agentes de saúde

Prefeitura de Carazinho demite agentes de saúde 
Demissões: Sindicato questiona demissões de agentes de endemia em Juiz de Fora

Prefeito da Cidade de Dona Inês/PB anuncia demissão de agentes de saúde 
17 Agentes de Saúde foram exonerados em Cataguases/MG
CNM deixa claro que as possíveis demissões de ACS’s e ACE’s são de responsabilidade do Governo
Portarias farão com que municípios arquem sozinhos com agentes comunitários e de endemias
O Fundo Nacional de Saúde (FNS) Cortou R$ 267,8 milhões dos recursos destinados ao Agentes...
Vídeo: Coordenador da MNAS fala ao Canal Saúde/Fiocruz sobre o descontentamento

A informação oficial para o atraso, segundo os agentes que participaram da citada reunião, é que ele ocorre em consequência dos cortes realizados pelo Governo Federal e que, além de tal fato, ainda não há previsão para os pagamentos.

No mês passado uma reunião foi feita entre os agentes, o sindicato da categoria e a prefeita Euda Fabiana (PMDB). A prefeita apresentou uma proposta que requeria sacrifício dos ACS's, mesmo em face disto, a  proposta foi aceita, contudo,  a gestora descumpriu o acordo, em face das negligências do Governo Federal.

Sobre a proposta aceita pela categoria, segundo o coordenador da MNAS, ela envolvia o adiamento do incentivo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) para ser pago com o 13º salário em dezembro. A prefeita se comprometeu a manter os salários em dia, pelo menos até o final do ano.

Ao tomar conhecimento sobre a situação o coordenador geral da MNAS, Samuel Camêlo, declarou que fará o que for possível para a situação escandalosa imposta aos trabalhadores de Cuité sejam conhecidas nacionalmente. Imediatamente foi liberado para que todas as Mídias Integradas da Mobilização Nacional divulgassem os fatos descritos nesta matéria.

Fonte: MNAS Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde. Com informações do Coordenador da MNAS do município de Dona Inês/PB,  Fernando Lúcio de Oliveira.





Deixe o seu comentário no espaço abaixo!



https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif