domingo, 23 de agosto de 2015

Prefeitura de Rio Largo concede reajuste de 27,76% aos agentes de saúde


A Prefeitura de Rio Largo concedeu, na última semana, o reajuste salarial para mais uma categoria de servidores municipais. Desta vez, os contemplados foram os agentes comunitários de saúde e endemias, que tiveram os vencimentos acrescidos em 27,76%. Com o percentual, a categoria passou a ser a mais bem remunerada do Brasil. O fato foi comemorado durante café da manhã realizado nesta terça-feira (04), na sede da Prefeitura, oferecido para os profissionais contemplados com a iniciativa.

LEIA TAMBÉM
Ministério da Saúde baixa portaria cortando verba dos agentes de saúde (ACS/ACE)
Hipócritas e autoritários: Pode-se praticar cristofobia sob o pretexto de combater a homofobia?
Vencimentos de até 3.211,37: Administração regulamenta piso salarial de agentes
Veja o passo a passo de como acessar os valore repassados pelo Ministério da Saúde
Agentes comunitários e endemias decidem manter greve e fazem protesto em Salvador
Greve dos agentes de saúde de Macaíba/RN já dura quase um mês e os prejuízos se acumulam 
População pressiona e vereadores cortam em 74% os próprios salários, para R$ 970 
Quais os Municípios Pagam o "Piso Nacional?" 
Mais três cidades rejeitam ideologia de gênero em escolas
Vídeo: Coordenador da MNAS fala ao Canal Saúde/Fiocruz sobre o descontentamento
Vereador regulamenta o Incentivo Adicional (14º) aos Agentes Comunitários
Projeto regulamenta a insalubridade e Aposentadoria Especial dos Agentes de Saúde
AIDS: 25 milhões de pessoas já morreram e 2,7 milhões são contaminadas a cada ano


Ao participar da confraternização, o prefeito Toninho Lins (PSB) disse estar feliz em poder atender uma reivindicação justa da categoria concedendo o reajuste. Para ele, administração municipal vive um momento importante porque está executando várias obras em Rio Largo e está reconhecendo os funcionários públicos, com a valorização por meio reajustes e ações voltadas à qualificação profissional.

É importante que a gente permita os avanços necessários e dê uma condição de trabalho aos servidores no mínimo boa. Mas é muito importante que a gente possa remunerá-los da melhor forma possível. Eu fui o prefeito que mais construiu postos de saúde. Construi seis e vou construir mais dois. Mas essa não é a grande obra da saúde. A grande obra da saúde é diminuir os índices, é valorizar os funcionários, é cuidar das pessoas. É o que nós temos priorizado na nossa administração e é o que temos feito pelos nossos trabalhadores, pela nossa população”, declarou Toninho Lins.

Toninho informou, ainda, que o Município começará a pagar o retroativo da categoria até o dia 12 desse mês e as outras duas parcelas nos meses seguintes. O prefeito também adiantou que, a exemplo dos agentes de saúde de Brasília, a gestão deve contemplar os profissionais de Rio Largo com a implantação de tablets para o uso em trabalho. A medida deve ser adotada já a partir dos próximos meses.

Ao destacar a importância do reajuste salarial aos agentes, a secretária municipal de Saúde, Katia Born, anunciou que a Prefeitura está articulando ações para prevenção e combate às doenças virais. Entre as ações, a gestora citou a realização de mutirões de limpeza em Rio Largo, com o envolvimento de diversos órgãos municipais. Born informou, ainda, que o Município deve adquirir repelente para serem distribuídos e aplicados nos profissionais que atuam em postos de saúde e nas escolas.

O presidente do Sindicato dos Agentes e Endemias de Alagoas, em Rio Largo, Manoel Sarmento, destacou a iniciativa, lembrando que desde a gestão passada a entidade vinha reivindicando o kit para a melhoria das condições de trabalho. “Há dois anos que a gente estava lutando por esse direito e agora graças a Deus, com a gestão do prefeito Toninho Lins e da secretária Katia Born, nosso pleito foi atendido”, assinalou.

Para a agente comunitária de Endemias Cícera Vicente, que atua no Programa de Saúde da Família do Posto de Saúde José Aragão, em Rio Largo, disse que o reajuste representa não é só uma conquista, mas o reconhecimento da administração municipal à categoria. “Estamos muito felizes”, frisou.

Participaram do evento Nelson Tenório (Secretário de Governo), Juliana Paiva (Finanças) e Rafaela Torres (Desenvolvimento Social e Habitação), Helder Cavalcante (Meio Ambiente e Recursos s Hídricos), além do vice-presidente do Sindicato Estadual de Agentes de Saúde e de Endemias.








Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: Ascom/Rio Largo



https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif