terça-feira, 11 de novembro de 2014

Dia Mundial de Combate ao Diabetes: Confira dicas importantes para prevenção e sintomas

 
O dia 14 de novembro é o Dia Mundial contra Diabetes. A data vem sendo utilizada como alerta para o aumento da incidência do diabetes no mundo e para divulgar informações que ajudem na prevenção e controle desta doença. A International Diabetes Federation (IDF) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) encabeçam as atividades a nível mundial, enquanto o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Diabetes promovem a data em nosso país. Tendo em vista o Diabetes Mellitus ser reconhecido como um agravo debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas.

Veja também:
Justiça manda suspender a efetivação de agentes de saúde 
Agentes de saúde foram pauta na 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) 

Saiba se o seu município recebeu o repasse da União ("Piso Nacional
 
Fique atento à sua saúde e confira os tipos, prevenção e sintomas do diabetes:

TIPOS – O diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune, caracterizada pela destruição das células do pâncreas, produtoras de insulina. Consequentemente, pessoas com o diabetes mellitus tipo 1 produzem muito pouca ou nenhuma insulina e precisam fazer a reposição medicamentosa. O diabetes tipo 1 já foi chamado de diabetes juvenil, por ser mais diagnosticado em crianças e adolescentes.

Devido ao aumento dos casos de obesidade, vêm sendo registrados casos de diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes. Neste tipo, a característica principal é a resistência a insulina. Em geral, o diabetes tipo 2 é controlado com dieta e exercícios físicos. No entanto, em alguns casos, medicação oral e até mesmo insulina são necessárias.

PREVENÇÃO – Um dos meios de prevenir o diabetes é praticar exercícios físicos e manutenção do peso, além de estabelecer uma alimentação saudável. Com essas medidas o risco de se tornar diabético é reduzido em 50%. Os testes de taxa de glicose poderão ser realizados em qualquer Unidade de Saúde ou no Programa de Saúde da Família (PSF) e é um direito do usuário do SUS garantido pela Lei nº. 11.347.

SINTOMAS – Sede intensa, fome intensa, perda de peso (mesmo sentindo fome além do habitual), cansaço inexplicável, aumento do volume urinário, cicatrização difícil e infecções na pele, fadiga, dores nas pernas, além de impotência sexual e problemas na visão. Histórico familiar com diabetes faz com que haja mais probabilidades de a pessoa manifestar a doença.


 Fale Conosco!Twitter Facebook LinkEdin Youtube Gtalk: samuelcamel@gmail.com Skype: samuelcamelo     







Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: Ministério da Saúde