segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Hemopa faz encontro com agentes de saúde na Semana do Doador

Em doze anos de existência o projeto já ministrou 48 oficinas de capacitação, com a participação de 1.101 agentes

Desde o dia 22/11, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promove semana comemorativa ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado na última terça-feira (25) e se estendendo até o próximo sábado (29). Dando continuidade à programação, a Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do hemocentro faz, nesta sexta-feira (28), o “Encontro do Projeto Agente da Doação”, com a participação de 80 técnicos dos Programas Saúde da Família (PSF) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Belém e municípios da região metropolitana, de 8h30 ao meio-dia, no auditório da fundação.

Veja também:
Agentes de Saúde prestes a deflagrar greve em Upanema/RN  Presidenta Dilma explica cada veto nos textos da Lei nº 12.994/14  (Repasse Nacional dos Agentes de Saúde) 
Mobilização Nacional em prol do pagamento do "Piso Nacional" dos Agentes de Saúde 
Justiça manda suspender a efetivação de agentes de saúde 
Agentes de saúde foram pauta na 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) Mobilização Nacional em prol do pagamento do "Piso Nacional" dos Agentes de Saúde

MNAS

O evento objetiva provocar maior integração e dar ao Hemopa a oportunidade de agradecer aos agentes de saúde, que contribuíram grandemente para o exercício do gesto da doação de sangue, além de estimular e multiplicar a promoção da doação voluntária de sangue e do cadastro de doadores de medula óssea, entre profissionais de saúde e moradores da comunidade onde atuam. As ações se desenvolvem inicialmente em oficinas e visitas orientadas à Fundação Hemopa, culminando com ações programadas e executadas pelos agentes em suas áreas de atuação.

A titular da Gecad, Juciara Farias
, informa que o projeto Agente da Doação existe desde 2002 e visa sensibilizar e capacitar agentes do PSF e do Pacs para que sejam multiplicadores e captadores de doadores voluntários de sangue e medula óssea. “Acreditamos que dessa forma eles estarão contribuindo para formação de consciência critica ao ato de doar como prática segura e indispensável. Pretendemos com encontro estimular a continuidade do trabalho que vem sendo feito até agora”, diz.

Ainda segundo a técnica, em doze anos de existência o projeto já ministrou 48 oficinas de capacitação, com a participação de 1.101 agentes, que culminaram em seis campanhas de doação voluntária de sangue interna e externa, com a adesão de 391 profissionais de saúde dos programas.

Anderson Costa Negrão, 28, é morador de bairro Coqueiro, em Ananindeua, e ACS da comunidade Seringal. Ele faz uma média diária de nove visitas às famílias do local. “Sou doador desde os 18 anos. Para mim é muito importante, pois sei que muitas pessoas precisam, e por isso posso ajudar. Já conhecia o programa Agente da Doação e participei de algumas oficinas. As informações que recebemos aqui são de suma importância para quem trabalha corpo a corpo, porque ajuda a tirar nossas dúvidas e das pessoas que atendemos também”, frisa o voluntário, de tipo sanguíneo O Positivo.

O Encontro do Projeto Agente da Doação
será aberto pela presidente do Hemopa, Luciana Maradei, seguida pela apresentação das palestras “Terapia do Riso”, “A importância da Atuação do ACS no Pará”, “O Projeto Agente da doação” e “Qualidade de Vida: E a sua como vai?”, ministradas por técnicas do Hemopa e pelo secretário de Estado da Saúde Pública, Hélio Franco.

Na Semana do Doador Voluntário de Sangue, que se encerrará no próximo sábado (29), de 7h30 às 17h, até esta quinta-feira (27), o hemocentro registrou o comparecimento de 1.403 voluntários com 1182 coletas efetivadas.

Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e pese acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original e com foto e não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado. Menores 18 anos só podem doar com a autorização dos pais ou representante legal. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, o candidato deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e portar documento de identidade original e com foto.

O Hemopa funciona para coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. E-mail: captacao@hemopa.pa.gov.br. Alô Hemopa: 0800-2808118. O calendário das próximas campanhas externas está disponível no site www.hemopa.pa.gov.br.
Mário Costa   -  Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará


 Fale Conosco!Twitter Facebook LinkEdin Youtube Gtalk: samuelcamel@gmail.com Skype: samuelcamelo     







Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará